sexta-feira, 29 de julho de 2011

Alter do Chão ganha destaque no cenário nacional

Com foto de capa da Revista Folha do Turismo, Edição Especial para o 6° Salão do Turismo, Alter do Chão mais uma vez ganha destaque no cenário nacional. A revista trás em seu conteúdo os principais destinos turísticos do Brasil, entrevista, planta, expositores e programação do Salão do Turismo, bem como um especial sobre o Estado do Pará onde Santarém é destacada pelas praias paradisíacas e encontro das águas que encantam turistas no Polo Tapajós. Confira a reportagem:




Santarém e o espetáculo do encontro das águas

No Polo Tapajós o Pará se revela com o que tem de mais atraente na Amazônia: a flora, a fauna e a história. Em Santarém, município-sede do polo, inúmeras opções de artesanato, passeios, gastronomia regada a peixes típicos, belos e confortáveis hotéis. À frente da cidade, o fascinante encontro das águas esverdeadas do rio Tapajós com as águas escuras do rio Amazonas. Por quilômetros, as águas dos dois rios correm lado a lado, mas nunca se misturam. O fenômeno atrai turistas de todo o mundo, assim como a bela vila de Alter do Chão, maior aqüífero do mundo. O lugar, rota dos grandes cruzeiros marítimos, apaixona seus visitantes pela bela praia de águas doces e esverdeadas e areia branca, às margens do rio Tapajós.
Canoeiros ficam na orla, à espera dos apaixonados pela natureza, para um inesquecível passeio no Lago Verde até a Ilha do Amor, lugares de rara beleza, assim como a comunidade do Maguary. Outra opção é uma trilha pela floresta até a Serra Piroca, de onde a vista panorâmica de Alter-do-Chão é inesquecível. Antes de seguir, vale se deliciar com a “piracaia”, peixe assado na brasa servido em um ritual tipicamente tapajônico. Recomenda-se visitar Santarém o ano todo mas no mês de setembro a natureza é mais generosa, ao revelar toda a exuberância da praia de Alter do Chão. É também quando o Sairé, principal manifestação cultural do lugar, um ritual de ritmos, cores e coreografias indígenas, com destaque para o duelo dos botos Cor-de Rosa e Tucuxi. O Sairé é uma festividade de caráter religioso, introduzindo nas missões religiosas da Amazônia pelos jesuítas, no século 17, mas vem se modernizando a cada ano.

Encontro turístico

Na próxima segunda-feira, 1º de agosto, a secretaria municipal de Turismo (SEMTUR), da prefeitura de Santarém, coordenará uma reunião para tratar sobre a Atualização do Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará. Entre os presentes, estarão no encontro, Conceição Silva (representante da Paratur), Anete Ferreira (representante da Empresa Chias Marketing), entre outros. A reunião será de no auditório do SEBRAE (Rua Floriano Peixoto, 743, Centro), no horário de 18h às 20h.

Divicom|PMS

Prefeitura promove festival de papagaio

Neste final de semana (30 e 31 de julho), a prefeitura de Santarém, por meio da Assessoria de Esporte do Lazer (AEL) da SEMED, promove o 1º Festival de Papagaio para marcar o encerramento das férias e atividades desenvolvidas pelo Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC).
Através do evento, os monitores da AEL repassarão orientações educativas referentes aos cuidados que se deve ter ao empinar o papagaio.
Para os interessados em participar do festival, as inscrições serão realizadas gratuitamente nos próprios locais do evento, sendo:

1. Dia 30 de julho (sábado): Núcleo da PELC da Nova República, no Campo do Marecão, de 8h às 12h, com oficinas, torneio, festival de papagaio, com a escolha do papagaio mais bonito e o que ficará mais tempo no ar;

2. Dia 31 de julho (domingo): Núcleo da PELC do Jardim Santarém, no Campo Iluminado do Parque da Cidade, de 8h às 12horas; e de 9h às 12h, no Núcleo da PELC do São José Operário, no Complexo Gavião.

O objetivo do evento será o de proporcionar às crianças e adolescentes, vivências de lazer e ações educativas para a prática da atividade (empinar papagaio) com segurança.

A premiação oferecida pela Assessoria de Esporte e Lazer será medalhas.

Divicom|PMS

Alunos retornam às aulas


Alunos da rede municipal de ensino retornam na próxima segunda-feira, 01, às salas de aula, conforme o cronograma estabelecido pela prefeitura de Santarém por meio da secretaria municipal de Educação e Desporto (SEMED). Mais de 58 mil estudantes da educação infantil, ensino fundamental, Projovem, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Programa Brasil Alfabetizado, voltarão às escolas municipais. O calendário letivo de 2011 para a zona urbana e rural encerrará no dia 29 de dezembro.
A SEMED informa ainda que no dia 08 de agosto, será iniciado o ano letivo da região de várzea. O calendário escolar é diferenciado devido às mudanças climáticas, sendo adaptado à realidade de cada área. Serão 48 escolas (polos e anexas), com 2.765 alunos, que iniciarão as atividades escolares.
Para a região de várzea, o calendário letivo de 2011 encerrará no dia 30 de abril de 2012.

Divicom|PMS

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Bairros Liberdade e Uruará recebem manutenção de iluminação

As equipes da Divisão de Iluminação Pública (DIP) da prefeitura de Santarém estarão hoje à noite (28), nos bairros Liberdade e Uruará realizando serviços de recuperação das luminárias.
As vias contempladas com a operação no bairro da Liberdade são: Almirante Barroso, Campos Sales, Silvério Sirotheau e Beco Sofia Imbiriba. A previsão é recuperar pelo menos 30 pontos de luz apagados.
No bairro do Uruará, está planejada a recuperação de 28 pontos de luz nas ruas Nações Unidas, Muiraquitã, Beco 06 de Outubro, São João Batista, Rua da Indústria, Nossa Sra. da Conceição e Transmaicá.
A Avenida Mendonça Furtado também terá várias luminárias recuperadas no trecho que compreende da Barjonas de Miranda à Cuiabá.

Sistema Viário - A Avenida Álvaro Adolfo recebe grande operação de manutenção asfáltica. Duas equipes trabalham no trecho que vai da Climério de Mendonça à Curuá-Una.

Terraplenagem - A Alameda 16 e a Rua Uruará estão sendo recuperadas com serviços de raspagem e compactação.

Limpeza - A equipe padrão da Clean continua a limpeza da Avenida Cuiabá no perímetro que vai da Fernando Guilhon até a Avenida Tapajós. A Avenida Gonçalves Dias também recebe uma forte operação de limpeza. Já a roçadeira mecanizada está executando trabalhos no Parque da Cidade

Divicom|PMS

Prefeitura inicia obra de asfaltamento na Silvério Sirotheau


Iniciaram ontem (27), os trabalhos preliminares de pavimentação asfáltica da Rua Silvério Sirotheau, no bairro do Mapiri. A obra está sendo executada por equipes da secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF), do Governo Cidade da Gente. O asfaltamento compreenderá o perímetro entre a Raimundo Fona até o lago do Mapiri, numa extensão de mais de 700 metros. Os trabalhos que estão sendo realizados são de limpeza mecanizada. A próxima etapa será de terraplenagem da via, onde será feito o lançamento de material para sub-base e base, assentamento de meio-fio para drenagem superficial. A última fase da obra será o efetivo asfaltamento.
O asfaltamento desse trecho da Silvério Sirotheau está orçado em aproximadamente R$ 403 mil. Os recursos para a obra são provenientes de um convênio assinado ente a prefeitura de Santarém, por meio da secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF) e o governo do Estado do Pará, através da secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF).
O mesmo convênio entre prefeitura de Santarém e governo do Estado assegura o asfaltamento da Travessa Luís Ozório e Avenida Plácido de Castro.
Antes do início da obra, a prefeita de Santarém, Maria do Carmo e o secretário de Infraestrutura, Inácio Correa, reuniram com os moradores da Silvério Sirotheau e anunciaram o investimento público.

Divicom|PMS

Certificados de cursos de férias serão entregues esta semana

A prefeitura de Santarém, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES), durante o mês de julho, capacitou 14 jovens das Comunidades de Guaraná e Samauma, localizadas à margem da Rodovia Santarém Curuá-Una, km 57.
Os jovens participaram do Curso de Férias de Informática Básica, oferecido pelo Telecentro de Informação e Negócios(TIN), projeto desenvolvido pelo Governo Cidade da Gente.
Na sexta-feira, 29, a coordenação do TIN fará a entrega dos certificados aos alunos participantes. A solenidade será às 10h, no prédio da SEMDES, localizado à Avenida Curuá-Una, próximo à Mendonça Furtado.
Este trabalho prestado junto à comunidade pelo governo municipal é resultado de parcerias firmadas com outros órgãos e instituições, como: o governo do Estado do Pará, por meio da secretaria de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia (SEDECT), secretaria da Fazenda (SEFA), Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (PRODEPA) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Divicom|PMS

quarta-feira, 27 de julho de 2011

CEREST promove palestras de prevenção a acidentes de trabalho

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) realiza nesta quarta-feira (27), a partir das 17h, na sede do Sindicato da Construção Civil, uma série de palestras em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (27 de julho).
“É uma data para destacar a importância da segurança no trabalho e de programas de qualidade de vida, que garantam a saúde do trabalhador das instituições do país”, informou Ronan Liberal Júnior, coordenador do CEREST.
As palestras que serão coordenadas pelo CEREST/Baixo Amazonas vão abordar os seguintes temas: Saúde do Trabalhador, Saúde Ocupacional e Leis Trabalhistas. A programação, que inicia às 17h, prossegue até às 19h.
Esta ação pretende lembrar aos trabalhadores que a prevenção ainda é o melhor meio de prevenir que os acidentes de trabalho ocorram durante o desenvolvimento das atividades laborais.

Divicom|PMS

Capacitação fará parte da campanha de prevenção a hepatites

A Campanha de Prevenção e Diagnóstico de Hepatites Virais B e C, que começou na última segunda-feira, 25, prossegue nesta 4ª feira (27) com uma capacitação em Saúde para profissionais das Estratégias Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, a partir das 08h30.
Em parceria com o Centro de Referência do SIDAdão, a Unidade de Ensino e Assistência do Baixo Amazonas – UEASBA/antiga UBAM está realizando testes rápidos HIV/Hepatites e disponibilizando a vacina contra a Hepatite das 08h às 16h.
A programação termina 5ª feira, dia 28, com a realização de 03 blitzes educativas em pontos estratégicos da cidade, a partir das 08h30. Equipes de saúde estarão no cruzamento da Barão do Rio Branco com a Marechal Rondon (em frente ao CTA/SAE), no bairro Santa Clara; na Jasmim com Frei Vicente, no Aeroporto Velho; e em frente ao Centro de Saúde do Jaderlândia, no bairro Jaderlândia.
Nesse mesmo dia, no Parque da Cidade, através de parceria entre o CTA/SAE e UEASB, testes rápidos de HIV/Hepatites serão colocados à disposição da população, que também poderá receber doses da vacina contra a hepatite. No Parque da Cidade, o atendimento será feito das 08h às 16h.

Divicom|PMS

Praça das flores continua em construção

Os trabalhos de construção da Praça das Flores, o mais novo espaço que servirá para a prática de esporte e lazer, estão adiantados. Ontem (26), os serviços foram de concretagem da área de estacionamento e aterro nos espaços onde será construída a calçada, além de assentamento de meio-fio.
A praça terá 5.400 metros quadrados de área construída com estrutura de canteiros para jardim, áreas com grama, iluminação com poste de luminárias de pétalas, piso em ladrilho, calçada com 4 metros de largura - semelhante à do Parque da Cidade - para que os usuários possam também utilizar o espaço para caminhada.
O grande diferencial da Praça das Flores será a construção de outra academia pública também equipada, mas com uma cabine de massagem, ou seja, o local vai oferecer um espaço completo para a prática de variados tipos de atividades físicas.
Os recursos aplicados na obra são oriundos do Tesouro Municipal.

Asfaltamento – No bairro do Laguinho, as obras de asfaltamento da Travessa Luís Ozório avançam com a conclusão dos serviços de assentamento de meio-fio. O próximo passo será a efetiva pavimentação asfáltica. Na Avenida Presidente Vargas, o recapeamento já foi concluído, mas as obras prosseguem com recuperação de calçadas e meio-fio. Já na Turiano Meira, continuam em execução os trabalhos de recuperação de bordos da via.

Divicom|PMS

Definida a programação da semana de aleitamento materno

A secretaria municipal de Saúde (SEMSA), através do Banco de Leite Humano do Hospital Municipal de Santarém (HMS), vai desenvolver uma série de atividades, no período de 02 a 05 de agosto, para comemorar a Semana Mundial de Aleitamento Materno.
Em 2011, a Associação Mundial de Aleitamento Materno lançou o tema da campanha acompanhando o mundo moderno, visando mobilizar todas as gerações, através da comunicação: “Comunique-se! AMAMENTAÇÃO: uma experiência 3D”.
Neste ano, o tema visa desenvolver a comunicação entre os diversos setores como parte marcante da promoção e apoio ao aleitamento materno.
A Associação Mundial de Aleitamento Materno justifica a escolha do tema informando que “vivemos na era da comunicação quando podemos nos conectar instantaneamente, em qualquer momento, de qualquer lugar do mundo. Novas formas de comunicação se desenvolvem a cada dia e devemos utilizar esses canais para ampliar nossos horizontes e aproveitar para oferecer mais mensagens sobre o aleitamento materno. Usando tanto as formas tradicionais como as novas, podemos conseguir que a informação flua mais além de nossas fronteiras mais próximas e ative o diálogo, transformando as palavras em ações. Esse novo conceito desenvolve a comunicação entre as gerações, entre setores, entre gêneros e culturas e permite que nossa mensagem alcance a milhões de pessoas. Essa é a “arma” desse ano para o aleitamento materno: INFORMAÇÃO”.

Programação:

Dia 02/08 | 3ª feira | 08h30

Local: Banco de Leite Humano do HMS

Atividades: Pronunciamento das autoridades, apresentação de peça teatral e de paródias, depoimentos de doadoras de leite, exposição de fotos, apresentação musicais e escolha do “Bebê Banco de Leite”.

Dia 03/08 | 4ª feira | 08h30

Atividades no Centro de Saúde de Jaderlândia

Dia 04/08 | 5ª feira | 08h30

Atividades no Centro de Saúde do Diamantino

Dia 05/08 | 6ª feira | 08h30

Encerramento no Centro de Saúde do Mararu

Em Santarém, o Banco de Leite Humano está localizado à avenida Barão do Rio Branco, S/N, entre as avenidas Marechal Rondon e Presidente Vargas, bairro Santa Clara. Funciona de segunda à sexta-feira, das 07h às 16h.



Divicom|PMS

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Obras de esgotamento do PAC são executadas no Mapiri


As obras de esgotamento sanitário do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no bairro do Mapiri são realizadas através da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Na última sexta-feira (22), foi iniciada a concretagem da laje de fundo da unidade do Reator Ubox.
Além desse serviço, nas outras unidades, estão em fase de levantamento da estrutura em alvenaria das paredes em blocos aparente, as Salas de Sopradores e as Salas de Centrífugas. Ainda na unidade do Reator Ubox, estão sendo executadas as armaduras em ferro das paredes.
De acordo com o engenheiro João Santos, responsável técnico pelas obras de esgotamento do PAC, no próximo mês (agosto), devem ser iniciados os serviços de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que funcionará no bairro do Uruará.
As obras de Esgotamento Sanitário irão atender aos bairros do Mapiri, Caranazal, Liberdade e Uruará. As ETE’S servirão para tratar o esgoto que sai das residências dos moradores contemplados com as obras do PAC.
Ainda com relação ao PAC, na parte de urbanização, os serviços prosseguem com a regularização e compactação de aterros na orla do Mapiri, nas áreas onde serão construídas as unidades habitacionais. No bairro do Uruará, será iniciado o assentamento de meio-fio e construção de calçadas nas áreas onde já estão situadas as unidades habitacionais.

Asfaltamento – Prosseguem os serviços de asfaltamento da Avenida Plácido de Castro, no bairro de Aparecida, através dos trabalhos de terraplenagem, com o lançamento e compactação da base, que antecedem a imprimação e o efetivo asfaltamento. Os serviços estão concentrados no perímetro entre Silva Jardim e Sete de Setembro. A via receberá assentamento de meio-fio. A obra está orçada em um pouco mais de R$ 133 mil e faz parte de um convênio entre a prefeitura de Santarém, via secretaria de Infraestrutura (SEMINF) e o governo do Estado do Pará, por meio da secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF). Pelo mesmo convênio, a Rua Luiz Ozório, no bairro do Laguinho, será contemplada com asfaltamento.

Dom Frederico – Equipes de Terraplenagem e Tapa-buracos realizam serviços na Avenida Dom Frederico Costa. Enquanto uma equipe atua na recuperação do trecho que vai da Avenida Moaçara à São Nicolau com aterramento das erosões, o grupo de trabalho da operação tapa-buracos faz manutenção no perímetro que vai da praça Júlia Passarinho até a Avenida Álvaro Adolfo.

Limpeza - A canaleta da Avenida Gonçalves Dias passa por uma forte operação de limpeza. Enquanto isso, o grupo Padrão da Clean finaliza a limpeza da Cuiabá, no perímetro que compreende às Avenidas 24 de Outubro e Tapajós.

Iluminação - As avenidas Cuiabá e Mendonça Furtado continuam recebendo as equipes da Divisão de Iluminação Pública (DIP), da prefeitura de Santarém, onde estão sendo feitas as recuperações das luminárias nos postes. Além disso, os bairros do Diamantino e Maracanã são atendidos com a recuperação de várias luminárias. A previsão é que 50 pontos sejam recuperados.

Divicom|PMS

Pré-conferências de saúde acontecem no Lago Grande

Equipes do Conselho Municipal de Saúde de Santarém (CMSS) estiveram neste fim de semana, na região do Lago Grande do Curuai realizando pré- conferências. Os encontros fazem parte dos preparativos para a XI Conferência Municipal de Saúde, que acontece no período de 09 a 11 de novembro no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
No Lago Grande, as pré-conferências foram realizadas em três comunidades polos, a partir das 08h do último sábado, 23.
Na comunidade do Curuai devem participar moradores do Torrão do Papa Terra, Cativo, Caraubal, Diamantino, Maranhão, Maranhãozinho, Patauá, Patauazal, Chibuí, Boa Fé, Centro da Serra, Rabo da Serra, Água Fria de Cima, Paissandu, Bom Futuro, Inanu, Igarapé Açu e Boa Vista.
Para a pré-conferência que será realizada na comunidade de Piraquara são esperados moradores de Novo Paraíso, Traíra I, Nova Esperança, Soledade, Terra Preta dos Vianas, Castanhalzinho, Bom Jardim, Santana, Pindorama, Sete Estrelas, Babaçu, São Francisco, Cabeceira do Marcos e Cabeceira do Ouro.
A comunidade de Vila Socorro também sediará uma das pré-conferências. Para lá, foram convocados moradores de Bom Jesus, Aparecida, Santana, Cururu de Baixo, Pedreira, Araci, Itacumini, Cutireça, Pere Salvação, Pere Paraíso, Pere Boa Vista, Santa Helena, Jacaré, Jacarezinho, Cabeceira do Urari, Urari, Ajamuri, São José, Vila Nova Uruari, São Pedro, São Jorge, Tabatinga, Murui, Bacabal, Água Fria de Baixo, Tracoá, Cruzador, Babaçu e Lírio dos Vales.
Nas pré-conferências os participantes vão discutir e levantar propostas que serão apresentadas na XI Conferência Municipal de Saúde.

Divicom|PMS

Prefeitura abre inscrições para cursos

Por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES), a prefeitura de Santarém abre nesta segunda-feira as inscrições para os Cursos de Informática Básica, Caixa Informatizado, Departamento Pessoal e Informática Básica para Melhor Idade.
Os cursos serão disponibilizados pelo Telecentro de Informação e Negócios (TIN), que funciona no prédio da SEMDES, situado à Avenida Curuá-Una, 42 – Santa Clara. As inscrições vão até o sexta-feira,29.
No total, serão ofertadas 84 vagas. As aulas serão nos turnos da manhã e tarde, com início no dia 1º de agosto até o dia 07 de outubro.
O Telecentro de Informação e Negócios – TIN surgiu através de um Convênio firmado entre a prefeitura de Santarém (secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES) e o governo do Estado do Pará (secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia – SEDECT). É um espaço público e gratuito de utilização de computadores conectados à internet, voltado para a oferta de cursos e treinamentos, presenciais e à distância, informações e diversos serviços, destinado a atender os segmentos empreendedores e a comunidade local.
As inscrições para os cursos podem ser feitas no horário de 08h às 14h na SEMDES.

Divicom|PMS

Campanha de prevenção e diagnóstico de hepatites inicia hoje

Uma extensa programação será desenvolvida em Santarém, no período de 25 a 28 de julho, para marcar a Campanha de Prevenção e Diagnóstico das Hepatites Virais B e C. As atividades serão coordenadas pela secretaria municipal de Saúde (SEMSA), através do Centro de Referência do SiDAdão CTA/SAE.
As atividades iniciam nesta segunda-feira às 08h30, com um encontro com Profissionais de salões de beleza, manicure, pedicure e profissionais de estúdio de tatuagem, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, na Alameda 27, bairro do Aeroporto Velho. Na oportunidade, a enfermeira especialista em infectologia, Caroline do Amaral Diniz, vai repassar a esses profissionais informações necessárias a fim de evitar o surgimento de casos de hepatite.
Amanhã, dia 26, as atividades serão realizadas no Centro de Saúde de Alter do Chão, a partir das 08h30. Lá, profissionais do Centro de Referência do SIDAdão CTA/SAE vão oferecer testes de HIV e Hepatites Virais. Esta ação marcará o início da descentralização dos serviços oferecidos pelo CTA/SAE que a partir desta data, serão colocados à disposição dos moradores no Centro de Saúde de Alter do Chão. Dessa forma, a SEMSA pretende colocar mais perto do usuário, serviços que hoje são oferecidos no Centro de Referência do SIDAdão.
Na quarta-feira, dia 27, será realizada uma capacitação em Saúde para profissionais das Estratégias Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais a partir das 08h30.
Encerrando a programação no dia 28 quinta-feira, a coordenação das atividades vai realizar 03 blitzes educativas em pontos estratégicos da cidade, a partir das 08h30. Equipes de saúde estarão no cruzamento da Barão do Rio Branco com a Marechal Rondon (em frente ao CTA/SAE), no bairro Santa Clara; na Jasmim com Frei Vicente, no Aeroporto Velho; e em frente ao Centro de Saúde do Jaderlândia, no bairro Jaderlândia.

Divicom|PMS

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Lideranças se unem pelo "Sim" ao Tapajós e Carajás


Ainda está sendo realizado no plenário da Câmara Municipal de Santarém, um Ato Público com a participação de populares e lideranças políticas das regiões sul e oeste do Pará, com o objetivo de demonstrar parceira e força no processo de criação dos estados de Tapajós e Carajás.
Após o Ato Público, as lideranças seguirão para a sede do Instituto Cidadão Pro-Estado do Tapajós (ICPET), que será inaugurado hoje e funcionará à Avenida Mendonça Furtado, 2538, bairro de Fátima, entre Assis de Vasconcelos e 2 de Junho.
Representando a prefeitura de Santarém no evento, estão os secretários municipais Everaldo Martins Filho (Planejamento), Inácio Correa (Infraestrutura) e Juca Pimentel (chefe de gabinete da Prefeita Maria do Carmo).
O publicitário Duda Mendonça, como membro integrante da caravana de Carajás, também participa da programação.

Divicom|PMS

Recapeamento da Presidente Vargas está em fase de conclusão


As obras de recapeamento da Avenida Presidente Vargas, no perímetro entre a Barjonas de Miranda à Curuá-Una, estão em fase de conclusão. Os trabalhos são realizados com recursos provenientes de um convênio firmado entre a prefeitura de Santarém, por meio da secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF), e governo do Estado do Pará, através da secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF).
Nesta quinta-feira (21), a obra de recapeamento está concentrada no último trecho da via, entre a e Curuá-Una.
Ainda fazendo parte do setor do asfalto, duas equipes da SEMINF estão na Avenida Gonçalves Dias, no trecho que vai da Elinaldo Barbosa à Curuá-Una.

Asfaltamento - O trecho da Avenida Plácido de Castro, entre Sérgio Henn e Sete de Setembro, está sendo preparado para o asfaltamento. Cerca de 250 metros serão pavimentados. Os serviços preliminares já estão sendo executados através de levantamento topográfico e de limpeza mecanizada, sendo que hoje (21), já iniciou o serviço de terraplenagem. A obra está sendo realizada a partir de um convênio entre a prefeitura de Santarém e o governo do Estado.

Limpeza - O grupo de trabalho da Clean realiza uma grande operação de limpeza na Avenida Cuiabá, no perímetro da Fernando Guilhon à Tapajós.

Terraplenagem – Nesta quinta-feira, a equipe de terraplenagem da prefeitura está recuperando a linha de ônibus do bairro Jardim Santarém, em confluência com o bairro Esperança. A Avenida Dom Frederico Costa também recebe serviços de recuperação.

Iluminação - O bairro Santana vai ficar mais iluminado. Os serviços de recuperação das luminárias se estendem pelas ruas Tocantins, São Paulo, Gonçalves Dias, Antônio Simões e Pedro Gentil . Estão previstos para serem reparados, 25 pontos de luz. As vias Borges Leal, entre Professor Carvalho e Cuiabá e, Presidente Vargas, entre o início do bairro Mapiri à Cuiabá também terão luminárias recuperadas.

Divicom|PMS

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Prefeitura investe em infraestrutura urbana

O sistema viário vem recebendo atenção especial da secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF), através dos serviços de recapeamento, asfaltamento, terraplenagem, operação tapa-buracos, limpeza urbana e construção de praça.
Na Travessa Turiano Meira, por exemplo, a obra de recapeamento segue em ritmo acelerado através da recuperação das laterais da pista, com remoção de materiais deteriorados para recomposição da base. Posteriormente, haverá a colocação de aterro.
Já na Presidente Vargas, a obra está em fase final. Os serviços estão sendo executados através do lançamento do asfalto no perímetro entre a Travessa Dom Amando e Curuá-Una.
Os trabalhos também avançam na construção da Praça das Flores com a construção de calçamento e da área de estacionamento, colocação de meio-fio em concreto e locação geral dos espaços internos.

Ruas do Laguinho - O Beco Luis Osório e a Travessa Santa Cruz, no bairro do Laguinho, continuam em obra através do lançamento de material de base , que antecedem aos serviços de regularização e imprimação. Hoje (20), iniciou o assentamento de meio-fio.

Iluminação – Nesta quarta-feira, (20) , os trabalhos da Divisão de Iluminação Pública (DIP) da prefeitura de Santarém beneficiam o bairro São José Operário, com recuperação de pontos de luz apagados nas vias Tucumã, São Vicente, Dom Frederico, Palhão e Tupaiulândia. Está prevista a manutenção em pelo menos 25 pontos.

As Avenidas Borges Leal (entre Silvino Pinto e Magalhães Barata) e Magalhães Barata (entre Plácido de Castro e Mendonça Furtado), também continuam a receber luminárias novas.

Divicom|PMS

Prefeitura disponibiliza ajuda financeira ao São Francisco


Através da secretaria municipal de Planejamento e Coordenação Geral (SEMPLAN), a prefeitura de Santarém repassou na tarde de hoje (19), a primeira parcela de um total de R$ 70 mil ao São Francisco Futebol Clube, como forma de apoio e incremento às práticas desportivas, considerando que a agremiação esportiva tem mais de 80 anos de existência.
O repasse do cheque no valor de R$ 20 mil foi feito pelo prefeito em exercício de Santarém, José Antonio Alves Rocha, ao presidente do São Francisco, Edimar Ribeiro, que estava acompanhado no ato, dos demais diretores. “Esse dinheiro representa uma grande ajuda, haja vista que o São Francisco vem caminhando com muita dificuldade, principalmente nesse aspecto financeiro. Para nós, celebrar um convênio como esse, significa aliviar uma carga muito grande e com certeza, vai possibilitar o início das obras do tão sonhado Centro de Treinamento, que será o nosso ponto de referência. Eu acredito que será um passo muito importante, não só para a torcida azulina, mas também para o futebol santareno”, definiu Edimar.
De acordo com o convênio celebrado, a prefeitura de Santarém irá repassar ainda ao São Francisco, outras cinco parcelas mensais (de agosto a dezembro de 2011), no valor de R$ 10 mil cada. Em contrapartida, a agremiação atenderá a comunidade com projetos sociais. “Esse dinheiro será aplicado pelo Clube, nas despesas diversas que serão empreendidas para a manutenção das práticas esportivas destinadas ao esporte amador, bem como na adequação, ampliação e estruturação do seu Centro de Treinamento. Há um compromisso da diretoria de que, nossos alunos da rede municipal de ensino e das comunidades do entorno do Centro também serão beneficiados com práticas esportivas pelo Clube”, explicou José Antonio Rocha.
Juca Pimentel (secretário municipal de Governo), Rita Peloso (Assessora de Esporte e Lazer) e Manoel Batista Vieira (representante da SEMPLAN), também participaram da entrega do recurso.

Divicom|PMS

terça-feira, 19 de julho de 2011

Estudantes participam da 1ª Mostra Jovem de Produções

Na tarde do último sábado, 16, foi realizada na Casa da Cultura, a 1ª Mostra de Produções do Projovem Urbano, promovida pela prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com o objetivo de proporcionar aos alunos um espaço de integração, troca de experiência, principalmente, de expressão e criatividade.
Durante a programação, os alunos explanaram os trabalhos desenvolvidos nos polos, além de participarem de apresentações culturais e gincana. Ex-alunos também deram depoimentos relatando as mudanças a partir do Projovem Urbano. “Eu sou livre. Nasci de novo. O Projovem me libertou de todas as prisões do meu lar. Conhecia um mundo escuro e que ficou claro nas aulas do Projovem. Quero me manter assim o resto da vida”, enfatizou Gracilene Soares, ex-aluna do núcleo Maria Amália.
Segundo a coordenadora, Elzanira Valentim, a Mostra de Produção contou com a Participação dos 390 alunos das seis escolas onde funcionam os núcleos do Programa nos bairros da área urbana: EMEF Aderbal Tapajós, EMEF Eilah Gentil, EMEF União Libertadora, EMEF Sérgio Henn, EMEF Brigadeiro Eduardo Gomes e EMEF Everaldo de Souza Martins.
O ProJovem Urbano é um programa do governo Federal, executado em parceira com a prefeitura de Santarém, com a duração de 18 meses, oferecendo aos jovens de 18 a 29 anos, formação do ensino fundamental, cursos de iniciação profissional, aulas de informática e auxílio de R$ 100 por mês.

Divicom|PMS

Serviço de iluminação pública atende bairro Caranazal

As equipes da Divisão de Iluminação Pública (DIP) da prefeitura de Santarém atenderão o bairro do Caranazal visando recuperar luminárias e realizar serviços de manutenção em postes. Estão previstos reparos em pelo menos 25 pontos.
A Avenida Borges Leal também passará pela operação do setor. Os trabalhos iniciam na Avenida Tupinambás, no Santíssimo.
Sobre os serviços de limpeza, as vias Curuá-Una, entre Moaçara e São João; Irurá com Magalhães Barata; e Cuiabá, entre Fernando Guilhon até a Avenida Tapajós, têm o asfalto e as imediações limpas, com desobstrução de lixo e entulhos.
Já as equipes de asfalto da secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF) estão atuando nas Avenidas José Agostinho, entre Dom Frederico e Elinaldo Barbosa, e Gonçalves dias.
As ações de terraplanagem continuam no Beco Santa Cruz, no Laguinho, que nos próximos dias, receberá asfaltamento, no cruzamento com Luís Osório.

Divicom|PMS

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Projeto Verão na Vila

Durante este mês de julho em Alter do Chão, por ocasião do período das férias, a prefeitura de Santarém, por meio da secretaria municipal de Turismo (SEMTUR) programou mais opções – de lazer e cultural – para o público que visita a vila balneária de Alter do Chão. Através do Projeto Verão na Vila, músicas do estilo sertanejo, pagode, forró, MPB e Pop Rock serão tocadas por bandas de música e som acústico.
Pela agenda da SEMTUR, no sábado,(16) e domingo,(17) o segundo final de semana a receber as atrações, foram marcados por apresentações em frente ao restaurante D'itália. Nos sábados e domingos próximos (23, 24, 30 e 31 de julho), também haverá programações.

Divicom|PMS

Evento Nacional de Turismo tem representação de Santarém

Desde o dia 13, está acontecendo em Anhembi – São Paulo, o 6° Salão do Turismo, evento promovido pelo governo Federal por meio do ministério do Turismo, com o objetivo de apresentar o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios.
Até o último domingo, 17, os visitantes puderam conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos, além de apreciar ou mesmo comprar artesanato, produtos da agricultura familiar e gastronomia típica, bem como assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do país, a debates e palestras, e conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.
O Polo Tapajós está sendo representado no evento pelo secretário de Turismo de Santarém, Arildo Nogueira Carvalho, e por Áureo Roffé, coordenador geral do Setor de Projetos da SEMTUR. Como material de divulgação, foram levados: guia de bolso, mapa do turismo, cartões postais, imã de geladeira na forma de mini cuias pintadas, DVD institucional do Polo Tapajós dos municípios de Prainha, Santarém, Aveiro e Belterra, entre outros.

Divicom|PMS

Colônia de Férias encerra com ações nos polos da cidade


A secretaria municipal de Educação e Desporto (SEMED), por meio da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da prefeitura de Santarém, realizou hoje a programação de encerramento da VI Colônia de Férias da Cidade da Gente, destacando a temática: "Santarém 350 anos: Eu vivo, eu brinco e faço parte desta história".
O polo Everaldo de Sousa Martins, instalado na EMEF Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro do Aeroporto Velho, proporcionou ações de saúde às crianças e adolescentes participantes do evento. A secretaria municipal de Saúde (SEMSA), disponibilizou consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, vacinação, farmácia básica e expedição do cartão SUS. À noite, os alunos participantes realizam uma noite cultural, a partir das 18h.
Nos polos Wilson Fonseca, na EMEF São Francisco de Assis; Dica Frazão, na EMEF Maria de Lourdes; e Isauro Farias, na EMEF Maria Amália, foram realizadas atividades culturais, torneio de papagaios, gincanas, apresentações de grupos de danças e da Camerata Wilson Fonseca.
No polo Romana Leal, que funcionou na EMEF Irmã Leodgard, no bairro Uruará, houve a participação da Banda Marcial Almirante Soares Dutra e apresentação de Boi. Já no polo Laurimar Leal, na EMEF Eilah Gentil, os alunos fizeram apresentações de taekwondo e capoeira.
A Colônia de Férias 2011 contou com a participação de 3 mil estudantes e 400 profissionais que atuaram como monitores nas diversas modalidades realizadas.

Divicom|PMS

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pré-conferências continuam neste fim de semana

As pré-conferências de saúde, promovidas pelo Conselho Municipal de Saúde de Santarém, terão prosseguimento a partir das 18h de hoje (14), com reuniões realizadas nas grandes áreas da Prainha e do Santarenzinho.
No sábado (16), moradores das regiões de Suruacá (Médio Tapajós) e Vista Alegre do Capixauã (Baixo Tapajós), receberão a equipe responsável pelas pré-conferências para discutir e apresentar propostas que devem levadas em novembro, para a XI Conferência Municipal de Saúde de Santarém.
As pré-conferências marcadas para domingo (17) nas regiões do Arapixuna e Guajará foram transferidas, a pedido dos moradores, para o dia 07 de agosto.

Divicom|PMS

Prefeitura retoma obras na Turiano Meira

A Travessa Turiano Meira está sendo preparada receber o lançamento do novo asfalto. As atividades estão concentradas entre as Avenidas Tropical e Brasília.
A empresa SANENG, vencedora do processo licitatório promovido pela prefeitura de Santarém, é a responsável pela obra.
Desde ontem (13), estão sendo executados na Turiano Meira, trabalhos de recuperação das margens da pista com terraplenagem e regularização asfáltica; raspagem do asfalto antigo e limpeza da via.
A Travessa Turiano Meira será recapeada em mais de três mil metros, entre as Avenidas Muiraquitã e Rui Barbosa. Os recursos para a obra são provenientes de um convênio assinado entre a prefeitura de Santarém, via secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF) e o governo Federal, através do ministério das Cidades.

Iluminação Pública - A Divisão de Iluminação Pública (DIP) da prefeitura de Santarém realiza serviços em vias estratégicas da cidade. A Avenida Magalhães Barata, por exemplo, recebe uma grande operação no percurso que vai da João XXIII à Presidente Vargas. Outras vias, de importante acesso, que passam por reestruturação na iluminação são a Avenida Cuiabá, entre a Tapajós e a Fernando Guilhon, e Borges Leal, no trecho que vai da Vila Arigó à Avenida Barão do Rio Branco.

Praça das Flores – As obras de construção da mais nova praça pública de Santarém continuam. Nesta quinta-feira (14), estão sendo feitos o meio-fio da praça (pela Rua 15 de Agosto) e o alinhamento da calçada que vai passar pela Afonso Pena.

Limpeza - As equipes do setor de limpeza da secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF), fazem serviços na Avenida Paulo Maranhão e Gonçalves Dias, desobstruindo lixo e entulho das vias. A Avenida Curuá-Una também recebe uma operação de limpeza. A equipe padrão da Clean realiza serviços na Avenida Rui Barbosa.

Terraplanagem - Continuam os trabalhos de terraplanagem no bairro Maicá, onde as vias Ubirajara Bentes, Dom Frederico, 19 de Março, Maria Antonieta, São Cristóvão e Antenor Batista recebem serviços de recuperação.
Além do bairro Maicá, a estrada do Saúbal recebe esse serviço. Na Rua Santa Cruz, uma equipe também faz terraplanagem, antecedendo o efetivo asfaltamento.

Obras - A equipe de obras da prefeitura de Santarém está na Rua Frei Vicente com a Quixadá, no bairro Interventoria, realizando alguns reparos naquele perímetro. E a praça do Maicá está sendo restaurada através de uma operação de recuperação por parte de uma equipe de pintura.

Divicom|PMS

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Alunos participam da última semana da colônia de férias

A 6ª Colônia de Férias da prefeitura de Santarém continua com suas atividades de lazer. Crianças e adolescentes participantes do polo que homenageia o maestro Wilson Fonseca, sediado na EMEF São Francisco, no bairro da Floresta, fizeram uma visita na tarde hoje (13) ao SEST/SENAT na Avenida Cuiabá. A ação localizada proporcionou às crianças a participação de atividades esportivas de pinobol, ping pong, futsal, handebol e basquetebol.
O público do polo que homenageia o artesão Isauro Farias, sediado na EMEF Maria Amália, no bairro do Mapiri, fez visitas hoje às instalações do Parque da Cidade. Crianças de 06 a 08 anos foram envolvidas em uma programação lúdica, incluindo contação de histórias e dinâmicas ambientais.

Encerramento – A edição 2011 da Colônia de Férias encerra na próxima sexta-feira, 15, com programações culturais e gincanas nos 6 polos, pela manhã e noite. O polo itinerante que funcionava no Campus da UEPA, encerrou hoje suas atividades.

Divicom|PMS

Projovem Urbano realiza 1ª mostra em Santarém

No sábado, 16, a secretaria municipal de Educação e Desporto (SEMED) realiza a 1ª Mostra Jovem de Produções dos Alunos do Projovem Urbano, com o objetivo de expor à comunidade santarena, os trabalhos desenvolvidos nos polos do município.
Será das 14h às 19h na Casa de Cultura, com a participação das seis escolas que são núcleos dos bairros da área urbana: EMEF Aderbal Tapajós, EMEF Eilah Gentil, EMEF União Libertadora, EMEF Sérgio Henn, EMEF Brigadeiro Eduardo Gomes e EMEF Everaldo de Souza Martins.
A programação vai envolver 390 alunos que participarão de uma Gincana Cultural, como forma de testar os conhecimentos discutidos nas disciplinas específicas do programa federal, que em Santarém é desenvolvido pela prefeitura municipal.
O ProJovem Urbano tem duração de 18 meses e oferece a jovens de 18 a 29 anos, formação do ensino fundamental, cursos de iniciação profissional, aulas de informática e auxílio na quantia de R$ 100 por mês.
O programa já proporcionou a re-inserção de milhares de jovens no processo de escolarização e a inclusão profissional deles e, sem dúvida esse é um dos melhores programas sociais já criados pelo governo federal.

Divicom|PMS

Equipes da Seminf fazem manutenção de iluminação pública

O bairro Prainha está recebendo uma das equipes de Iluminação Pública da secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF) para executar serviços de manutenção. Pelo menos em 25 pontos de luz serão corrigidos em várias ruas do bairro.
A prioridade na execução dos serviços será para os pontos que estão posicionados em frente às escolas e postos de saúde, e em pontos que foram solicitados via telefone, através do número 3523–2726.
Outra equipe está na Avenida Sérgio Henn fazendo a manutenção da Iluminação Pública em toda a extensão da via. Na última segunda-feira, (11), foram recuperados 12 pontos e ontem, 12, mais de 26 pontos foram iluminados. Posteriormente, as equipes seguem para a Rodovia Santarém-Cuiabá para executar a recuperação de 15 pontos de luz.

Divicom|PMS

Governo municipal capacita jovens da zona rural

A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES), da prefeitura de Santarém, durante o mês de julho, está capacitando 14 jovens das comunidades de Guaraná e Samaúma, localizadas às margens da Rodovia Santarém Curuá-Una, km 57. A capacitação acontece através do Curso de Férias de Informática Básica, oferecido pelo Telecentro de Informação e Negócios (TIN).
O curso iniciou no último dia 04 e se estende até dia 29 de julho. Será realizado de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h, e terá carga horária de 60 horas/aula. Os conteúdos abordados na capacitação são: editor de textos, planilhas eletrônicas, apresentações e internet.
A secretária da SEMDES, Edna Reis, relata que é impressionante ver a disposição dos alunos, vindo todos os dias para participar do curso. Ela afirma que o governo municipal entende que ações como essas garantem maior valorização da população do campo, pois oferece meios para deixa-los bem mais preparados.
O Coordenador do Telecentro de Informação e Negócios (TIN), Carlos André, lembra ainda que, todos os dias (segunda a sexta-feira), mesmo durante o mês de julho, o acesso livre à internet está disponível a toda comunidade santarena no Telecentro, no horário de 11h às 14h.
O TIN é um espaço público e gratuito de utilização de computadores conectados à internet, voltado para a oferta de cursos e treinamentos, presenciais e à distância, informações e diversos serviços. É destinado a atender os segmentos empreendedores e a comunidade local.

Divicom|PMS

Obras de infraestrutura prosseguem em Santarém

Através da secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF), a prefeitura de Santarém continua a executar obras de asfaltamento e recapeamento no sistema viário da cidade e também, na construção de novos espaços para o lazer e o esporte. “São obras que trazem desenvolvimento e melhor qualidade de vida para a população santarena”, explica Inácio Correa, responsável pela pasta de Infraestrutura.
Entre os serviços, prosseguem as obras de recapeamento asfáltico da Avenida Presidente Vargas, que começou pela Travessa Barjonas de Miranda e vai atingir a Rodovia Santarém Curuá-Una. Nesta terça-feira (12), os trabalhos avançaram para a fase final, com o lançamento de asfalto no perímetro entre a Avenida Barão do Rio Branco e a Travessa Dom Amando, e posteriormente, até a Rodovia Santarém-Curuá-Una.
No bairro do Laguinho, o Beco Luís Ozório e a Travessa Santa Cruz continuam sendo preparadas para receber asfaltamento. Nas duas vias, estão sendo feitos serviços de terraplenagem e de drenagem superficial e obras complementares. Os recursos para estas obras são provenientes de um convênio firmado entre a prefeitura de Santarém e o governo do Estado do Pará.
O Governo Cidade da Gente também investe na construção de logradouros públicos que promovem o lazer, o esporte e o entretenimento. A mais nova praça que está sendo construída no triângulo situado no cruzamento da Avenida Barão do Rio Branco com a Afonso Pena será denominada praça das Flores. O nome foi escolhido em reunião entre a prefeita Maria do Carmo e os moradores do bairro Santa Clara no mês de junho. Os serviços de construção da praça estão em fase de limpeza e aterramento do solo. Posteriormente, serão iniciadas a construção das calçadas e da área de estacionamento.

Divicom|PMS

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Crianças interpretam canções de Chico Buarque


As canções de um dos artistas que marcou época na Música Popular Brasileira, Chico Buarque de Holanda, foram interpretadas no último sábado, 09, na Casa de Cultura, por crianças da rede municipal de ensino e artistas locais.
Denominado “Cantando Chico”, e desenvolvido pela prefeitura de Santarém por meio do Projeto Arte na Escola da Gente, da secretaria municipal de Educação e Desporto (SEMED), o espetáculo retratou a mais pura concepção da cultura brasileira, mostrando através das crianças que participam do Projeto, o cotidiano, juntamente com toda luta e simplicidade do povo.
A titular da SEMED, Lucineide Pinheiro, relata que o Projeto Arte na Escola da Gente já atendeu mais de 30.000 alunos com diversas atividades. “Considerando que a prática das artes é uma forma de expressar sentimentos, combinando som, ritmo, corpo, criatividade e movimento, o projeto, desde 2005, visa promover a cultura da paz em suas diversas dimensões, integrando a educação a várias modalidades, como música, dança, teatro, artes plásticas, favorecendo a educação integral no município”, enfatizou.
Ainda, segundo Lucineide, o espetáculo Cantando Chico foi uma forma de mostrar a importância do trabalho artístico nas escolas. Durante o show, os alunos Isla da Silva, Edivaldo Matos, Marcos Abraão, Luana Sousa e Évelyn Sabrina, acompanhados dos artistas Sebastião Imbiriba, Patrícia Lima, Nato Aguiar, Everaldo Martins e Cristina Caetano, emocionaram o público com as letras do cantor e compositor Chico Buarque. “Eu fico feliz porque através do Projeto, me aperfeiçoei e agora posso cantar do jeito que eu sempre sonhei”, afirmou a aluna Évelyn Sabrina.
No momento do espetáculo, a professora Leilza Ferreira cantou e expressou toda a felicidade em assistir o Cantando Chico. “Eu sempre fui fã de Chico Buarque, e quando ouvi as canções eu relembrei a minha infância. O teatro e a música deste show vão ficar guardados na minha mente”, contou a educadora.

Divicom|PMS

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Colônia de Férias

Prossegue na próxima semana, a Colônia de Férias desenvolvida pela prefeitura de Santarém, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da secretaria municipal de Educação (SEMED). As atividades da Colônia iniciam às 8h, e estão sendo realizadas em seis pólos localizados nos bairros Nova República, Uruará, Santarenzinho, São José Operário, Mapiri e Esperança.

Divicom|PMS

Festival do Maracujá

Uma equipe da SEMSA composta por Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Motorista será enviada à comunidade de Boa Fé (Santarém-Cuiabá) neste fim de semana. Lá, vai acontecer o Festival do Maracujá. Um carro de apoio será disponibilizado pela SEMSA para atender às ocorrências.

Divicom|PMS

Saúde no Festival Borari

A secretaria municipal de Saúde (SEMSA) vai reforçar o atendimento na Unidade de Saúde 24h de Alter do Chão a partir de hoje, 08 de julho. A Vila balneária está sediando o 17º Festival do Borari. A programação iniciou ontem e prossegue até domingo, 10 de julho.

Divicom|PMS

Show Cantando Chico será amanhã

Amanhã, 09, às 20h, na Casa da Cultura, será realizado o Show Cantando Chico, promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio do Projeto Arte na Escola da Gente, da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED).
Crianças do projeto interpretarão canções do cantor e compositor Chico Buarque, valorizando a música popular brasileira e a cultura da paz.
No evento os artistas: Nato Aguiar, Cristina Caetano, Patrícia Lima, Everaldo Martins e Sebastião Imbiriba também cantarão as músicas De Chico Buarque.
O Projeto Arte na Escola da Gente é desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino, buscando a integração entre educação e arte, através de oficinas de teatro, música, artes plásticas, pintura e mosaico.

Divicom|PMS

Ações de saúde mobilizam moradores do Aeroporto Velho

Moradores do bairro do Aeroporto Velho participaram na manhã desta 6ª feira (08), de uma série de ações do programa denominado “Férias com Saúde”.
Na praça da Igreja Sagrada Família, integrantes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) disponibilizaram testes de glicemia, verificação da pressão arterial e teste HIV/AIDS.
A mobilização para esta programação iniciou na última segunda-feira, através de visitas domiciliares promovidas pelos ACS que atuam no bairro do Aeroporto Velho.
Durante as visitas, hipertensos e diabéticos foram atendidos em casa por enfermeiros e técnicos de enfermagem que, além da consulta, disponibilizaram a medicação necessária para o controle dessas doenças.
Através de uma parceria com o Conselho Comunitário do Aeroporto Velho foram oferecidos cortes de cabelo e serviços de manicure. “Acho essa iniciativa muito importante porque é uma oportunidade de saber se a gente está ou não com doenças”, afirmou o aposentado Pedro Ferreira.
Através desse tipo de iniciativa, a equipe do Programa de Agentes Comunitários de Saúde do Aeroporto Velho pretende facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, prevenindo doenças.

Divicom|PMS

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Alter do Chão vai ficar mais iluminada

Equipes da Divisão de Iluminação Pública (DIP) estão na vila balneária de Alter do Chão para restabelecer luminárias de vários logradouros da localidade. Serão feitos reparos em cerca de 50 pontos. As atividades da DIP também se estendem ao bairro Pérola do Maicá, que receberá luminárias novas em pelo menos 30 pontos.
Alter do Chão ainda conta com os trabalhos de limpeza, que vão desde a retirada de entulhos à pintura de meio-fio das vias.
As ações de limpeza coordenadas pela secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF) também estão hoje (07), na Marechal Rondon com a equipe padrão da Clean. O bairro do Maracanã também é atendido com o serviço.

Manutenção - Ns vias 24 de Outubro e Elinaldo Barbosa, os trabalhos de recuperação de erosões no asfalto foram concluídos. Já na Avenida Presidente Vargas, prosseguem os serviços de recapeamento.
Nos bairros Santo André e maracanã I, também estão sendo realizados trabalhos de terraplenagem pela SEMINF.

Divicom|PMS

Prefeitura abrirá cadastro para o Banco do Povo

O Banco do Povo, programa de microcrédito da prefeitura de Santarém, implantado no ano de 2006, abrirá novo cadastro para empreendedores interessados em investir e melhorar seus negócios.
O início do cadastro será a partir do dia 15 de julho no prédio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES), localizado à Avenida Curuá-Una, no horário de 8h às 14h. A documentação exigida será: duas cópias do CPF, da Carteira de Identidade, e do comprovante de residência atualizado. “Também será necessário apresentar um avalista com as mesmas documentações exigidas para o titular do cadastro, além de comprovante de renda atualizado. A outra garantia que requeremos é o Aval Solidário, em que o interessado no crédito forma grupo de 3, 4 ou 5 empreendedores, para que um deles seja avalista”, explicou Linderly Germano, coordenadora do Banco do Povo.
A inovação para este ano é a execução de uma nova linha de microcrédito sugerida em 2010 pela prefeita Maria do Carmo, sendo ela, o Programa de Microcrédito para Jovens - PROMIC JOVEM, voltado empreendedores (homens e mulheres) com idade entre 18 a 29 anos, assistidos por programas sociais e demais jovens empreendedores autônomos. “Esta linha foi criada com o intuito de levar o microcrédito a pessoas que necessitam de uma renda extra, elevação da autoestima, assim como, proporcionar a inclusão na sociedade e vida digna”, enfatizou Edna Reis, secretária de Desenvolvimento Econômico e Social.
Posteriormente, o Banco do Povo irá trabalhar com duas novas linhas de crédito: Programa de Microcrédito para Mulheres (PROMIC MULHERES) em situação de risco e que sofrem algum tipo de violência, e Programa de Microcrédito para Ex – presidiário empreendedor (PROMIEPRE).

Divicom|PMS

Calendário das Pré-Conferências de Saúde está definido

“SUS de todos: acessibilidade, gestão participativa e controle social” será o tema da 11ª Conferência Municipal de Saúde 2011, que vai acontecer no período de 09 a 11 de novembro no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
A Conferência Municipal de Saúde reúne, de forma ampla, usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS, para discutir e refletir sobre as condições de saúde da população e a gestão do SUS, expressando posições e votando questões orientadoras do sistema.
Segundo a orientação descentralizadora do SUS, os municípios devem manter em funcionamento um conselho municipal de Saúde e realizar as conferências que possuem o papel preponderante de avaliar e propor diretrizes para a formulação das políticas locais de Saúde.
Para que o evento possa alcançar esse objetivo, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) vai realizar a partir da próxima semana as pré-conferências em áreas descentralizadas, que de acordo com o calendário elaborado pelo CMS, iniciarão no dia 13 de julho (4ª feira) e encerrarão no dia 24 de setembro. No total, serão realizadas 33 pré-conferências nas zonas urbana e rural de Santarém. As da próxima semana, ocorrerão nos dias 13 e 14, de acordo com o especificado abaixo:

Data: 13 de julho de 2011
Local: Grande Área da Nova República | Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Madeireira
Hora: 18h
Bairros: Santo André, São Francisco, Floresta, Vitória Régia, Matinha, Cambuquira, Ipanema, Nova República, Saubal, Diamantino e Bela Vista.

Data: 14 de julho de 2011
Local: Grande Área da Prainha | Barracão Comunitário da Igreja de Santana
Hora: 18h
Bairros: Santíssimo, Prainha, Uruará, São José Operário, Área Verde, Urumari, Livramento, Santana e Interventoria

Data: 14 de julho de 2011
Local: Grande Área do Santarenzinho | Centro de Formação
Hora: 18h
Bairros: Nova Jerusalém, Conquista, Elcione Barbalho, Amparo, São Cristóvão, Maracanã I e II, Santarenzinho, Nova Vitória e Alvorada,

Divicom|PMS

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Alunos ensaiam para o show Cantando Chico

Amanhã (07) e sexta-feira (08), às 19h, no auditório da Casa da Cultura, alunos do Projeto Arte na Escola da Gente, desenvolvido pela prefeitura de Santarém, por meio da secretaria municipal de Educação (SEMED), vão participar de ensaio para o Show Cantando Chico.
O evento terá por objetivo valorizar a Música Popular Brasileira (MPB) através das canções do cantor e compositor Chico Buarque.
A entrada para o show, que será realizado neste sábado, 09 de julho, às 20h, na Casa da Cultura, será gratuita.

Divicom|PMS

Férias com saúde no Aeroporto Velho

Integrantes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do bairro do Aeroporto Velho realizam nesta sexta-feira (08), programação denominada “Férias com Saúde”.
A ação será realizada na praça da Igreja Sagrada Família, das 08h às 12h. O objetivo é incentivar os moradores do bairro a participarem de ações preventivas.
A mobilização para esta atividade está sendo realizada desde o início da semana, através de visitas domiciliares promovidas pelos Agentes Comunitários de Saúde que atuam no bairro do Aeroporto Velho.
Hipertensos e diabéticos estão sendo atendidos em casa por enfermeiros e técnicos de enfermagem que, além da consulta, disponibilizam também a medicação necessária para o controle dessas doenças.
Pessoas acima dos 20 anos de idade estão sendo convidadas a comparecer no dia da programação para participar do teste HIV/AIDS, verificação da Pressão Arterial e Teste de Glicemia.
Através de uma parceria com o Conselho Comunitário do Aeroporto Velho serão disponibilizados cortes de cabelo e serviços de manicure.

Divicom|PMS

Pontos de luz do bairro Matinha são recuperados

A Divisão de Iluminação Pública (DIP) da prefeitura de Santarém, vinculada à secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF), continua executando manutenção dos pontos de luz apagados em toda a cidade. Hoje (06), as equipes estão trabalhando nas áreas central e periférica do município.
Uma das equipes executa reparos na rede de Iluminação Pública de quatro principais vias do bairro da Matinha: Mambiquara, Tupã, Jupiara e Tamoios, onde serão recuperados pelo menos 25 pontos danificados. “Isso significa apenas uma estimativa das lâmpadas com defeito, mas geralmente quando se chega ao local, o número de pontos que precisam ser recuperados é bem maior”, explicou Francinaldo Gomes, responsável pela DIP.
Em outro local de Santarém, no Parque da Cidade, uma segunda equipe atua na manutenção de todos os pontos de iluminação pública.
Ruas - Continuam os serviços de recuperação de erosões de ruas asfaltadas nas vias 24 de outubro, entre Luís Barbosa e Cuiabá e, na Avenida Elinaldo Barbosa, entre Curuá-Una e Gonçalves Dias. E a Avenida Presidente Vargas continua sendo recapeada.

Divicom|PMS

Telecentro de informação e negócios comemora aniversário


O Telecentro de Informação e Negócios (TIN) surgiu através de um convênio firmado entre o governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SEDECT) e a prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES), em junho de 2010, por ocasião das comemorações do aniversário da cidade.
O TIN é um espaço público e gratuito de utilização de computadores conectados à internet, voltado para a oferta de cursos e treinamentos, presenciais e à distância, informações e diversos serviços, destinado a atender os segmentos empreendedores e a comunidade local.
Na semana passada (28), o Telecentro de Informação e Negócios completou o seu 1º Aniversário, e para comemorar, realizou várias atividades, entre elas, o de entrega de Certificados do TIN no auditório das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), além de curso sobre Marketing Pessoal e palestra cujo tema foi: “Cresça com sua empresa usando software livre FASOL”.
Nos eventos comemorativos ao Telecentro, a secretária da SEMDES, Edna Reis, reafirmou o importante papel do TIN no atendimento à população. “Acredito que o Telecentro de Informação e Negócios vem desempenhando suas atribuições da melhor maneira possível, através dos diversos serviços e cursos oferecidos. O bom é saber que o público ao avaliar nosso trabalho, o faz de maneira positiva, razão pela qual sabemos que estamos no caminho certo”, destacou.
O TIN funciona no prédio da SEMDES, instalado à Avenida Curuá-Una, próximo à Avenida Mendonça Furtado, e abrirá novas inscrições para a 3ª etapa de cursos, no período de 25 a 29 de julho. As aulas iniciarão em agosto.

Divicom|PMS

Comunidades recebem canoas e bajaras


Diretores de escolas da região de rios receberam ontem, 05, no Terminal Fluvial Turístico (TFT), canoas e bajaras que vão servir de auxílio ao
transporte escolar. A entrega foi feita pela prefeitura de Santarém, por meio da secretaria municipal de Educação e Desporto (SEMED).
As comunidades da região de várzea que receberam bajaras com motor foram: Santana do Ituqui, Vila Socorro, São Ciríaco, Nossa Senhora do Arapemã, São Francisco e Nossa Senhora da Cachoeira do Aruã, no Arapiuns.
As canoas com rabeta foram entregues às comunidades: São José do Ituqui (Várzea), São Francisco, Lago da Praia, Sagrada Família, Nossa Senhora de Nazaré, Mariazinha do Maró (Arapiuns), Santíssima Trindade (Várzea), Escola Divino Espírito Santo, Água Preta (Várzea), Santana (Arapixuna), Santa Terezinha, Maripá (Tapajós), Coração de Maria (Várzea), Nossa Senhora de Fátima (Arapiuns), Escola da Floresta (Eixo Forte), Nova Canaã (Arapiuns), Nossa Senhora de Nazaré (Arapiuns), São Sebastião, Mentae (Arapiuns) e Nossa Senhora das Graças (Arapiuns).
Durante a entrega, Jorge Augusto dos Santos, de Santana do Ituqui, falou sobre a importância do auxílio. “Nossa comunidade está contente em receber a bajara. Com essa ajuda dada pela prefeitura, nossas crianças têm como permanecer na escola”, declarou.
A Assessora de Rios da SEMED, Fernanda Pimentel, enfatizou durante a entrega que as canoas e bajaras não substituem o transporte escolar. “Elas servem de apoio aos alunos que moram perto da escola mas que têm alguma
dificuldade de locomoção”, explicou.
Segundo Fernanda, 150 alunos da rede municipal de ensino serão beneficiados.

Divicom|PMS

terça-feira, 5 de julho de 2011

Alter do Chão recebe serviços de limpeza

A Vila balneária de Alter do Chão está recebendo serviços de limpeza geral, que consiste na desobstrução de bueiros e canaletas e retirada de entulhos. Na praça Sete de Setembro, servidores da secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF) executam serviços de pintura dos bancos, monumentos e demais detalhes do logradouro. As ações do governo municipal visam deixar a vila mais atraente para receber os visitantes.
Na cidade, ainda fazendo parte do cronograma de atividades do setor de limpeza, a equipe padrão da Clean está na Avenida Marechal Rondon, coletando os entulhos e desobstruindo bueiros.
As ruas 24 de Outubro e Elinaldo Barbosa passam por uma intensa operação de recuperação.
Na Avenida Presidente Vargas, o recapeamento continua no trecho que vai da Avenida Barão do Rio Branco à Travessa 15 de Agosto.

Iluminação – Hoje (05), a equipe de Divisão de Iluminação Pública (DIP) da secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF) está no bairro Floresta, recuperando 25 pontos de luz apagados nas vias Francisco Orelana e Petrônio Portela. Também n o bairro Área Verde, em parceria com a Associação de Moradores, a DIP vai recuperar pontos apagados.

Divicom|PMS

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Festa em Mojuí


A secretária municipal de Cultura, Jarle Aguiar, avalia como positiva a 4ª edição da Festa da Integração Nordestina realizada pela prefeitura de Santarém no último final de semana, em Mojuí dos Campos. O evento contou com o apoio de comunidades de Mojuí e já é considerado tradição. A entrega de premiação de concursos, (como o de poesia), marcou o último dia do evento, bem como os shows de sábado.

Divicom|PMS

Cantando Chico

Canções do cantor e compositor Chico Buarque serão interpretadas em um show no sábado, 09 de julho, no auditório da Casa da Cultura, por alunos do Projeto Arte na Escola da Gente, da prefeitura de Santarém, e artistas locais. O Show Cantando Chico está sendo organizado pela secretaria municipal de Educação (SEMED), e será realizado a partir das 20h, com o objetivo de valorizar a Música Popular Brasileira e a Cultura da Paz.

Tranporte Escolar

Amanhã, 05, a secretaria municipal de Educação (SEMED), da prefeitura de Santarém, fará a entrega de canoas e bajaras que serão utilizadas como transporte escolar por 150 alunos de 21 escolas da rede municipal de ensino. A entrega será às 9h no Terminal Fluvial Turístico (TFT).

3 mil crianças participam da colônia de Férias

Iniciou hoje, (04), a Colônia de Férias promovida pelo governo municipal através da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL), da secretaria de Educação (SEMED).
A partir do tema “Santarém 350 anos: eu vivo, brinco e faço parte dessa história”, as atividades são desenvolvidas e envolvem cerca de 3 mil crianças, que até o dia 15 de julho, participarão de recreação, esporte, oficinas de teatro, dança, entre outras.
A Colônia de Férias da Cidade da Gente está sendo realizada em 6 pólos da cidade: Pólo Everaldo de Sousa Martins, na EMEF Brigadeiro Eduardo Gomes; Pólo Dica Frazão, na EMEF Maria de Lourdes; Pólo Wilson Fonseca, na EMEF São Francisco de Assis; Pólo Isauro Farias, na EMEF Maria Amália; Pólo Laurimar Leal, na EMEF Eilah Gentil; Pólo Romana Leal, na EMEF Irmã Leodegard.
A abertura do evento foi realizada hoje pela manhã na escola municipal Maria de Lourdes, com a presença das crianças e adolescentes, do prefeito em exercício, José Antônio, e da titular da AEL, Rita Peloso.
E logo mais, a partir das 18h na escola Brigadeiro Eduardo Gomes, localizada no bairro do Aeroporto Velho, será realizada uma noite cultural com apresentações artísticas. A escola será o diferencial este ano, do evento, pois sediará gincanas diárias entre os pólos.
300 monitores ajudam a coordenar as atividades da Colônia de Férias 2011.

Divicom|PMS

Recapeamento da Presidente Vargas avança


As obras de recapeamento asfáltico prosseguem em ritmo acelerado na Avenida Presidente Vargas. Os serviços que iniciaram pela Travessa Barjonas de Miranda já alcançam a Travessa 15 de Agosto. O início das obras de recapeamento ocorreu em maio deste ano. Os trabalhos, executados com recursos provenientes de convênios assinados entre a prefeitura de Santarém, por meio da secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF), e o governo do Estado, se estenderão até a Avenida Curuá-Una. No total, serão recapeados 1.600 metros de via.
O recapemento está acontecendo hoje (04) entre a Avenida Barão do Rio Branco e a Travessa 15 de Agosto.
Manutenção – As equipes da secretaria de Infraestrutura (SEMINF), estão fazendo a manutenção do asfalto na Travessa 24 de Outubro, desde a 07 de setembro até a Raimundo Fona. Outra equipe atua na Travessa Elinaldo Barbosa, entre a Rodovia Santarém – Curuá-Una, sentido a Gonçalves Dias.

Terraplenagem – Uma equipe da prefeitura de Santarém continua preparando a via conhecida como Beco Luís Ozório, no bairro do Laguinho, para o efetivo asfaltamento. Os trabalhos acontecem com o lançamento da base e compactação do material.

Limpeza – Três vias importantes vias utilizadas como “corredores” de acesso para o centro da cidade recebem serviços de limpeza. São elas: Avenidas Borges Leal, Barão do Rio Branco e Rui Barbosa. Em Alter do Cão, a Vila recebe limpeza e pintura na praça 07 de Setembro.

Divicom|PMS

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Festival do Tacacá

No período de 8 a 10 de julho, comunitários da Vila de São Braz realizam o VI Festival do Tacacá, evento que a cada ano se consolida e já faz parte do calendário turístico do local.
O Festival deve apresentar ao público um pouco da origem dos subprodutos do tacacá produzido na região, que serve de subsistência para o pequeno agricultor que vive dos derivados da mandioca, além de resgatar e divulgar a cultura das comunidades do Eixo Forte. A prefeitura de Santarém, através da secretaria municipal de Turismo (SEMTUR), apoia o evento.

Divicom|PMS

Colônia de Férias será realizada em 6 polos de Santarém

Terá início na segunda-feira, 04 , a sexta edição da Colônia de Férias da Cidade da Gente, promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da secretaria municipal de Educação (SEMED).
Com o tema Santarém 350 anos: eu vivo, brinco e faço parte dessa história, a Colônia de Férias vai possibilitar às crianças e adolescentes do município vivências de lazer nas férias, baseadas em valores sociais através de atividades lúdicas e educativas, estimulando a busca de conhecimento, como elemento fundamental para a mudança de comportamento e melhoria na qualidade de vida.

Cerca de 3 mil crianças participarão da Colônia, que ocorrerá em seis pólos:
- Pólo Everaldo de Sousa Martins, na EMEF Brigadeiro Eduardo Gomes;

- Pólo Dica Frazão, na EMEF Maria de Lourdes;

- Pólo Wilson Fonseca, na EMEF São Francisco de Assis;

- Pólo Isauro Farias, na EMEF Maria Amália;

- Pólo Laurimar Leal, na EMEF Eilah Gentil;

- Pólo Romana Leal, na EMEF Irmã Leodegard.

Divicom|PMS

Prefeitura promove Festa da Integração Nordestina em Mojuí

Até amanhã (02), Mojuí dos Campos será sede da quarta edição da Festa da Integração Nordestina, que tem por objetivo valorizar a história, cultura e costumes do povo nordestino junto aos visitantes, turistas, autoridades e personalidades.
A Festa iniciada nesta quinta-feira,30, é promovida pela prefeitura de Santarém, sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com apoio das comunidades de Mojuí dos Campos.
Na abertura do evento, o prefeito em exercício, José Antônio Alves Rocha e a titular da SMC, Jarle Aguiar, estiveram presentes.
Além das apresentações culturais, a primeira noite em Mojuí dos Campos foi marcada por uma homenagem prestada à Sra. Maria do Carmo Félix, liderança da Vila, que faleceu este ano.
Nesta sexta-feira,(01), as atividades iniciaram à tarde com palestras sobre Educação Ambiental e Educação no Trânsito. Às 17h, foi inaugurado o Infocentro de Mojuí dos Campos e à noite, a partir das 20h30, segue a programação cultural e shows.
Neste sábado, 02 , último dia do evento, haverá torneio de futebol, recreação, oficinas de coral, cerâmica e reciclagem a partir das 8h; apresentação de danças nordestinas às 19h30; concurso de humor às 20h; concurso de forró às 21h30; premiação às 23h e show com a Banda Forró Saborear às 00h00.

Divicom|PMS