quinta-feira, 29 de março de 2012

40 toneladas de pescado serão disponibilizadas para a Feira do Peixe Vivo


Já está tudo programado para a realização em Santarém, de mais uma edição da Feira do Peixe Vivo e Resfriado, iniciativa realizada durante a Semana Santa e que há cinco anos vem dando certo através de parceria firmada entre a Prefeitura, que tem à frente pelo menos três Secretarias Municipais (Produção Familiar – SEMPAF, Agricultura e Abastecimento – SEMAB; e Meio Ambiente - SEMMA), com órgãos dos governos do Estado e Federal, entidades representativas da sociedade civil e empresas privadas.
Para este ano, está prevista para dois dias, a comercialização de aproximadamente 40 toneladas de pescado, segundo declarou o titular da SEMPAF, Jorge dos Santos Oliveira. “As espécies vivas de peixes mais comuns que serão vendidas são as de tambaqui e tambatinga. Também teremos espécies nativas, que são os peixes resfriados da bacia amazônica. Enfim, o consumidor terá bastante opção de escolha”, declarou.
A Feira do Peixe Vivo e Resfriado ocorre desde 2008 e este ano, será realizada nos dias 4 e 5 de abril (quarta e quinta-feira) em pelo menos 11 pontos de Santarém, sendo: Mercadão 2000; Trevo do Maracanã; em frente ao Estádio Colosso do Tapajós (pela Sérgio Henn); Mercado da Prainha; em frente à praça do bairro Nova República; comunidade Boa Esperança (em frente ao Mercantil Boa Esperança); Mercado da Rodagem; Elinaldo Barbosa com Gonçalves Dias, no bairro Prainha (referência será a residência do Sr. Roberto Mafra); Feira da COHAB; e na praça em frente a igreja de Mojuí dos Campos.
“Este ano, também colocaremos dois pontos de venda no município de Belterra, sendo que um deles ficará no trevo da Cuiabá com a entrada de Belterra, e outro no Mercado Municipal. Em todos os pontos de comercialização, a venda iniciará às 8h, sem horário estabelecido para encerrar. Enquanto tiver peixe, o ponto de venda funcionará”, explicou o Secretário Jorge.
A Feira do Peixe Vivo e Resfriado visa fortalecer a atividade de piscicultura, garantindo o pescado na mesa das famílias e gerando renda aos piscicultores e pescadores artesanais no município de Santarém.
Contato para entrevista: Jorge dos Santos Oliveira (Secretário Municipal de Produção Familiar) - 9182-7052 e 9186-2325.


Divicom|PMS