segunda-feira, 26 de março de 2012

Prefeitura consegue mais recursos para atender demanda de próteses dentárias

Santarém foi um dos municípios paraenses contemplados pelo Governo Federal com recursos que vão reforçar a Assistência Odontológica do Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi confirmada à Coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura de Santarém, Madalena de Sousa, durante reunião em Belém no dia 07 de março.
Como encaminhamento da reunião na capital do Estado, ficou agendada uma visita aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de Santarém pelo Coordenador de Saúde Bucal do Pará, Evaldo Bichara. A visita foi feita na quarta-feira (21/03). In locu, o Coordenador verificou como ocorrem os atendimentos e a produção de próteses nos CEOs do município.
“Santarém tem hoje uma produção de 35 próteses dentárias ao mês. Com esse novo recurso, o município terá condições de aumentar sua produção mensal para mais 150 próteses. Um dos principais critérios que levaram Santarém a estar inserida nesse projeto piloto do Ministério da Saúde foi ter uma rede de saúde bucal bem organizada”, ressaltou Evaldo.
Após a visita, o Secretário de Saúde de Santarém encaminhou para a Coordenação Estadual de Saúde Bucal que funciona na SESPA, o documento que especifica as necessidades de equipamentos para a atenção básica e para a produção de próteses dentárias. Segundo Emmanuel Silva, o mesmo documento será entregue à Coordenação da Saúde Bucal do Ministério da Saúde. Ele explica que com o recebimento do recurso, a contrapartida do governo será a de ampliar o atendimento bucal em Santarém, contemplando os participantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e Mulheres Mil, através do Programa Brasil Sorridente.
“Nossa política não é a de arrancar dentes, pelo contrário, é de fazer todo o possível para manter a arcada dentária de nossa população completa. Não sendo viável, precisamos ter condições para oferecer próteses ao público que não tem condições de comprar uma. Atualmente, recebemos do governo federal R$ 2.290,00 mensais para a produção de próteses e com esse novo projeto, o município passará a receber um montante de R$ 20 mil/mês. Dessa forma, poderemos ampliar o número de beneficiados”, enfatizou o titular da SEMSA, Emmanuel Silva.
Atualmente na rede de Saúde Bucal de Santarém, existem 03 CEOs e 13 Consultórios Odontológicos da Saúde da Família, sendo que um destes, funciona na Unidade da Saúde da Família Fluvial I.


Divicom|PMS