segunda-feira, 5 de março de 2012

Metas na área educacional são alcançadas pela Prefeitura


A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) da Prefeitura de Santarém já concluiu seu relatório estatístico do ano letivo 2011 e o resultado aponta para um avanço na qualidade do ensino em toda a rede municipal.
Os números mostram que o índice geral de aprovação foi de 90,4% em 2011, superando o índice de 2010 que foi de 90%. Em 2005, primeiro ano da atual administração, o percentual era de 84,6%.
A permanência escolar atingiu a melhor meta na rede municipal. Em 2011, a evasão escolar chegou a 1,1% em relação a marca registrada em 2010 que foi de 1,5%. Este avanço é comprovado no comparativo com ano de 2005, cujo índice foi de 3,4% de evasão.
Os números confirmam que a parceria entre governo, comunidade, professores e alunos dá certo. Um exemplo dos bons resultados é a primeira Escola de Tempo Integral Frei Fabiano Merz. Inaugurada no bairro Caranazal pela Prefeitura em fevereiro de 2011, a escola não registrou nenhuma evasão e a aprovação dos alunos foi de 100% em seu primeiro ano de funcionamento
Ainda em 2012, de acordo com a secretária de Educação de Santarém, Lucineide Pinheiro, o governo fará a entrega da segunda escola de tempo integral, cujas obras estão em fase de conclusão no bairro Jardim Santarém.
As ações desenvolvidas desde 2005 pela pasta da Educação do Governo Cidade da Gente são consideradas decisivas para o sucesso nos resultados de aprovação e evasão. Entre as iniciativas premiadas e inovadoras, constam: Projeto Arte na Escola da Gente, Casinha de Leitura e Mais Educação.
A valorização dos profissionais da educação também é fator importante neste processo. A Prefeitura de Santarém, por exemplo, já vem pagando o Piso Salarial Nacional e o PCCR da categoria. A eleição de gestores das escolas e os programas de formação inicial e continuada também são realidade no município.


Divicom|PMS