terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Curso de Formação

Professores da educação especial participaram ontem (27), do VII curso de Formação de Gestores e Educadores, com o tema Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Participaram educadores das escolas municipais e representantes de outros municípios da região. O curso e realizado no horário de 8h às 17h e prossegue até sexta-feira (02), no auditório do Hotel Amazônia Boulevard.


Divicom|PMS

Recadastramento do Bolsa Família pode ser feito até março

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou até o dia 29 de março o prazo para a atualização cadastral do Programa Bolsa Família - PBF, que terminaria na próxima quarta-feira (29).
Segundo a titular da secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social de Santarém, Ana Elvira Alho, a prorrogação foi necessária devido à adoção de novo sistema de senhas, que deixou o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal indisponível por duas semanas em fevereiro, prejudicando o trabalho de atualização nos municípios.
Sobre as pessoas que já fizeram a sua atualização cadastral do PBF, Ana Elvira informa que elas já poderão sacar o pagamento em março. “O pagamento do mês sai com os de janeiro e fevereiro, que estavam bloqueados. Quem ainda não havia feito a revisão ganhou mais 30 dias para fazê-lo, o que significa que não haverá cancelamento por falta de revisão cadastral até o fim do novo prazo. Quando o recurso é bloqueado, fica na conta e não pode ser sacado. Quando há cancelamento, o beneficiário é excluído do programa.
Em Santarém, 27.810 famílias quilombolas, ribeirinhas e da área urbana são beneficiárias do Programa. Em 2005, apenas 11 mil eram atendidas com o Bolsa Família no município.
Contato para entrevista: Ana Elvira Alho (9122-3905/2101-5130).


Divicom|PMS

Amparo e Conquista recebem reparos na iluminação pública

Seguindo a programação semanal, o Setor de Iluminação Pública da secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF) atuou nos bairros Conquista e Amparo, fazendo a recuperação de 25 pontos de luz apagados através de troca de luminárias, lâmpadas e reatores. Na Conquista, o serviço foi executado na Rua Conceição Barreto e no Amparo, nas ruas: Palestina, Santa Terezinha, Visconde de Aracajú e Santa Luzia.
Outra equipe do setor realizou a instalação de fotossensores em postes da Avenida Rui Barbosa e da Barjonas de Miranda. O serviço é chamado de evolução e impede que as luzes fiquem acesas permanentemente.
“Com as luzes acesas somente à noite, se ganha em economia de energia e manutenção”, afirmou Francinaldo Gomes, coordenador do Setor de Iluminação Pública da SEMINF.


Divicom|PMS

Seminf segue cronograma de limpeza de ruas

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) segue com uma intensa programação de limpeza, realizando capina e retirada de entulhos em diversas ruas da cidade. O trabalho é importante para evitar que o material obstrua bueiros e canaletas. Equipes da prefeitura executaram limpeza de canaletas na Sérgio Henn e na São Nicolau. Serviço semelhante é feito na esquina da Magalhães Barata com Paulo Maranhão.
Os trabalhos também foram executados através da empresa de limpeza pública Clean, prestadora de serviços para o governo municipal, com varrição e recolhimento de pequenos resíduos na Avenida Rui Barbosa, sentido Centro/Av. Cuiabá, e na Avenida Tapajós, sentido capitania dos Portos/ Centro.
A SEMINF fez limpeza na pista da Rodovia Curuá-Una, em um trecho do bairro Urumari, próximo a Rua Carrapicho, através da retirada de areia que pode ser um risco aos condutores que passam pelo local. Desta forma, a trafegabilidade no trecho foi melhorada.
Também foram executadas melhorias na Rua Cristo Rei, bairro Diamantino e através da equipe de obras da SEMINF, foi tapado um buraco na Rua Boa Esperança, bairro Esperança.

Orla - Agentes de limpeza também atuam no Rio Tapajós. Com auxílio de uma lancha, servidores da SEMINF fizeram no final de semana, o recolhimento de lixo próximo à orla de Santarém. No rio, são encontrados materiais como sacolas plásticas e principalmente latinhas de alumínio (refrigerante e cerveja). A quantidade de lixo aumentou bastante devido a grande aglomeração de pessoas que foram prestigiar o Carnaval na Orla, mas apesar da SEMINF ter aumentado a quantidade de lixeiras e coletores no local, o lixo jogado na água e na rua ainda foi grande.


Divicom|PMS

Prefeitura assina contratos para construção de moradias


A administração municipal de Santarém, representada pelo secretário de Infraestrutura, Inácio Correa, assinou contratos com a empresa Carmona Cabrera Engenharia para a construção de 480 unidades habitacionais no bairro Aeroporto Velho. O projeto de construção das casas faz parte do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) e será executado através de um convênio entre a prefeitura de Santarém e o governo Federal, via ministério das Cidades.
O secretário Inácio Correa explica que para totalizar a quantidade de 480 moradias há dois projetos: um é referente ao Residencial Uruará, que terá 168 apartamentos e está orçado em aproximadamente R$ 5 milhões e o outro é o Residencial Santo André, que contará com 312 unidades e custará pouco mais de R$ 10,1 milhões. Os dois residenciais serão construídos lado a lado em uma área localizada à Avenida Moaçara, bairro Aeroporto Velho.
O programa do FNHIS é exclusivo para atender pessoas que moram em área de risco, como em locais alagadiços ou próximos a morros e encostas.
“Para selecionar os beneficiários, iremos elaborar um cadastro com o auxilio da Defesa Civil e da secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS). Com este projeto, nós iremos dar condições dignas para muitas pessoas que sofrem, principalmente no período chuvoso”, enfatiza Inácio Corrêa.
O representante da empresa Carmona Cabrera Engenharia, Flávio Carmona, informou que a obra deve começar no próximo mês.
A política de moradia é levada a sério pela prefeitura de Santarém. No ano passado foram entregues – sem qualquer ônus às famílias - 30 casas no bairro Alvorada, tirando de área de risco, principalmente, pessoas que viviam em condições sub-humanas nos bairros Mapiri, Santo André e Uruará. Através do Programa de Aceleração de crescimento (PAC), a prefeitura irá construir 653 casas nos bairros Mapiri e Uruará. A obra segue em bom ritmo e as primeiras unidades devem ser entregues este ano.


Ainda fazendo parte da política de habitação, o governo municipal realiza as inscrições para o Programa Minha Casa Minha Vida. O Programa prevê a construção de 4.500 moradias em Santarém. O cadastro é feito na Travessa Tupinambás, entre as Avenidas Ismael Araújo e Altamira, bairro Santíssimo, ao lado da secretaria municipal de Habitação (SEMH).


Divicom|PMS

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Aula inaugural

Neste sábado (25), no auditório central da UEPA, às 8h, ocorrerá a aula inaugural do Programa Pró-Letramento, desenvolvido pela secretaria municipal de Educação e Desporto (SEMED). O Programa atenderá em 2012, 275 professores da rede municipal de ensino, que participarão do curso de Alfabetização e Linguagem e Matemática. As aulas serão realizadas aos sábados na Escola Rotary, nos horários de 07h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30. Haverá também aula presencial na zona rural, em três pólos de formação que atenderão professores que trabalham nas comunidades Parauá, Anã e Boim, entre outras.
O Pró-Letramento é um programa de formação continuada de professores para a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nos anos/séries iniciais do ensino fundamental.


Divicom|PMS

Carnaval em Santarém encerra com saldo positivo



Após cinco dias de folia, o Carnaval 2012 em Santarém encerrou na noite de terça-feira (21) com a premiação aos vencedores na orla da cidade.
Jarle Aguiar, secretária municipal de Cultura, avaliou o evento de forma positiva. “Trabalhamos em parceria com as duas entidades que congregam as agremiações carnavalescas. À Prefeitura de Santarém, coube a organização e infraestrutura do evento, com arquibancadas e segurança; aos blocos de enredo e empolgação, o brilho do espetáculo, quer seja pelo enredo e alegorias apresentadas, ou somente pela alegria em desfilar na avenida Tapajós. Se tivemos mérito, cabe ao público avaliar”, destacou Jarle.
O bloco da Pulga, que homenageou Sebastião Tapajós, foi o campeão do Carnaval de Santarém. O bloco Cacique da Prainha ficou em 2º lugar; Unidos de Aparecida em 3º e o bloco Unidos da Interventoria na 4ª colocação.
Em Alter do Chão, a Prefeitura foi responsável pela festa no domingo e segunda-feira.


Divicom|PMS

Barco Abaré faz nova viagem para a região do Tapajós

Após conseguir na justiça o direito de permanência em Santarém do Barco Hospital Abaré, que funciona como Unidade de Saúde Fluvial, a Prefeitura, por SEMSA, manteve o cronograma de atendimentos de saúde aos moradores das regiões de rios e lagos do município para os próximos seis meses.
“Esta é uma de nossas Unidades Fluviais que garante o acesso da população ribeirinha aos serviços de saúde, que é um direito constitucional que precisa ser respeitado. Nosso trabalho é realizado em parceria com o Projeto Saúde e Alegria e já se tornou uma referência nacional. Na ameaça anunciada de perdemos este barco, acionamos a justiça que reconheceu, embora em caráter liminar, o prejuízo imensurável que teríamos com a retirada do mesmo nos serviços prestados aos moradores de comunidades distantes. O Abaré é uma conquista não só do governo, mas de toda a população santarena”, declarou a prefeita Maria do Carmo.
Na noite de quarta-feira (22), a Unidade de Saúde/Abaré I, seguiu viagem para a região do Tapajós/Resex, onde permanecerá com uma equipe de saúde multidisciplinar até o dia 3 de março próximo.
A Coordenação de Rios e Lagos da secretaria municipal de Saúde (SEMSA), informou que a peta será atender 1.857 famílias residentes em 38 comunidades da região do Tapajós. Serão prestados os seguintes serviços: consulta médica, consulta de enfermagem, atendimento odontológico, coleta de PCCU, coleta de exames laboratoriais, vacinação, pré-natal, HiperDia, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da Criança, acompanhamento dos pacientes em tratamento de tuberculose e hanseníase, entrega de medicamentos da farmácia básica, educação em Saúde, visitas domiciliares, entre outros.
“A ação será coordenada pela enfermeira Marcela Brasil, que contará com a ajuda de 20 profissionais de saúde. Nosso objetivo será melhorar a qualidade de vida dos moradores daquela região através da nossa oferta de serviços preconizados pelo ministério da Saúde para as Equipes da Estratégia Saúde da Família”, afirmou o médico Emmanuel Silva, titular da SEMSA.

Cronograma de Viagem para a região do Tapajós:
Dia
Comunidade
Data
Turno
Quarta
Saída de Santarém
22/02
22:00
Quinta
Vila Franca
23/02
Manhã
Sexta
Samauma
24/02
Manhã
Sexta
Nova Vista
24/02
Manhã
Sexta
Nuquini
24/02
Tarde
Sexta
Tucumatuba
24/02
Tarde
Sábado
Boim,Rosário,Pau da Letra
25/02
Manhã
Sábado
São Tomé
25/02
Tarde
Sábado
Jaca
25/02
Tarde
Sábado
Paranapixuna
25/02
Tarde
Domingo
Jatequara
26/02
Manhã
Domingo
Jauarituba
26/02
Manhã
Domingo
Santo Amaro
26/02
Manhã
Domingo
Mirixituba
26/02
Tarde
Domingo
V. Alg. Do Muratuba
26/02
Tarde
Segunda
Muratuba
27/02
Manhã
Segunda
Paricatuba
27/02
Manhã
Segunda
Surucuá
27/02
Tarde
Terça
Parauá
28/02
Manhã
Terça
Pajurá
28/02
Tarde
Terça
Limãotuba/Brinco das Moças
28/02
Tarde
Terça
Cab. Do Amorim
28/02
T
Quarta
Ens. Do Amorim
29/02
M
Quarta
Vila de Amorim
29/02
T
Quinta
Cab.do Ukena
01/03
M
Quinta
Mapiri
01/03
M
Quinta
Suruacá
01/03
T
Sexta
Capixauã
02/03
M
Sexta
V. do Capixauã
02/03
M
Sexta
Solimões
02/03
T
Sexta
Pedra Branca
02/03
T
Sábado
Anumã
03/03
M
Sábado
Carão
03/03
M
Sábado
Santi/Curipatá
03/03
T
Sábado
Maripá
03/03
T


Divicom|PMS