quinta-feira, 22 de março de 2012

COSANPA apresenta Plano de Saneamento à prefeita de Santarém


A prefeita Maria do Carmo recebeu em audiência na manhã desta quarta-feira (21), uma equipe técnica da COSANPA que veio apresentar ao governo municipal, os objetivos do Plano de Saneamento de Água e Esgoto e o Projeto para a Universalização de Abastecimento de Água, que deve ser contemplado com recursos do PAC 2.
Renata Maneschy, Assessora de Regulação da COSANPA, explicou que com esses novos investimentos, será possível traçar metas a médio e longo prazo para universalizar o abastecimento de água. Ela disse que a empresa ainda está trabalhando no projeto do PAC 1, que vai universalizar o abastecimento em 80% do município, mas com o PAC 2, que prevê investimentos de 55 milhões de reais, será possível atender em 100% o abastecimento de água em Santarém.
“Esse Plano de Saneamento de Água e Esgoto é uma exigência do Ministério das Cidades que só poderá liberar o recurso que já está disponível na Caixa Econômica Federal após termos aprovado esse Plano em audiência pública e termos assinado o Contrato de Trabalho com a Prefeitura de Santarém. Só após termos cumprido todos esses procedimentos é que teremos acesso aos recursos do governo federal”, explicou.
O Projeto para Saneamento de Água e Esgoto foi apresentado à Prefeita Maria do Carmo e à Coordenadora do PAC em Santarém, Alba Valéria, por Gustavo Martins (Gestor de Projetos da COSANPA) e Marcel Pimenta (Engenheiro Consultor).
Para a Prefeita, é importante que o Município seja ouvido e faça os devidos ajustes ao Projeto se necessário for. “Estamos recebendo o primeiro protótipo desse Plano que a partir de agora é obrigatório para que possamos receber recursos. No ano passado, a Prefeitura concedeu à COSANPA o direito de elaborar esse Plano que é muito caro e não teríamos condições de fazê-lo. Visto o Projeto, vou encaminhá-lo para o setor de Planejamento e para a Assessoria jurídica para análise. Se chegarmos a um acordo, receberemos oficialmente esse Plano Municipal de Saneamento de Água e Esgoto e o apresentaremos em audiência pública. Se aprovado, a próxima fase será a de assinar o convênio com a COSANPA para que nos próximos anos, ela faça os devidos investimentos no município, o que entendo ser muito importante para o bem estar e melhoria na qualidade de vida da população”, afirmou a Prefeita.


Divicom|PMS