quarta-feira, 21 de março de 2012

Avançam trabalhos no Parque Vera Paz


A Prefeitura de Santarém, através da empresa Lima Vieira, segue com os trabalhos de construção do Parque Vera Paz, que será mais uma opção para o lazer dos santarenos e um importante espaço para o desenvolvimento do turismo. O local terá quadra poliesportiva, quiosques, área de contemplação com vista para o rio Tapajós e espaço para caminhadas e corridas.
O Secretário Municipal de Infraestrutura, Inácio Corrêa, destaca que a localização do Parque é considerada estratégica. “A área da Vera Paz é muito bonita e estamos preservando o verde que existe no local. O espaço será mais uma alternativa para caminhadas dos frequentadores da Orla e com a quadra que iremos construir, beneficiaremos a população dos bairros aqui da região, como Salé e Laguinho, que não dispõem atualmente de áreas adequadas para a prática esportiva”, declarou o Secretário.
No Parque Vera Paz também irá funcionar o Centro de Informações Turísticas (CIT). Inácio Corrêa enfatiza que a obra será importante para a atividade turística na cidade. O Centro ficará a poucos metros do Porto da Companhia Docas do Pará, onde atracam diversos navios transatlânticos de cruzeiros e também embarcações que realizam viagens interestaduais. No local serão disponibilizadas informações sobre os diversos destinos e atividades turísticas de Santarém.
A construção do Parque Vera Paz e do Centro de Informações Turísticas é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Santarém e o Ministério do Turismo. A obra sofreu um atraso em função da empresa que ganhou o primeiro processo licitatório ter tido problemas. Dessa forma, a Prefeitura precisou abrir nova concorrência. No segundo processo licitatório saiu vencedora a empresa Lima Vieira, que executa a construção do Parque desde o final no ano passado.
O Projeto inicial também foi modificado para manter boa parte da área intacta, preservando ao máximo a natureza e também as áreas que possam ser alvo de estudos arqueológicos.
“Inicialmente pensamos em fazer uma contenção através de aterro da área, mas optamos por fazer uma passarela proporcionando que no inverno se mantenha o fluxo normal do rio no local”, informou o Secretário Inácio Corrêa.
A empresa responsável pela obra trabalha em ritmo acelerado. Atualmente os serviços se concentram nos quiosques do Parque. Já foi concluída a parte de laje da passarela. Nos próximos dias deve começar o assentamento de ladrilhos e guarda-corpos. A empresa Lima Vieira informa que a obra já tem 60% de sua estrutura concluída. A Prefeitura planeja entregar o Parque Vera Paz à população de Santarém em agosto desde ano.


Divicom|PMS