quarta-feira, 7 de março de 2012

Escolas municipais participam de votação mundial

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) em parceria com o Projeto Rádio pela Educação – Diocese de Santarém, lança hoje (7), o Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança. A iniciativa é da Organização Não-Governamental Children´s Wolrd, da Suécia.
Desde 2006 que alunos da rede municipal de ensino participam da votação mundial que premia ações no mundo com crianças e adolescentes em situação de risco, como o combate ao trabalho escravo, exploração sexual, maus tratos, dentre outros. As crianças recebem nas escolas um exemplar da Revista O Globo, que apresenta os três projetos finalistas e realizam campanhas eleitorais e a eleição.
Em 2012 serão 80 escolas municipais da zona urbana, rios e planaltos que irão participar da votação, além de escolas estaduais e particulares. Os projetos finalistas são de Anna Mollel (Tanzânia), Sakena Yacoobi (Afeganistão) e Ann Skelton (África do Sul).
A proposta é que os alunos na faixa etária entre 10 e 17 anos tenham a experiência de participar do processo democrático, incluindo o material do prêmio nas diversas disciplinas do ensino regular e despertando o interesse em discutir sobre a importância do voto, suas consequências e a forma de avaliar candidatos.
A cerimônia de lançamento inicia às 8 horas no Salão Paroquial da Escola Diocesana São Francisco (entrada pela Trav. Dom Amando) e contará com a participação de diretores das escolas que irão realizar a votação.
Na oportunidade serão entregues os exemplares da revista O Globo.


Divicom|PMS