segunda-feira, 26 de março de 2012

Escola de Economia Solidária concorre a prêmio nacional


As práticas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES)/Prefeitura de Santarém, através do Projeto Escola de Economia Solidária – ECONSOL, foram conhecidas de perto no início desta semana (19 e 20 de março) por representantes do Prêmio Objetivo de Desenvolvimento do Milênio – ODM Brasil.
A visita in locu foi feita por Sandro Pereira Silva, da Diretoria de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e Carolina da Cunha Rocha, Técnica em Assuntos Educacionais e Coordenadora Geral de Pesquisa da Escola Nacional de Administração Publica – ENAP.
O Prêmio ODM Brasil é um reconhecimento da Organização das Nações Unidas – ONU e da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil às práticas que contribuem para os objetivos do Milênio. E neste contexto, o Projeto ECONSOL foi inscrito com base em pelo menos três dos pré-requisitos determinados pelo Prêmio, sendo: Erradicação da extrema pobreza e fome; Promoção da igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; e estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento.
Para concorrer ao Prêmio ODM que em 2012 é realizado em sua 4ª edição, foram inscritos no Brasil 1.639 projetos. Destes, apenas 20 serão premiados e o resultado só será conhecido no mês de maio.
“No processo de triagem, a ECONSOL está entre os 50 melhores projetos do país. Porém, para a seleção final, o Comitê Organizador do Prêmio promove a visita em cada Projeto pré-selecionado e foi por esta razão que a equipe esteve em Santarém para conhecer as práticas da Escola de Economia Solidária”, explicou Edna Reis, titular da SEMDES.
Acompanhados pela Coordenadora da ECONSOL, Maria Farias Araújo, os técnicos visitaram durante os dois dias que permaneceram na cidade, o Grupo Tapajônico Solidário de Costureiras e Artesãos que tem como finalidade a confecção de sacolas retornáveis para o mercado santareno; a oficina de formação da Cooperativa de Reciclagem dos Catadores de Lixo do Perema; a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares e Produtores de Farinha de Boa Esperança; a Cooperativa de Agricultores Familiares de Hortaliças da Área Verde; e as salas de aulas onde os pequenos empreendedores recebem formação em Empreendedorismo Solidário.
Além dessas visitas, a equipe foi recebida em audiência pela Prefeita de Santarém Maria do Carmo. “Desde sua implantação em 2006, a Escola de Economia Solidária já formou cerca de 2.300 alunos, que aprenderam atividades que vão desde o planejamento à execução de empreendedorismo. A ECONSOL é uma inovadora alternativa de geração de trabalho e renda. É um compromisso social com o desenvolvimento do município a partir de ideias inovadoras e corajosas de cidadãos que escolheram serem empreendedores”, enfatizou a prefeita.
Contato para entrevista: Maria Farias Araújo (Coordenadora da ECONSOL) – 9138-4320.


Divicom|PMS