segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Infraestrutura

MANUTENÇÃO E PAVIMENTAÇÃO - A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) iniciou nesta segunda-feira (19) os trabalhos na rua que passa ao lado da Praça das Flores, que é um prolongamento da Avenida Ismael Araújo. A via será asfaltada e inaugurada junto com a nova praça, cuja construção está sendo finalizada. Já no bairro Diamantino continua a pavimentação da Turiano Meira, entre Edivaldo Leite e Moaçara. Segue também os trabalhos de aterro e terraplenagem para asfaltamento da Avenida Altamira, bairro Santíssimo e Rua Gonçalves Dias. A SEMINF faz um trabalho intenso de recuperação de vias em Santarém. Através de terraplenagem foi feita manutenção de diversas ruas do Mararu e da Nova República. Também continua a recuperação de ramais na região de Mojuí dos Campos e na estrada de acesso à comunidade de São Raimundo do eixo forte.
LIMPEZA - Com o grande movimento no comércio, por conta das compras de final de ano, é realizada limpeza diária do centro de Santarém. A SEMINF iniciou ainda nesta segunda-feira (19), os trabalhos na Avenida Anísio Chaves. Também segue a limpeza na vila de Alter do Chão, na Travessa Sete de Setembro e nas ruas Edivaldo Leite, bairro Santo André e Verbena, bairro Jardim Santarém.
EQUIPE DE OBRAS - A equipe de obras trabalha na reconstrução de caixas de drenagem e canaletas danificadas da Avenida Curuá-Una. A SEMINF também faz a recuperação da parte danificada do piso do belo centro.

Divicom|PMS

Alunos de Projetos de Inclusão Social e Digital recebem certificados

Alunos concluintes dos cursos ofertados pelo governo municipal, através da Escola de Economia Solidária (ECONSOL) e do Telecentro de Informação e Negócios (TIN), receberam certificados em uma solenidade na noite da última sexta-feira (16) no auditório do IESPES.


A prefeita de Santarém, Maria do Carmo e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Social, Edna Reis, foram algumas das autoridades presentes ao evento que diplomou 344 alunos participantes dos projetos que tiveram como parceiros a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECT, Secretaria Municipal de Educação e Desporto –  SEMED, Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará – PRODEPA, Organização das Cooperativas do Brasil – OCB, Associações de Bairros e Diretores das Escolas Municipais.
As aulas da ECONSOL foram realizadas em 10 escolas da zona urbana da cidade. “Só nestas turmas da Escola de Economia Solidária, habilitamos 234 alunos para o exercício de empreendedores solidários, pois eles aprenderam técnicas administrativas e organizacionais para o exercício de suas profissões que têm como base a economia solidária. Isso é prova que trabalhamos enquanto governo visando a inclusão social do povo”, declarou a prefeita Maria do Carmo.
110 certificados foram entregues aos concluintes dos cursos de Informática Básica, Caixa Informatizado, Departamento Pessoal e Informática Básica para Melhor Idade, todos do Telecentro de Informação e Negócios (TIN).

Divicom|PMS

Auto de Natal

Alunos do Projeto Arte na Escola da Gente farão nos dias 20 e 21 de dezembro, a partir das 17h na Praça do Mirante, um ensaio geral para o Auto de Natal, que será promovido pela Prefeitura de Santarém, sob coordenação da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED).
Através do Auto de Natal, 250 alunos e 45 arte-educadores contarão a história – por meio do teatro, da dança, da música e artes plásticas - do nascimento de Jesus Cristo. O tema da apresentação deste ano será “Jesus nasce em berço tapajônico”.
O evento será realizado na sexta-feira (23), na praça do Mirante, às 20h30. Em seguida, na Orla da cidade, haverá a apresentação do Christmas Rock, também de iniciativa do Governo Cidade da Gente.


Divicom|PMS

Bazar Solidário é realizado no Uruará

Mais uma edição do projeto Bazar Solidário, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES) da Prefeitura de Santarém foi realizada no bairro Uruará no último sábado (17).
Salas da escola municipal Irmã Leodgard foram disponibilizadas para que diversificados produtos, como roupas, utensílios domésticos, brinquedos, calçados, entre outros, pudessem ser vistos e comprados pelos moradores do bairro.
“A vantagem é que encontramos coisas boas a um preço bem barato. Já dá até para usarmos durante o natal”, informou a dona de casa, Maria dos Santos.
Os produtos vendidos ao preço de R$ 0,50 a R$ 5,00 foram doados por servidores públicos municipais e outros parceiros. A renda da ação será entregue ao Seminário São Pio X.
O último Bazar Solidário deste ano será na próxima sexta-feira (23), na escola municipal Joaquim Cavalcante Maia, Olindo Neves, no bairro Santo André, no horário de 8h às 12h.


Divicom|PMS

Final de semana em Santarém é marcado por eventos natalinos




Após a grande festa proporcionada pelo Governo Cidade da Gente no último sábado, na Orla da cidade, com a Parada de Natal, que despertou nas famílias santarenas a magia do período natalino, outro grande acontecimento sócio-cultural ocorreu na tarde de ontem (18), no estádio Colosso do Tapajós.
O Natal da Cidade da Gente, já tradição em Santarém, foi um complemento às emoções proporcionadas pelo governo municipal desde o início deste mês, quando começaram a ser desenvolvidas as programações em comemoração ao Natal.
O evento foi marcado por show pirotécnico, espetáculo de som, luz, sonho e fantasia. Além do Papai Noel Gigante (11metros), outra grande atração foi a chegada do Papai Noel de paraquedas.
“É um sonho ver isso. Estou emocionada não só por mim, mas por ter visto a alegria do meu filho. Muito obrigada”, externou Letícia Lopes, mãe do pequeno Ruan, após a entrada do Papai Noel no Estádio.
Milhares de pessoas participaram da festa, juntamente com a Prefeita Maria do Carmo e seu Vice, José Antonio Rocha, além de Secretários e Coordenadores de governo.
Para a gestora municipal, o momento foi de celebração. “Já é Natal. É celebração da vida; momento de agradecermos por tantas bênçãos alcançadas. Tanto na Orla ontem, com a Parada de Natal e hoje aqui no estádio, consolidamos mais uma de nossas políticas, que é a de promover e efetivar a cidadania, a justiça e a inclusão social. Como Prefeita, só tenho a agradecer”, afirmou.
Após o encerramento das apresentações culturais e a entrega simbólica da chave da cidade ao Papai Noel, as crianças presentes ao estado, receberam brinquedos.

Divicom|PMS

Agentes de limpeza da Prefeitura intensificam trabalhos

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), através do setor de limpeza pública, intensifica os trabalhos em diversas vias e logradouros visando deixar a cidade limpa e evitar transtornos, principalmente no período chuvoso, quando o lixo entope bueiros e galerias do sistema de drenagem.
Atualmente, os trabalhos seguem na vila balneária de Alter do Chão. Também há uma equipe atuando em toda extensão da Travessa Sete de Setembro. É feita varrição, capina, pintura de meio fio e recolhimento de pequenos resíduos. É realizada ainda limpeza ao redor do Estádio Colosso do Tapajós.
Servidores da SEMINF também atuam na Rua Verbena, bairro Jardim Santarém e na Edivaldo Leite, bairro Santo André. Esta semana os serviços de limpeza já beneficiaram as Avenidas Curuá-Una e Presidente Vargas, a praia em frente à cidade e diversas outras vias da área central e da periferia de Santarém.

Asfalto - Segue o asfaltamento da Turiano Meira entre Edivaldo Leite e Moaçara. A rua começou a receber asfalto na última quinta-feira (16). Também continua a preparação para asfaltamento da Avenida Altamira, bairro Santíssimo e da Rua Gonçalves Dias, bairro Uruará.

Manutenção de ruas - Os trabalhos de recuperação para manter a trafegabilidade são intensificados em diversas ruas do bairro Nova República. Também são feitos trabalhos na Rua Humaitá, bairro Diamantino. Na zona rural segue a manutenção em ramais da região de Mojuí dos Campos e na estrada de acesso à comunidade São Raimundo do eixo forte.

Parada de Natal







No último sábado (17), às 20h30, na orla da Cidade, foi realizada a Parada de Natal, de iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED). Foi um espetáculo de som, luz, fogos, sonho e fantasia, composto por 356 pessoas entre patinadores, atores dançarinos e crianças da comunidade, além de carros alegóricos e do Papai Noel Gigante (11metros).


Divicom|PMS

Evento vai reunir crianças de unidades de Educação Infantil

No dia de hoje (19), coordenadores da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), promoverão o “Natal dos Pequenos”, evento que visa proporcionar momentos de confraternização entre as crianças, seus familiares, professores e administração municipal.
Por ocasião da programação, serão apresentados números culturais. O momento encerrará oficialmente as atividades letivas de 2011 dos alunos de 17 Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) e dos 7 Espaços Municipais de Educação Infantil (EMEIs).
Mais de mil crianças apresentarão números teatrais, danças, corais e música. O evento será realizado no auditório da Casa de Cultura, no horário de 16h às 20h.


Divicom|PMS

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ramal da Estrada Nova

Boa parte das ações da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAB), do Governo Cidade da Gente, é direcionada à recuperação de ramais do planalto santareno. Apesar das limitações financeiras, a SEMAB tem atendido as demandas já identificadas e encaminhadas por comunitários do planalto e da zona rural do município. No inicio deste mês, investimentos de manutenção e ampliação foram feitos no ramal que dá acesso à comunidade de Estrada Nova. O próximo passo será a construção dos bueiros.


Divicom|PMS

Representatividade

Lucineide Pinheiro, Secretária Municipal de Educação da Prefeitura de Santarém, está participando hoje (15) na capital federal, da IX Reunião da Comissão Nacional de Educação no Campo. O encontro é promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC).


Divicom|PMS

Turiano Meira começa a receber asfalto


Após a conclusão dos trabalhos de terraplenagem, a Prefeitura de Santarém iniciou na manhã de hoje (15), o efetivo asfaltamento da Travessa Turiano Meira, bairro Diamantino. Estão sendo pavimentados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), 1.003 metros de via, entre as avenidas Edivaldo Leite e Moaçara. O valor total da obra é de 456 mil 730 reais. O recurso é proveniente de um convenio entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado.
Com a trafegabilidade recuperada, a rua proporcionará melhor e mais facilitado acesso para as áreas periféricas. A Turiano Meira, juntamente com a Edivaldo Leite, asfaltada este ano pelo governo municipal, formará um importante corredor de locomoção entre os bairros Diamantino, Santo André e demais bairros da área. As obras de asfaltamento também beneficiarão os moradores do local que sofriam com a poeira.
Além da Turiano Meira, a SEMINF trabalha atualmente no asfaltamento da Avenida Altamira, bairro Santíssimo e na Rua Gonçalves Dias, bairro Uruará. Nesses locais, os serviços de terraplenagem e aterro são intensificados. Somente este semestre já foram asfaltadas as Ruas Salvação, bairro Maracanã, Silvério Sirotheau, bairro Liberdade e Edivaldo Leite, bairro Santo André. Também foi recapeado o trecho da Turiano entre as Avenidas Muiraquitã e Rui Barbosa, além da Magalhães Barata, entre João XXII e Avenida Cuiabá.

Terraplenagem - A SEMINF intensifica os trabalhos de manutenção em vias de Santarém. Na Nova República segue a terraplenagem em diversas ruas do bairro. Na zona Rural continua a recuperação da estrada de acesso à comunidade São Raimundo do Eixo Forte e em ramais da região de Mojuí dos Campos.

Limpeza - Hoje (15), foi realizada limpeza da Avenida Curuá-Una. Os trabalhos são concentrados principalmente em estruturas do sistema de drenagem, como caixas, galerias e canaletas. Também é feita limpeza ao redor do estádio Colosso do Tapajós e na Travessa Sete de Setembro.


Divicom|PMS

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mostra Pedagógica

No dia 17 de dezembro, de 17h às 19h30, na Quadra do Mascotinho, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), promoverá a Mostra Pedagógica do Programa de Formação Continuada para Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (PRÓ-LETRAMENTO). Com o tema “O prazer em aprender com o lúdico”, o evento será uma oportunidade de expor os trabalhos desenvolvidos pelos professores durante a Formação e também contribuir para a compreensão do ensino eficaz da língua portuguesa e matemática, através da metodologia lúdica.


Divicom|PMS

Auto de Natal

Está tudo pronto para mais um espetáculo com música, dança e teatro que encenarão os mistérios do Nascimento do Menino Jesus: O Auto de Natal, que faz parte da programação natalina e está sendo realizada pela Prefeitura desde o início deste mês. O Auto de Natal será interpretado por crianças da rede municipal de ensino que participaram das oficinas de Arte Educação do Projeto Arte na Escola da Gente, de responsabilidade da SEMED. O evento será realizado no dia 23 de dezembro (sexta-feira), na Praça do Mirante, às 20h30.


Divicom|PMS

Confraternização


Ontem à noite (13), no Restaurante Piracaia, a Prefeitura de Santarém e líderes comunitários participaram de uma confraternização, evento realizado todos os anos na semana que antecede ao Natal. Presidentes de mais de 40 bairros participaram da confraternização, juntamente com a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima; de seu vice, José Antônio Alves Rocha; e dos secretários municipais de Governo, Inácio Correa (Infraestrutura), Ana Elvira (Trabalho e Assistência Social) e Luis Alberto (Segurança Cidadã).


Divicom|PMS

Projeto da Prefeitura promove "Meu Natal Literário"

Continuam as atividades natalinas desenvolvidas pelo Projeto Casinha de Leitura, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Com o tema “Meu Natal Literário”, o Projeto propõe através da Magia do Natal, desenvolver até o dia 22 de dezembro, das 18h30 às 21h, de forma itinerante nos bairros da cidade e comunidades do planalto, atividades construtivas de bases de leitura utilizando temas natalinos.
Através do Projeto, estão sendo realizadas mediações de leitura, apresentações de espetáculos temáticos, contações de histórias, filmes natalinos e doações de livros com temas bíblicos.
As atividades se estenderão até o dia 22 de dezembro (quinta-feira), de acordo com o cronograma abaixo:
15/12/2011 - São Pedro - Eixo Forte - 18h30 às 21h.
16/12/2011 - PAC Social - Mapiri - 18h30 às 21h.
17/12/2011 - Escola Cristo Rei -  Comunidade Cristo Rei - 18h30 às 21h.
20/12/2011 - Escola Aldo Ferreira Campos - Cidade - Alvorada - 18h30 às 21h.
22/12/2011 - Escola Eloina Colares - Cidade - Ipanema - 18h30 às 21h.


Divicom|PMS

Alunos da ECONSOL recebem certificados

Uma solenidade marcará a certificação dos alunos concluintes dos cursos ofertados pela Escola de Economia Solidária (ECONSOL) e do Telecentro de Informação e Negócios (TIN), de iniciativa da Prefeitura de Santarém, sob coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES.
O evento ocorrerá na sexta-feira (16), às 19h00, no Auditório do IESPES. Na ocasião, a ECONSOL diplomará 234 concluintes formados em 10 escolas da zona urbana da cidade, habilitando-os ao exercício de Empreendedores Solidários, além de possibilita-los à prática de técnicas administrativas e organizacionais em seus empreendimentos com base na Economia Solidária. Por sua vez, o TIN entregará 110 certificados aos alunos concluintes dos Cursos de Informática Básica, Caixa Informatizado, Departamento Pessoal e Informática Básica para Melhor Idade, confirmando o importante papel na inclusão social e digital através da oferta de cursos e treinamentos presenciais e à distância, informações e serviços aos empreendedores e a comunidade local.
“Graças as importantes parcerias, a Prefeitura de Santarém, através de ações coletivas e compromissadas, promove o desenvolvimento socioeconômico das famílias santarenas”, afirmou Edna Reis, titular da SEMDES.
Dentre as parcerias, destacam-se: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECTI, Secretaria Municipal de Educação e Desporto – SEMED, Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará – PRODEPA, Organização das Cooperativas do Brasil – OCB, Associações de Bairros e Diretores das Escolas Municipais.
Mais informações: Carlos André (Coordenador do TIN) – 9174-7946.


Divicom|PMS

Inscrições para o Bolsa Atleta iniciam na próxima semana

Terá início na próxima segunda-feira (19), o período de inscrições para o Projeto Bolsa Atleta, efetivado em Santarém pela Prefeitura, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED). Para 2012, 20 vagas serão ofertadas pelo Projeto que objetiva incentivar atletas do município, profissionais e amadores, por meio de recurso financeiro.

A partir da inscrição dos candidatos, o processo seletivo será dividido em três etapas:

I. 19 a 20/01/12 – Análise do projeto do atleta;
II. 26 e 27/01/12 – entrevista com os candidatos selecionados na etapa anterior;
III. 06/02/11 – Avaliação física realizada pela coordenação do projeto, somente para atletas classificados na segunda etapa do processo seletivo.

O Projeto Bolsa Atleta é divido em duas categorias, sendo: 6 bolsas para atletas da categoria A (os que participam de competições nacionais e internacionais) e 14 bolsas para atletas da categoria B (os que participam de competições a nível regional e estadual).
Os candidatos selecionados receberão mensalmente R$ 700,00 (categoria A) e R$ 545,00 (categoria B), por um período de 10 (dez) meses.
As inscrições encerram no dia 18 de janeiro de 2012, no horário de 8h às 12h e das 14h às 17h30, no prédio da AEL/ SEMED, localizado à Avenida Borges Leal, nº 2561, entre Barjonas de Miranda e Clementino de Assis, bairro Aparecida.
Contato para Entrevista: Rita Peloso (9122-5830).


Divicom|PMS

Praça das Flores em fase final de construção


Nas próximas semanas, a população de Santarém contará com mais um espaço de lazer: a Praça das Flores. O novo espaço público está em fase final de construção em uma área situada no cruzamento das Avenidas Barão do Rio Branco e Afonso Pena (próximo ao Parque da Cidade).
A obra está em ritmo acelerado. Já foram assentados os ladrilhos do calçamento, construída a área de estacionamento e também a quadra onde ficarão os aparelhos de ginástica.
Atualmente, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), responsável pela fiscalização da obra, estão sendo levantadas três construções internas na praça, que servirão de banheiro, lanchonete e quiosque para exposição e comercialização de flores.
A nova praça contará com canteiros, área arborizada, iluminação com poste de luminárias em forma de pétalas, piso em ladrilho e calçada com quatro metros de largura, para que possa ser utilizada para a prática da caminhada. No espaço, haverá ainda uma academia de ginástica pública, similar a existente no Parque da Cidade.


Divicom|PMS

Parada de Natal será no sábado


No dia 17 de dezembro (sábado), a Prefeitura de Santarém, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizará a Parada de Natal, na orla da cidade.
O evento faz parte da programação de Natal organizada pelo Governo Cidade da Gente. A Parada de Natal nada mais é do que um grandioso desfile que reunirá os principais personagens e símbolos natalinos. 356 pessoas (patinadores, atores dançarinos e crianças da comunidade) participarão da apresentação que será abrilhantada por carros alegóricos e pelo Papai Noel Gigante (11 metros).
“Será um espetáculo de som, luz, fogos, sonho e fantasia”, expressou a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo.
A Parada de Natal terá início às 20h e seguirá o seguinte roteiro:

1- Abertura com a Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca

2- ALA “SAUDAÇÃO”
- Anjo anunciador
- Anjos anunciadores patinadores
- Estrela
- Reis Magos
- Alegoria

3- ALA “DOÇURAS DO NATAL”
- Crianças com Doces
- Crianças Bengalas
- Alegorias
- Alegoria – Carro Doce Natal

4- ALA “BRINQUEDOLÂNDIA”

5- ALA BRANCO DE NATAL, BRANCO DA PAZ
- Rainhas da Neve
- Alegoria

6- ALA “VERMELHA”
- Símbolos Encantados
- Símbolos Natalinos
- Alegoria
- Soldadinho e Bailarina
- Soldadinho de Chumbo
- Alegoria
- Papai Noel Gigante

7- Encerramento com a Filarmônica Municipal Professor José Agostinho.


Divicom|PMS

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Infraestrutura

ASFALTAMENTO - A Secretaria Municipal de Infraestrutura segue com os trabalhos de asfaltamento da Avenida Altamira, bairro Santíssimo e Rua Gonçalves Dias, bairro Uruará. As duas vias passam por terraplenagem e aterro.

MANUTENÇÃO DE VIAS - A SEMINF realiza manutenção de vias do município. Hoje (12) foi feita terraplenagem em diversas ruas do bairro Nova República. Outros maquinários da Secretaria estão na zona rural. É feita manutenção na estrada de acesso de Ponta de Pedras e em ramais da região de Mojuí dos Campos.

TAPA BURACOS - A Travessa Sete de Setembro recebe manutenção através da operação tapa-buracos. Os serviços serão executados em toda a extensão da via.

LIMPEZA - Servidores da SEMINF realizam limpeza de canaletas da Avenida Curuá-Una. Além da limpeza, é feita recuperação de algumas estruturas danificadas do sistema de drenagem. Outras equipes atuam na praia em frente à cidade e na Avenida Presidente Vargas.


Divicom|PMS

Bazar de Natal beneficia bairro Amparo

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES e da Coordenadoria Municipal de Ação Social (CMAS) promovem o Bazar Solidário de Natal, evento que faz parte da programação de Natal Mágico da Cidade da Gente. 
Os produtos do Bazar disponibilizados no último sábado (10) aos moradores do bairro Amparo foram arrecadados junto aos servidores públicos municipais e outros parceiros, que doaram roupas, calçados, brinquedos, bijuterias, utensílios de cozinha, livros e outros objetos, e vendidos a preços acessíveis que variaram de R$ 0,50 a R$ 5,00.
O dinheiro arrecadado com as vendas será doado. “É mais uma ação exitosa promovida e incentivada pela Prefeitura, pois além das pessoas adquirirem produtos de qualidade a preços acessíveis, a renda será disponibilizada a alguma entidade social, e este ano, o beneficiado será o Seminário São Pio X. É a solidariedade sendo praticada”, comentou Edna Reis, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Santarém.
Ainda este mês, pelo menos mais duas edições do Bazar Solidário serão realizadas: no dia 17 de dezembro, na Escola Municipal Irmã Leodgard (bairro Uruará) e no dia 23 de dezembro, Escola Municipal Joaquim Cavalcante Maia (bairro Santo André), no horário de 8h às 12h.

Magia de Natal – Com ações e eventos coordenados pela Prefeitura de Santarém, a cidade já vive o clima do período natalino. Primeiramente, foram os Recitais de Natal realizados por alunos de escolas públicas municipais. Depois, a Árvore de Natal montada pela SEMINF na Ilha em frente à orla de Santarém, que mede 50 metros de altura e tem 700 lâmpadas. Na última sexta-feira (09), foi aberta oficialmente a visita à Casinha do Papai Noel, que funcionará até o dia 28 de dezembro, no horário de 19h às 22h (segunda a sexta-feira) e de19h às 23h (sábado e domingo). Mas até o dia 28 de dezembro, uma extensa programação de natal será desenvolvida em Santarém pelo Governo Cidade da Gente.


Divicom|PMS

Parque da Cidade tem novas trilhas



Já consolidado como uma das mais importantes áreas voltadas para o lazer e para a prática de exercícios físicos, o Parque da Cidade tem suas trilhas internas recuperadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF). As trilhas já passaram por terraplenagem e agora, recebem asfaltamento. “São 1mil e 200 metros de vias internas pavimentadas que vão garantir mais conforto e segurança aos usuários do Parque”, afirmou Inácio Correa, titular da SEMINF.
As novas trilhas proporcionarão ainda, um ambiente ideal para caminhadas e corridas. A prática de exercícios físicos faz parte de uma política de saúde preventiva adotada pela Prefeitura de Santarém. Além de extensa área verde, o Parque da Cidade possui calçadas largas para caminhadas e corridas, praça e uma academia pública.

Praça das Flores - Além do Parque da Cidade, nas próximas semanas, Santarém contará com mais um espaço de lazer: a Praça das Flores, que está em fase final de construção em uma área no cruzamento das Avenidas Barão do Rio Branco e Afonso Pena (próximo ao Parque). Já foram assentados os ladrilhos do calçamento, construída a área de estacionamento e também a quadra onde ficarão aparelhos de ginástica. Atualmente, são levantadas três construções internas que servirão de banheiro, lanchonete e quiosque para exposição e comercialização de flores. A nova praça contará com canteiros, área arborizada, iluminação com poste de luminárias em forma de pétalas, piso em ladrilho e calçada com quatro metros de largura, para que possa ser utilizada para caminhada. No espaço haverá ainda uma academia de ginástica pública, como a do Parque da Cidade.


Divicom|PMS

Mais de 20 mil famílias em Santarém foram atendidas com alimentos do PAA

Moradores de bairros santarenos continuam recebendo alimentos adquiridos pela Prefeitura junto a agricultores da produção familiar, via compra direta pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), pelo menos uma vez por semana (todas as quartas-feiras).
Os produtos (frutas, farinha, macaxeira, hortaliças...) fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e atendem no município 45 entidades socioassistenciais que apresentam um público com algum risco de insegurança alimentar (vulnerabilidade social), entre eles: APAE, Asilo, Albergue, Pastoral do Menor, Abrigo Municipal, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e principalmente Associações de Bairros, devido a Prefeitura entender que nelas concentram-se a grande massa da população que se enquadra no perfil do Programa.
A distribuição dos alimentos é operacionalizada por servidores da SEMTRAS e da Coordenadoria Municipal de Ação Social. Até hoje em Santarém, o PAA, instituído no município desde 2009, já atendeu a mais de 20 mil famílias.
No Brasil, o PAA já é considerado um Programa modelo na erradicação da fome por levar alimentos diretamente na mesa da população que precisa. “A Prefeitura de Santarém, percebendo a importância e o efeito direto do PAA no município, tem trabalhado incansavelmente para garantir a funcionalidade do Programa até 2012. Nossa meta é agregar outros agricultores e adquirir mais de alimentos. Dessa forma, intensificamos as doações às entidades assistidas”, enfatizou Maria do Carmo, Prefeita de Santarém, por ocasião da distribuição de alimentos nos bairros Mapiri e Ipanema.
Os agricultores do PAA, além de venderem para a Prefeitura, contam com o apoio de uma equipe técnica do governo. O preço que a SEMTRAS paga pelos produtos é de mercado, o que supervaloriza a produção e leva desenvolvimento e renda ao homem do campo.
Na quarta-feira (14) desta semana, os alimentos dos PAA serão distribuídos a moradores dos bairros Maicá, Pérola do Maicá, São Francisco, Jutaí e ao CRAS instalado na Avenida Cuiabá.
Contato para entrevista: Fagner Rocha (9142-4197).


Divicom|PMS

Infraestrutura

SISTEMA VIÁRIO - A terraplenagem e aterro seguem em ritmo normal na Avenida Altamira, bairro Santíssimo e na Gonçalves Dias, bairro Uruará. Também são concluídos serviços para asfaltamento da Turiano Meira, entre Edivaldo Leite e Moaçara. A Travessa já passou por terraplenagem e está sendo finalizado o assentamento de meio-fio. A Curuá-Una passa pela operação tapa-buracos e na zona rural é feita a recuperação de ramais na região de Mojuí dos Campos, através de terraplenagem.

LIMPEZA - A SEMINF faz recolhimento de entulhos em diversas ruas de Santarém. Os serviços se concentram principalmente em pontos das Avenidas: Magalhães Barata, Rui Barbosa e São Sebastião. A secretaria segue ainda com a limpeza de galerias na Avenida Moaçara, próximo ao cruzamento com Dom Frederico Costa. Continua ainda a limpeza da Avenida Borges Leal. Também é realizado serviço na Avenida Mendonça Furtado.

TRILHAS DO PARQUE - A SEMINF faz a recuperação de trilhas da área interna do Parque da Cidade através de serviços de terraplenagem. Posteriormente, as trilhas serão asfaltadas em 1mil e 200 metros de extensão. O objetivo é proporcionar mais conforto e segurança a quem pratica corridas e caminhadas no Parque.


Divicom|PMS

Bazar Solidário

No último sábado (10), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES), realizou o 1º Bazar Solidário deste ano, como parte da programação de Natal promovida pela Prefeitura de Santarém. Centenas de produtos (roupas, utensílios domésticos, brinquedos, calçados...) estão sendo vendidos no bairro Amparo, ao preço que varia de R$ 0,50 a R$ 5,00. Os produtos comercializados na escola municipal Olindo do Carmo Neves, no horário de 8h às 12h, serão doados por servidores municipais. A renda será entregue ao Seminário São Pio X. Os bairros Uruará e Santo André também serão atendidos com o Bazar nos dia 17 e 23 de dezembro, respectivamente.


Divicom|PMS

Magalhães Barata recebe asfalto



 A Avenida Magalhães Barata começa a receber asfalto na última etapa da obra de recuperação executada pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF). A via já havia sido recapeada entre as avenidas Presidente Vargas e João XXIII e os trabalhos agora beneficiam o perímetro entre a João XXIII e Avenida Cuiabá. A obra foi retomada há dez dias com a preparação da base através de terraplenagem e aterro.
O trecho que recebeu o novo asfalto faz parte da pista de rolamento, que é o local por onde passam os veículos. Desta forma se recupera de imediato a trafegabilidade da rua. A obra ainda segue com a construção de novas canaletas do sistema de drenagem e em seguida deverá ser feito o acostamento.
Os trabalhos beneficiam moradores e principalmente comerciantes que possuem empreendimentos no local. Os recursos para recapeamento da Magalhães Barata são provenientes de um convênio entre a Prefeitura de Santarém e o Governo Federal, através do Ministério das Cidades. Toda a via possui uma extensão de mais de 2.500 metros. A recuperação da avenida facilita o acesso de quem entra na cidade pela Avenida Cuiabá e desafoga o tráfego em outras ruas.


Divicom|PMS

Prefeitura assegura obras do PAC 2 para Santarém


O Governo Federal (Ministério das Cidades), investirá em Santarém por meio de obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), recursos na ordem de R$ 32.608.695,65 que serão aplicados na execução de saneamento integrado nos bairros de Fátima, Aldeia, Santa Clara, Prainha, Santíssimo, Interventoria, Aparecida, Jardim Santarém, Aeroporto Velho, Livramento e Santana.
Nesse sentido, um Termo de Compromisso foi assinado na manhã da última sexta-feira (09) pela Prefeita Maria do Carmo e pelo Gerente de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal, Nestor Bastos, no Palácio Jarbas Passarinho, na presença dos secretários municipais Inácio Correa (Infraestrutura) e Humberto Frazão (Habitação); da Coordenadora do PAC em Santarém, Valéria Lima; e de Marcos Veiga e Marcelo Santos (representantes da Caixa Econômica).
“É um grande presente para a população de Santarém, porque saneamento é muito importante para uma boa qualidade de vida. Hoje nós estamos assinando a parte 2 do PAC aqui em Santarém. Basicamente, serão obras de esgotamento sanitário, sistema de drenagem e abastecimento de água e construção de Cais de Saneamento. Com o PAC 2, a ideia é acabar com as ‘gargantas negras’ que são os tubos e galerias que despejam esgoto sem tratamento no Rio Tapajós. Eu não tenho a menor dúvida que isso vai melhorar a vida das pessoas com relação à saúde, e aí, nós vamos eliminar parte significativa do esgoto a céu aberto que a tem aqui em Santarém”, enfatizou a prefeita.
Apesar de assegurados, os recursos do PAC 2 ainda não serão liberados, segundo informou Nestor Bastos, Gerente de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal. “Hoje, com essa assinatura do Termo de Compromisso efetuada pela gestora de Santarém e por nós da Caixa Econômica, está sendo garantido o recurso para as obras de saneamento. O município que não assinar agora, não receberá o recurso. O próximo passo será analisar os projetos e assim que forem aprovados, assinaremos a ordem de serviço para que as obras sejam iniciadas e à medida que as obras forem feitas, liberaremos os recursos de acordo com o que for executado, por meio de medição”, explicou.


Divicom|PMS

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Show Católico

Na última quarta-feira (07), a praça da Matriz foi palco do show da cantora católica Kennia, atração trazida para Santarém pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura (SMC). A artista Kenia recebeu em julho de 2007, o Prêmio David de Música Religiosa Contemporânea. O show foi realizado em parceria com a Diocese de Santarém.

Divicom|PMS

Recitais de Natal


Encerrou na última quarta-feira (07), o último Recital de Natal apresentado por alunos e professores do Projeto Música na Escola 2011, da Assessoria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Santarém.
O Projeto visou mostrar para a comunidade o trabalho desenvolvido com a implementação de corais e bandas marciais no estabelecimentos escolares da rede municipal de ensino. Na última segunda e terça-feira (05 e 06), os Recitais foram apresentados nas escolas municipais Princesa Izabel e Ubaldo Correa, respectivamente. A programação do dia 07 esteve sob a responsabilidade dos alunos da escola municipal Maria de Lourdes Almeida.
O Projeto Música na Escola foi iniciado na administração da prefeita Maria do Carmo. A proposta apresentada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em 2005 foi a de trabalhar a musicalização na escola atendendo aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), buscando a implementação de corais e bandas.
As apresentações dos Recitais deste ano foram acompanhadas pela prefeita de Santarém, Maria do Carmo. “Fico emocionada ao presenciar cada número musical. Incentivamos essa iniciativa no sentido de ver os talentos de nossas crianças e adolescentes serem aprimorados a cada ano. Agradeço aos pais e responsáveis por eles pela confiança depositada em nosso governo”, destacou.
Com “espírito natalino”, em cada Recital coordenado pela Assessora de Esporte e Lazer, Rita Peloso, e pelos professores Júlio Heleno e Monique Paixão, as crianças interpretaram 11 músicas com mensagens de natal e próspero ano novo.

Divicom|PMS

Santarém já vive a magia do período natalino

“Natal Mágico da Cidade da Gente” é o tema definido pela Prefeitura de Santarém para a festa de Natal que começou a ser comemorada no município desde o dia 25 de novembro, através da Feira de Natal, que consiste na exposição e comercialização de produtos natalinos por artesãos (ãs) locais no Terminal Fluvial Turístico – TFT.
Na sequência da programação organizada pela Prefeitura, estão sendo realizados os Recitais de Natal em pelo menos três escolas municipais.
Para este ano, a Prefeitura também assegurou a montagem na ilha Ponta Negra, em frente à orla de Santarém, da Árvore de Natal Gigante, como ficou popularmente conhecida. Ela tem 50 metros de comprimento, 700 lâmpadas que acendem a partir de um grupo gerador instalado na ilha. A iluminação da Árvore foi ontem (8), após a missa de encerramento das festividades de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do povo santareno.
O governo municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEMINF), procedeu ainda com a iluminação de praças, orla, Parque da Cidade e outros logradouros públicos. Para isso, foram utilizados 2.800 metros de mangueira luminosa.
Até o dia 27 de dezembro, uma ampla e diversificada programação será realizada em Santarém, como: Bazar de Natal, visita à Casinha do Papai Noel, Parada e Concertos de Natal, Shows, distribuição de presentes no estádio Colosso do Tapajós e Casamento Comunitário, entre outros.
Abaixo, a programação completa de Natal que já está sendo desenvolvida pelo Governo Cidade da Gente.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL:

25/11 (sexta-feira) - FEIRA DE NATAL (até 10/12)
Local: Terminal Fluvial Turístico
Hora: 19h às 22h

05/12 (segunda-feira) – RECITAIS DE NATAL
Local: Escola Princesa Izabel
Hora: 18h

06/12 (terça-feira)
Local: Escola Ubaldo Correa
Hora: 18h

07/12 (quarta-feira)
Local: Escola Maria de Lourdes
Hora: 18h

08/12 (quinta-feira) – ILUMINAÇÃO DA ÁRVORE DE NATAL
Local: Orla
Hora: 20h

- SHOW COM O CORAL MUNICIPAL
Local: Orla
Hora: 20h

09/12 (sexta-feira) – CASINHA DO PAPAI NOEL (até 28/12)
Local: Praça São Sebastião
Hora: 19h

10/12 (sábado) – NATAL SOLIDÁRIO
Local: Bairro Amparo
Hora: 8h às 12h

17/12 (sábado) – NATAL SOLIDÁRIO
Local: Bairro Uruará
Hora: 8h às 12h

- PARADA DO NATAL MÁGICO DA CIDADE DA GENTE
Local: Orla
Hora: 20h30

18/12 (domingo) – NATAL DA CIDADE DA GENTE
Local: Estádio Colosso do Tapajós
Hora: 17h às 22h

20, 21 e 22/12 (terça a quinta-feira) – CONCERTOS DE NATAL
Local: Orla
Hora: 20h30

23/12 (sexta-feira) – NATAL SOLIDÁRIO
Local: Bairro Santo André
Hora: 8h às 12h

– AUTO DE NATAL
Local: Praça Mirante
Hora: 20h30

– CHRISTMAS ROCK
Local: Orla
Hora: 21h30

25/12 (domingo) – SHOW DE NATAL “A FÁBRICA DE BRINQUEDOS DA CIDADE DA GENTE”
Local: Orla
Hora: 21h

27/12 (terça-feira) – CASAMENTO COMUNITÁRIO
Local: Espaço Pérola do Tapajós - Parque da Cidade
Hora: 18h30

Divicom|PMS

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Infraestrutura

GALERIA DA MOAÇARA - A Secretaria Municipal de Infraestrutura realiza limpeza de galerias na Avenida Moaçara. O ponto mais crítico fica no cruzamento com a Avenida Dom Frederico Costa, próximo ao igarapé do Urumari. O sistema de drenagem estava entupido com areia e lixo. O trabalho da SEMINF será intenso, e pretende normalizar a drenagem no local e evitar transtornos aos moradores. Hoje (06) pela manhã, outra equipe fez a limpeza diária da praça da Matriz e à tarde, iniciou os trabalhos na praça Tiradentes. É realizada varrição, capina e recolhimento de pequenos resíduos. Segue também a limpeza na Avenida Mendonça Furtado.

TERRAPLENAGEM - A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) segue com a preparação da base para asfaltamento da Avenida Altamira, bairro Santíssimo e da Rua Gonçalves Dias, bairro Uruará. Também segue a terraplenagem nos ramais da região de Mojuí dos Campos. Outra equipe com maquinário da SEMINF está no Parque da Cidade fazendo a manutenção de trilhas.

MANUTENÇÃO - A Secretaria Municipal de Infraestrutura realiza operação tapa-buracos nas Avenidas Curuá-Una e Muiraquitã. Os serviços irão proporcionar mais segurança e conforto aos usuários do transito.


Divicom|PMS

Certificação

Será no dia 14 de novembro (quarta-feira), a cerimônia de entrega de certificados aos participantes dos cursos do Plano de Qualificação Profissional no Turismo, promovido pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), em parceria com a Empresa Paraense de Turismo (PARATUR) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A cerimônia de certificação será às 10h no auditório da Casa de Cultura.


Divicom|PMS

Projeto Casinha de Leitura realiza atividades alusivas ao Natal

No período de 09 a 23 de dezembro, das 18h30 às 21h, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), por meio do Projeto Casinha de Leitura, promoverá o evento “Meu Natal Literário”, cuja proposta é desenvolver de forma itinerante nos bairros da cidade e comunidades do planalto, atividades construtivas que terão como base, a leitura.
Essa iniciativa terá por objetivo despertar na comunidade, o sentimento sobre a Magia do Natal.
Atividades como: mediações de leitura, apresentações de espetáculos temáticos, contações de histórias, filmes natalinos e doações de livros com temas bíblicos farão parte da programação.
O evento será realizado na praça do Parque da Cidade.

Recitais – Iniciaram ontem (05), as apresentações do Recital de Natal do Projeto Música na Escola, promovido pela Prefeitura de Santarém sob organização da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED). A primeira apresentação ocorreu na escola municipal Princesa Izabel. Logo mais, às 17h, o Recital será na quadra da escola Ubaldo Corrêa, e amanhã, 07 de dezembro, será na praça do Livramento com os alunos da escola Maria de Lourdes Almeida. Todas as apresentações iniciam às 18h. Nos Recitais deste ano, são apresentadas canções como:

Glória (Banda de música e Coral); O Primeiro Natal (Banda de Música e Coral); Pinheirinho (Banda de Música e Coral); Canção de Natal (Banda, Conjunto de Flauta doce e Coral); Tocam Sinos (Banda de Música e Coral); Noite Feliz (Banda de Música e Coral); O Velhinho (Banda de Música e Coral); Vinde Cantai (Banda de Música e Coral); Feliz Natal (Solo: Queila; e Quinteto Instrumental do PELC); Uma árvore de Natal (Banda de Música e Coral) e Boas Festas (Banda de Música e Coral).

Iluminação pública: direito da população assegurado pela Prefeitura


A Iluminação pública é um direito da população tratado como prioridade pela Prefeitura de Santarém. Os reparos de luminárias são feitos diariamente pelo setor de iluminação pública da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF). Três equipes formadas por técnicos e eletricistas trabalham de segunda a sábado. Aos domingos, uma das equipes cumpre plantão. Um trabalho intenso para dar conta de cumprir todas as demandas necessárias.
Segundo dados da Divisão de Iluminação Pública (DIP) da SEMINF, somente na zona urbana, o município de Santarém possui 14 mil 304 pontos de iluminação pública. Na zona rural este número é de três mil e 58 pontos.
O planejamento dos locais atendidos é feito semanalmente. Há manutenção regular nas ruas e avenidas com tráfego intenso. Constantemente também são priorizados os arredores de prédios públicos, como escolas e postos de saúde e ainda, bairros com alto índice de criminalidade. De janeiro a setembro de 2011, foram reparados 3.979 pontos danificados na zona urbana e 1.262 pontos de luz na zona rural. Também foram feitas manutenções específicas na orla e no Parque da Cidade, chegando a 224 pontos reparados. Os dois locais são bastante frequentados por pessoas em busca de lazer e que fazem exercícios físicos, além de serem pontos turísticos de Santarém.
Os principais serviços feitos pelas equipes da DIP são: troca de lâmpadas, reatores e fotossensores. O setor de iluminação pública da SEMINF enfrenta grandes dificuldades, como as frequentes ações de vândalos, principalmente em bairro periféricos, e as constantes oscilações de energia. Porém, com planejamento eficaz e o apoio de comunitários, os desafios são superados.
O diálogo fácil e transparente com a população é mantido como prioridade. O atendimento para reclamações é feito pessoalmente na SEMINF, ou por meio de ofícios, encaminhados por vereadores e líderes comunitários e ainda através do telefone 3523 -2726.

Encontro – A iluminação pública foi pauta de um encontro realizado ontem à noite na Associação de Moradores da Interventoria entre governo municipal e moradores do bairro. Também foram discutidas demandas e investimentos públicos nas áreas da infraestrutura e saúde. Participaram da reunião, a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo; os Secretários Municipais Inácio Correa (Infraestrutura) e Emmanuel Silva (Saúde); as Coordenadores da Prefeitura, Denise Marsala (Ação Social) e Wandicleia Lopes (Orçamento Participativo); o Chefe da Divisão de Iluminação Pública, Francinaldo Gomes; e o vereador Carlos Jaime.


Divicom|PMS

Canções de Chico Buarque são interpretadas em Santarém


A Casa da Cultura foi palco no último sábado (03), do Show Cantando Chico, desenvolvido pelo Projeto Arte na Escola da Gente, da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), da Prefeitura de Santarém.
Foram interpretadas 14 canções do cantor e compositor de Chico Buarque, pelos alunos: Evelyn Sabrina, Luana Sousa, Marcos Abraão, Edvaldo Matos e pelos artistas: Cristina Caetano, Everaldo Martins Filho, Patrícia Lima e Sebastião Imbiriba.
Para o coordenador do Projeto, José Cândido, o show foi um espetáculo, que demonstra todo o trabalho realizado nas escolas do município. “O Projeto Arte na Escola da Gente já atendeu mais de 45 mil crianças, com oficinas de artes plásticas, dança, teatro e música. O Show Cantando Chico além de mostrar o talento dos alunos também valoriza a cultura da paz”, enfatizou.
O Show Cantando Chico visou destacar a importância da música na escola, assim como retratar a simplicidade do povo através das interpretações musicais.


Divicom|PMS

Região do Ituqui é contemplada com nova Escola


No último domingo (04), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), inaugurou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Caetano Braga, na comunidade Poço Branco – Região do Ituqui.
A titular da SEMED, professora Lucineide Pinheiro, afirmou durante o evento que a parceria com a comunidade é fundamental neste processo, considerando a necessidade de cuidar do espaço, contribuir na sua gestão e torná-la referência no município.
O novo estabelecimento de ensino ficou pronto em março deste ano, mas só agora que foi inaugurado. Vai atender 92 crianças da educação infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA), conta com três salas de aula, quatro banheiros masculino e feminino, cozinha, além de secretaria, refeitório, diretoria e sala para os professores.
A presidente da Comunidade, Leonice Carvalho, afirmou emocionada que a construção do novo espaço é a realização de um sonho que ultrapassa gerações. “Nós estamos nesta expectativa há muito tempo, mais precisamente, há quase 50 anos. Por isso que nós agradecemos muito à nossa prefeita e aproveitamos pra registrar que este governo muito tem feito por nossa região do Ituqui”.
A vereadora Ivete Bastos, que representou o poder legislativo na inauguração, afirmou que “este governo tem investido 100% na educação e trabalhado incansavelmente para diminuir as desigualdades sociais em Santarém”.
A prefeita Maria do Carmo disse não ter dúvidas que a educação é um instrumento de libertação de vidas. Falou da satisfação em inaugurar obras, sobretudo, prédios escolares. “Momentos iguais a este considero sublimes em minha administração pela importância social proporcionada. A escola constrói a referência das pessoas. Desde 2005, apresentamos propostas de governar exequíveis na área educacional. Criamos espaços dignos para nossas crianças e o padrão de nossas escolas é o mesmo tanto na cidade quanto no interior e não esquecemos de investir na formação dos professores. Isso é muito gratificante”, enfatizou.
Participaram da inauguração o Secretário de Infraestrutura, Inácio Correa; a Coordenadora Municipal de Ação Social, Denise Marsala; a Assessora Comunitária da Prefeitura, Laura Pinto; e a representante do Conselho do FUNDEB, Rosimary Santos, entre outros.


Divicom|PMS

24 novas obras são anunciadas na área da educação

A prefeita de Santarém, Maria do Carmo, acompanhada da secretária municipal de educação, professora Lucineide Pinheiro, fez o anúncio na manhã de ontem (05) de novas obras para o município. A reunião foi realizada no prédio da SEMED situado na Avenida Rui Barbosa com presidentes das associações dos bairros contemplados.
“Nosso compromisso desde o início do mandato é com a população, tanto que, primeiramente discutimos nossas ações com as lideranças e depois anunciamos os novos investimentos”, destacou a prefeita no início da conversa.
Em convênio com o FNDE, serão construídas 11 creches nos bairros: Fátima, Esperança, Nova República, Maracanã, Santana, São Cristovão, Uruará, Área Verde, Matinha, Santo André e Alter do Chão.
Os bairros Maracanã, Santo André, Urumari, Interventoria, Maicá e Novo Horizonte serão contemplados com escolas novas. Serão reconstruídas as escolas Delfina Amorim (Aeroporto Velho), São José Operário (São José Operário) e Nossa Senhora de Fátima (Laguinho).
A escola municipal Fluminense, na Aparecida, será reformada e ampliada.
Na oportunidade, a titular da SEMED também anunciou a construção de duas quadras cobertas nas escolas municipais Nazaré Demétrio Mussi (Mararú) e Ester Ferreira (Vitória Régia). As novas escolas e creches todas terão poços.
As obras anunciadas estão sendo licitadas e devem iniciar em janeiro do próximo ano. Nos próximos dias, a equipe de engenharia da SEMED irá realizar a visita de inspeção nos terrenos onde as referidas obras serão construídas.


Divicom|PMS

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Infraestrutura

TERRAPLENAGEM - A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) segue com equipes de terraplenagem nas ruas Altamira, bairro Santíssimo e Gonçalves Dias, bairro Uruará. Os serviços são procedimentos de base para o asfaltamento das vias. Também é feita terraplenagem em trilhas utilizadas para práticas esportivas e passeios no Parque da Cidade. A SEMINF faz ainda manutenção em ruas da Comunidade Mararu. Os trabalhos iniciaram hoje e devem beneficiar diversas vias. A recuperação de trafegabilidade em Santarém segue ainda na zona rural, com serviços em ramais da região de Mojuí dos Campos e na estrada de acesso à comunidade Ponta de Pedras.

ASFALTO - A SEMINF finaliza a pavimentação da Rua da Salvação, bairro Maracanã. Foram semanas de trabalho intenso na preparação da base com aterro e terraplenagem até a colocação do asfalto. A pavimentação beneficiará um trecho de 965 metros entre a Avenida Fernando Guilhon e a Rua Aramanaí. A obra terá um valor total de 496 mil 243 reais. Os recursos são provenientes de um convênio entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado. Outras equipes de asfalto da SEMINF atuam na operação tapa-buracos. Atualmente são realizados reparos em toda extensão da Avenida Moaçara e também na Mendonça Furtado.

LIMPEZA - A equipe padrão da empresa de limpeza pública Clean Service, que presta serviços para a Prefeitura de Santarém, continua a limpeza diária da Praça da Matriz. Também segue a limpeza da Avenida Borges Leal.

OBRAS - A equipe de obras da SEMINF constrói passagens de água na Silvério Sirotheau, bairro Liberdade e Cruzeiro do Norte, bairro Santarenzinho. Também seguem com a construção da Casinha do Papai Noel, na Praça São Sebastião. O local é um dos atrativos durante o mês dezembro nas programações de Natal em Santarém.


Divicom|PMS

Show Cantando Chico será amanhã

Amanhã (03), às 20h, no auditório da Casa da Cultura, alunos do Projeto Arte na Escola da Gente reapresentarão o Show Cantando Chico. Alunos da rede municipal de ensino e artistas locais interpretarão canções do cantor e compositor Chico Buarque.
A iniciativa do show é da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED). O objetivo é valorizar a Música Popular Brasileira e retratar a cultura do povo, por meio de músicas e apresentações teatrais.
A entrada para o show é franca.


Divicom|PMS

Prefeitura entregará nova escola na região do Ituqui

Neste domingo, 04 de dezembro, às 10h, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) irá entregar aos comunitários de Poço Branco, na região do Ituqui, a mais nova unidade educacional da rede municipal de ensino: a Escola de Ensino Fundamental Caetano Braga.
Esse mais novo investimento público é prova de que o Governo Cidade da Gente tem o compromisso de investir na qualidade do ensino na área urbana e do campo de Santarém.
Com a nova escola, 92 alunos serão atendidos através da educação infantil e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O novo educandário conta com 3 novas salas de aula, 4 banheiros masculino e feminino, refeitório, cozinha, diretoria, secretaria e sala dos professores.


Divicom|PMS

Rua da Salvação está sendo asfaltada


Depois ter a base preparada com terraplenagem e aterro, a Rua da Salvação, bairro Maracanã, começa a receber asfalto. A pavimentação era uma demanda antiga dos moradores ao governo municipal, que sofriam com poeira e falta de trafegabilidade. O resultado dos trabalhos representará mais uma possibilidade de acesso ao bairro Maracanã.
A pavimentação beneficiará um trecho de 965 metros entre a Avenida Fernando Guilhon e a Rua Aramanaí. A obra terá um valor total de 496 mil 243 reais. Os recursos são provenientes de um convênio entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado.
Outras ruas foram asfaltadas recentemente pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraesterutura (SEMINF), como a Edivaldo Leite, bairro Santo André e Silvério Sirotheau, bairro Liberdade. Além da Avenida Salvação, também serão pavimentadas até o fim do ano a Avenida Altamira, bairro Santíssimo, Turiano Meira, bairro Diamantino e Gonçalves Dias, bairro Uruará.
Atualmente, a SEMINF está executando o assentamento de meio fio na Turiano Meira. Na Gonçalves Dias e Altamira, a Prefeitura de Santarém realiza terraplenagem e aterro.

Manutenção de vias - Equipes de terraplenagem da SEMINF seguem na Jaderlândia fazendo a manutenção nas Ruas B e C, que são as principais vias daquele bairro. Na Zona Rural continuam os reparos de ramais na região de Mojuí dos Campos. O mesmo tipo de serviço segue na estrada de acesso à comunidade Ponta de Pedras.

Tapa-buracos - A SEMINF realiza operação tapa-buracos na Avenida Mendonça Furtado. O serviço também é feito na Silvério Sirotheau, sentido Raimundo Fona até o centro da cidade.

Obras - A equipe de obras da SEMINF constrói passagens de água na Silvério Sirotheau, bairro Liberdade e Cruzeiro do Norte, bairro Santarenzinho.

Limpeza - Galerias da Avenida Moaçara recebem limpeza às proximidades do cruzamento com Dom Frederico. Depois de concluído esse trabalho, serão limpas as canaletas da Avenida Curuá-Una.

Limpeza Praça da Matriz - A equipe padrão da empresa de limpeza pública Clean, que presta serviços para a Prefeitura de Santarém, realiza diariamente limpeza da Praça da Matriz. Os trabalhos no local são necessários devido ao grande fluxo de pessoas na praça, por conta do arraial de Nossa Senhora da Conceição. Também segue a limpeza da Borges Leal, iniciada esta semana. Toda extensão da avenida será beneficiada.


Divicom|PMS

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Recital de Natal inicia segunda-feira

Iniciam na segunda-feira (05), as apresentações do Recital de Natal do Projeto Música na Escola, promovido pela Prefeitura de Santarém sob organização da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED). Os Recitais serão realizadas até o dia 07 de dezembro.
A primeira apresentação (2ª feira) será na escola municipal Princesa Izabel. Já no dia 06 de dezembro (3ª feira) o Recital será na quadra da escola Ubaldo Corrêa, e no dia 07 de dezembro (4ª feira), será na praça do Livramento com os alunos da escola Maria de Lourdes Almeida. Todas as apresentações iniciam às 18h.
O Projeto Música na Escola funciona desde 2008 e visa promover o desenvolvimento artístico/cultural dos alunos da rede pública municipal, além de auxiliá-los durante o processo de aprendizagem musical, já que proporciona concentração, coordenação psicomotora, raciocínio lógico matemático, estética pessoal e disciplina aos alunos.
Nos Recitais deste ano, serão apresentadas as seguintes canções:

Glória (Banda de música e Coral); O Primeiro Natal (Banda de Música e Coral); Pinheirinho (Banda de Música e Coral); Canção de Natal (Banda, Conjunto de Flauta doce e Coral); Tocam Sinos (Banda de Música e Coral); Noite Feliz (Banda de Música e Coral); O Velhinho (Banda de Música e Coral); Vinde Cantai (Banda de Música e Coral); Feliz Natal (Solo: Queila; e Quinteto Instrumental do PELC); Uma árvore de Natal (Banda de Música e Coral) e Boas Festas (Banda de Música e Coral).


Divicom|PMS

Seminf prioriza manutenção e limpeza de ruas

A Avenida Mendonça Furtado recebe por parte da Prefeitura de Santarém , manutenção em toda sua extensão através da operação tapa-buracos. O mesmo tipo de serviço é realizado na Avenida Cuiabá.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) também executa trabalhos de terraplenagem no bairro Jaderlândia. Já foi realizada melhoria na Rua B e ontem (30) a equipe da Secretaria iniciou a manutenção na Rua C.
Na Avenida Curuá-Una é realizada limpeza de canaletas. Na Rua Silvério Sirotheau, bairro Liberdade e na Cruzeiro do Norte, bairro Santarenzinho, são construídas passagens de água. Os serviços melhoram o sistema de drenagem das vias.
Seguem também os preparativos para asfaltamento das Ruas: Altamira, bairro Santíssimo, Gonçalves Dias, bairro Uruará e Salvação, bairro Maracanã.


Divicom|PMS

Prefeitura recupera ramais

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) realiza reparos em ramais da zona rural de Santarém. Desde o mês de setembro deste ano, o governo municipal faz a manutenção de estradas na região do eixo-forte e atualmente o maquinário da Secretaria está trabalhando na estrada que dá acesso à comunidade Ponta de Pedras. Outra equipe da SEMINF realiza reparos nos ramais da região de Mojuí dos Campos.
Os trabalhos facilitam o acesso das pessoas que vivem na zona rural, como os serviços públicos nas áreas de saúde e educação. Melhores estradas também possibilitam mais condições de escoamento da produção para a zona urbana do município por produtores da agricultura familiar de Santarém.


Divicom|PMS

Leitura e escrita são estimuladas através de Projeto


Encerrou na última terça-feira (29) o Projeto de Intercâmbio Cultural realizado nos últimos seis meses (junho a novembro de 2011), entre alunos do 3º ano do turno matutino da escola Sofia Imbiriba com alunos do 3º ano do turno vespertino da escola Cristã Paz II.
O Projeto foi idealizado por gestoras, pedagogas e professoras da escola Sofia Imbiriba em parceria com o Governo Cidade da Gente, por meio das Secretarias de Finanças (SEFIN), Educação (SEMED) e Meio Ambiente (SEMMA) e de outras instituições públicas e privadas.
O Projeto consistiu no incentivo aos alunos, do interesse pela leitura, pela escrita e pelo conhecimento de outras realidades educacionais. “Nessa perspectiva, estabelecemos contato e socialização entre os alunos que interagiram social e culturalmente, visando a aprendizagem a partir do exercício da escrita e da leitura através dos conteúdos das cartas. Por isso, um de nosso parceiros envolvidos nesse Projeto foi os Correios, que nos ajudaram a estabelecer essa relação de intercâmbio do conhecimento. O interessante é que os alunos fizeram o uso do dicionário como ferramenta imprescindível dessa comunicação”, explicou Edmilson Santos, Secretário Municipal de Finanças.
A metodologia aplicada consistiu no envio de uma a três correspondências por mês - por alunos envolvidos no Projeto, tanto de uma escola, como de outra - pelos Correios, de cartas com conteúdos em forma de redação, sobre temas diversos, a partir de cada realidade educacional vivenciada. O passo posterior a esse intercâmbio de correspondências, foi a visita dos alunos à escola parceira com o objetivo de conhecer e socializar entre os colegas, a importância dessa experiência.
O ponto alto do Projeto culminou na manhã de ontem com a solenidade de encerramento realizada na Escola Sofia Imbiriba, no bairro Liberdade. Por ocasião do evento, o gerente dos Correios em Santarém, Rosimar Bastos, fez a entrega de CPFs aos alunos que participaram do Projeto.


Divicom|PMS