quinta-feira, 29 de março de 2012

Projeto Casinha da Leitura

A Secretaria Municipal de Educação e Desporto – SEMED/Prefeitura de Santarém, por meio do Projeto Casinha de Leitura, realiza hoje (29), mais um dia de atividades lúdicas na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Três Pastorinhos, localizada no Bairro Nossa Senhora de Fátima, no horário de 8h às 11h. As crianças serão beneficiadas com contação de história, mediação de leitura, cantigas pedagógicas, leitura livre e reprodução do imaginário. Os educadores estarão todos caracterizados de personagens do mundo encantado da leitura.
A UMEI Três Pastorinhos está localizada à Rua 24 de Outubro, bairro Fátima
Mais informações: Jefferson Souza (Coordenador do Projeto) - 9134-1634.


Divicom|PMS

Equipes de iluminação pública atendem ruas do Diamantino

Ontem (28), técnicos do Setor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) executaram reparos no bairro Diamantino. Os serviços beneficiaram moradores das ruas Lauro Sodré, São João e Sérgio Henn. A meta foi realizar manutenção em aproximadamente 25 pontos de luz danificados.
Outra equipe do setor atuou na Avenida Frei Vicente, bairro Aeroporto Velho e também no Centro da Cidade. Foram reparados 15 pontos de iluminação nos dois locais. No Centro, os pontos que necessitam de manutenção imediata ficam na Avenida Tapajós, Travessas Floriano Peixoto, Galdino Veloso e Otaviano de Matos, além da Avenida Rui Barbosa.
Através da manutenção periódica são realizados serviços de troca de lâmpadas, reatores, luminárias e demais equipamentos que estejam danificados. O setor de iluminação pública da Prefeitura de Santarém elabora o cronograma de trabalho de acordo com demandas apontadas pela população.
Para sugestões ou reclamações, a SEMINF disponibiliza o número telefônico: 3523-2726.


Divicom|PMS

40 toneladas de pescado serão disponibilizadas para a Feira do Peixe Vivo


Já está tudo programado para a realização em Santarém, de mais uma edição da Feira do Peixe Vivo e Resfriado, iniciativa realizada durante a Semana Santa e que há cinco anos vem dando certo através de parceria firmada entre a Prefeitura, que tem à frente pelo menos três Secretarias Municipais (Produção Familiar – SEMPAF, Agricultura e Abastecimento – SEMAB; e Meio Ambiente - SEMMA), com órgãos dos governos do Estado e Federal, entidades representativas da sociedade civil e empresas privadas.
Para este ano, está prevista para dois dias, a comercialização de aproximadamente 40 toneladas de pescado, segundo declarou o titular da SEMPAF, Jorge dos Santos Oliveira. “As espécies vivas de peixes mais comuns que serão vendidas são as de tambaqui e tambatinga. Também teremos espécies nativas, que são os peixes resfriados da bacia amazônica. Enfim, o consumidor terá bastante opção de escolha”, declarou.
A Feira do Peixe Vivo e Resfriado ocorre desde 2008 e este ano, será realizada nos dias 4 e 5 de abril (quarta e quinta-feira) em pelo menos 11 pontos de Santarém, sendo: Mercadão 2000; Trevo do Maracanã; em frente ao Estádio Colosso do Tapajós (pela Sérgio Henn); Mercado da Prainha; em frente à praça do bairro Nova República; comunidade Boa Esperança (em frente ao Mercantil Boa Esperança); Mercado da Rodagem; Elinaldo Barbosa com Gonçalves Dias, no bairro Prainha (referência será a residência do Sr. Roberto Mafra); Feira da COHAB; e na praça em frente a igreja de Mojuí dos Campos.
“Este ano, também colocaremos dois pontos de venda no município de Belterra, sendo que um deles ficará no trevo da Cuiabá com a entrada de Belterra, e outro no Mercado Municipal. Em todos os pontos de comercialização, a venda iniciará às 8h, sem horário estabelecido para encerrar. Enquanto tiver peixe, o ponto de venda funcionará”, explicou o Secretário Jorge.
A Feira do Peixe Vivo e Resfriado visa fortalecer a atividade de piscicultura, garantindo o pescado na mesa das famílias e gerando renda aos piscicultores e pescadores artesanais no município de Santarém.
Contato para entrevista: Jorge dos Santos Oliveira (Secretário Municipal de Produção Familiar) - 9182-7052 e 9186-2325.


Divicom|PMS

quarta-feira, 28 de março de 2012

Casinha da Leitura

Hoje (28), o Projeto de Casinha de Leitura, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), realizará atividades lúdicas na Escola Municipal Frei Rainério e na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Três Pastorinhos. Na escola Frei Rainério, localizada à Rua Maringá, no Jutai, serão realizadas oficinas práticas de leitura, de 8h às 17h. E na UMEI Três Pastorinhos, localizada à Rua 24 de Outubro, na Aldeia, serão realizadas oficinas de 9h às 17h.
O Projeto Casinha de Leitura estimula os alunos da rede municipal de ensino ao gosto pela leitura e escrita através de atividades lúdicas e educativas.


Divicom|PMS

Prefeitura entrega certificados e abre novas inscrições para cursos

Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES, o Governo Cidade da Gente realizará no dia 30 de março (sexta-feira), a solenidade de entrega de certificados aos alunos participantes dos cursos ofertados pelo Telecentro de Informação e Negócios –TIN.
Durante o evento que ocorrerá às 09h no auditório da FIT, a Coordenação do TIN entregará 108 certificados aos alunos concluintes dos Cursos de Informática Básica, Caixa Informatizado, Gestão de Empresas e Departamento Pessoal e Informática Básica para Melhor Idade.
“Pela sétima vez, confirmaremos o importante papel do governo municipal no trabalho que desenvolve na inclusão social e digital dos cidadãos e cidadãs de Santarém através da oferta de cursos e treinamentos presenciais e à distância, informações e serviços aos empreendedores e à comunidade local”, destacou Carlos André, Coordenador do TIN.
André destaca ainda, que novos cursos serão ofertados. Segundo ele, nos dias 02 e 03 de abril, serão realizadas inscrições de candidatos interessados em participar gratuitamente dos cursos Designer Gráfico Básico, Informática Básica, Caixa Informatizado, Informática Básica para a Melhor Idade e Gestão de Empresas e Departamento Pessoal.
“As inscrições podem ser feitas no horário de 08h às 14h na sede da SEMDES, situada à Avenida Curuá-Una, 42, Santa Clara. Disponibilizaremos um total de 104 vagas que serão distribuídas para os cursos ofertados. As aulas serão ministradas nos período de 09 de abril a 21 de junho no Telecentro de Informação e Negócios que funciona na própria Secretaria”, explicou.
Mais informações: Carlos André (Coordenador do TIN) – 9174-7946/9138-8185.


Divicom|PMS

Divulgada a lista de selecionados para o Projovem Urbano

Ontem (27), a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) disponibilizou o resultado do processo de seleção para a contratação de educadores e assistentes pedagógico e administrativo para atuarem no Projovem Urbano, exercício 2012.
O ProJovem Urbano é um programa do governo federal executado no município pela Prefeitura de Santarém. É destinado a promover a inclusão social dos jovens de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental. O Programa busca a reinserção dos mesmos na escola e no mundo do trabalho.
O processo seletivo para o ProJovem Urbano de Santarém foi constituído de análise de currículo e entrevista. Os selecionados foram:

- Educador de Língua Portuguesa: Edilene dos Santos Ribeiro, Ellen Cristina Dantas Monteiro e Joannys Goudinho Xavier;
- Educador de matemática: Aniele Domingas Pimentel Silva, Érica Baía Miranda, Rilza de Oliveira Pereira;
- Educador de Ciências Humanas (Licenciatura em História e Geografia): Jarisson Frank Santos de Sousa, Jurandir da Silva Guimarães Júnior, Eni Ferreira Lopes;
- Educador de Participação: Waldenize sena dos Santos, Maria Dulceclei de Souza Gonçalves e Zenilza Betcel dos Santos;
- Educador em Língua Inglesa (Licenciatura em Língua Inglesa): Valdinei Evangelista da Silva, Sara Costa Ferreira e Tânia Conceição Lisboa de Rego;
- Arco Reparo e Construção I (Técnico em Edificações): Andrew Carlos Ferreira Lemos;
- Educador de Ciências da Natureza (Licenciatura em Ciências Biológicas): Adriane Xavier Hager, Mary Solange Sousa Monteiro e Adria Gisele Bastos Sousa;
- Educador de Acolhimento Infantil: Raimunda Barbosa Alves, Rosângela de Sousa Farias, Ivana de Oliveira Sousa, Antonia da Cunha de Sousa, Maria Gracilene Ferreira de Almeida e Mônica Christina Santos Ribeiro;
- Assistente Administrativo (ensino médio): Roberta Nascimento Silva.
A lista dos candidatos que estão na reserva está disponibilizada no prédio da SEMED, na Avenida Borges Leal.


Divicom|PMS

Competições de Atletismo e Natação serão em maio

Por meio da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL), da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), a Prefeitura de Santarém abrirá inscrições para o III Festival de Atletismo e para o VII Circuito de Natação.
O Festival de Atletismo Escolar de Santarém será realizado nos dias 16, 17 e 18 de maio, no Parque da Cidade e contará com a participação de 27 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, visando contemplar o envolvimento de 615 alunos, de 09 a 18 anos, por meio do incentivo à prática do atletismo.
As inscrições serão realizadas de 09 a 27 de abril e poderão ser feitas no prédio da SEMED localizado à Avenida Borges Leal.
Já o VII Circuito de Natação visa incentivar e democratizar a prática da natação em nosso município, difundindo o esporte como agente de socialização. O evento será realizado em duas etapas distintas e interligadas: uma etapa será classificatória e outra será eliminatória com a participação direta de 08 escolas de natação e 300 atletas efetivos na competição.
O Circuito de Natação será realizado no dia 12 de maio, na UEPA, e o período de inscrições será de 12 de abril a 04 de maio no prédio da SEMED, na Borges Leal.


Divicom|PMS

Ruas são recuperadas em Santarém

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) segue o cronograma de melhorias em vias da cidade. Ontem (27), foi executada terraplenagem na Rua Oswaldo Cruz, bairro Santarenzinho. Outra equipe da Secretaria atua na Rua Maguari, bairro Maracanã e também faz a recuperação na Rua Val Paraíso, bairro Alvorada e Rua Buruti, bairro Uruará.
Ruas que são asfaltadas também passam por manutenção através da operação tapa-buracos. Os servidores da SEMINF iniciaram os trabalhos na Rua Rosa Vermelha e executam reparos em alguns pontos da Avenida Dom Frederico Costa. Na segunda-feira (26), a operação tapa-buracos beneficiou as Travessas Professor Carvalho e Barjonas de Miranda.

Limpeza - Através da empresa de limpeza pública Clean, prestadora de serviços para a Prefeitura de Santarém, é feita limpeza da Magalhães Barata e da Avenida Dom Frederico Costa. Também passam por limpeza o estádio Colosso do Tapajós e um terreno público localizado na Rua do Imperador com a Rua São Cristóvão, bairro Prainha.


Divicom|PMS

Escadaria no Lago Grande é entregue pelo governo


Representantes do Governo Municipal fizeram no sábado (24), a entrega da nova escadaria da comunidade Itacumini, região do Lago Grande. A escadaria tem 96 degraus e deve facilitar a vida de todos os comunitários que agora dispõem de acesso seguro.
A entrega ocorreu em meio a uma solenidade da qual participaram os Secretários Municipais Inácio Corrêa (Infraestrutura), Bruno Figueiredo (Agricultura e Abastecimento) e Luiz Alberto Cruz (Segurança Cidadã), além de moradores de Itacumini e de outras comunidades do Lago Grande.
De acordo com a Presidente da Associação Agrícola de Itacumini, Corita Branches, o esforço de todos fez o sonho da nova escadaria se tornar realidade. “Recebemos esta obra com muito entusiasmo, pois é uma escada muito bonita e vai facilitar muito nossa vida. Esta construção só foi possível com o esforço da minha comunidade e também da Prefeitura”, declarou a liderança.
Em seu discurso, Inácio Corrêa destacou a importância da participação dos moradores na realização do trabalho. “Dá orgulho ver uma obra desta natureza, que teve sim, a aplicação de recursos da Prefeitura, mas que contou fundamentalmente com a vontade, o esforço e a ação de cada um dos comunitários”, enfatizou o Secretário de Infraestrutura.
Bruno Figueiredo, titular da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, também reforçou o empenho de todos para a conclusão da obra. “O governo entrou com o material, o projeto e o mestre de obras, mas a maior contribuição foi da comunidade que ‘arregaçou’ as mangas, deixando um pouquinho dos seus afazeres e participando da construção”, afirmou.
Na comunidade de Itacumini moram aproximadamente 50 famílias.


Divicom|PMS

Prefeita participa de encontro sobre Desenvolvimento Sustentável


Acompanhada da Coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Alba Valéria e da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Edna Reis, a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima está na capital federal onde participará até sexta-feira (29), da 61ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos e do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria.
Esta tarde, no horário de 15h às 17h, a prefeita Maria do Carmo foi Moderadora da Mesa de Debates que tratou sobre “A Judicialização de Passivos Ambientais: Os Municípios e o Ministério público do Meio Ambiente”.
Em Brasília, a chefe do Executivo de Santarém também cumpre algumas agendas institucionais. Às 10h da manhã de ontem (27), participou de audiência com André Marinho, Superintendente de Habitação da Caixa Econômica Federal. A pauta do encontro foi sobre o Programa Minha Casa Minha Vida que está sendo executado no município.
Às 17h30 de hoje (28), a Prefeita será recebida em audiência pelo Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. O principal assunto a ser tratado pela gestora de Santarém com o representante do governo federal será sobre as obras do Terminal de Cargas e Passageiros.


Divicom|PMS

segunda-feira, 26 de março de 2012

Diretoria do Instituto Histórico do Tapajós é empossada


Na noite da última sexta-feira (23), foi realizada a solenidade de instalação do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap), entidade que terá por objetivo resgatar a história da região, bem como fomentar e estimular pesquisas nessa área com as novas gerações.
O evento foi presidido pela historiadora santarena radicada em Belém, Ruth Burlamaqui de Moraes, representante do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGPA) e contou com a participação de várias autoridades, como, do historiador Arno Wehling, presidente do IHGB – Instituto Histórico e Geográfico do Brasil; da Prefeita de Santarém, Maria do Carmo, que na oportunidade foi diplomada como presidente de honra do IHGTap; do presidente do poder legislativo municipal, vereador José Maria Tapajós; do advogado Roberto Vinholte, representante da subseção local da OAB; e do professor Aldo Queiroz, representante das instituições de ensino superior da região.
Após o relato sobre o tramitar dos trabalhos da Comissão que se predispôs a instalar a entidade, bem como a leitura de proposta e aprovação de estatuto, houve a posse da primeira diretoria do IHGTap, que por um período de três anos , ficará à frente da entidade. A diretoria é integrada por: padre Sidney Augusto Canto (Presidente), professor Anselmo de Alencar Colares (vice-presidente), jornalista João Georgios Ninos (1º secretário), historiador Paulo Henrique Lima (2º secretário), professor Alenilson Antonio Mota Ribeiro (1º Tesoureiro) e historiadora Antonia Terezinha Santos Amorim. Também foram empossados como membros do Conselho Fiscal a professora Raimunda Nonata Monteiro, o professor Wildson Pinto de Queiróz, a antropóloga Iza Maria Tapuia, três suplentes: o gestor ambiental Yago Estouco Rodrigues, o acadêmico de Direito Ib Sales Tapajós e a professora Liduína Maia.
O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Santarém.


Divicom|PMS

Novo local

A 1ª Formação em Serviço dos Agentes e Coordenadores do Programa de Esporte e Lazer na Cidade – PELC foi realizada no sábado (24) não no auditório da UEPA, conforme divulgado e sim, na Escola do Parque. A programação do evento foi desenvolvida no horário de 8h às 12h, sob coordenação da Assessoria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Santarém.


Divicom|PMS

Show Canta Brasil

O Show Canta Brasil que seria realizado no sábado (24), por alunos do Projeto Arte na Escola da Gente da rede municipal de ensino e por artistas convidados foi cancelado. Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), a nova data para a realização do espetáculo será informada posteriormente.


Divicom|PMS

Rua Buruti recebe melhorias

A SEMINF realizou nesta sexta-feira (23) reparos na Rua Buruti, bairo Uruará. A via estava em situação complicada devido às chuvas que caem com frequência em Santarém neste período. É executada terraplenagem no cruzamento com as ruas Antônio Simões e Rua Nova. Manutenção de vias através de terraplenagem também beneficia moradores do bairro Santarenzinho. Pela tarde foi feita recuperação de um trecho da Rua Joana D’arc, próximo ao cruzamento com a Olavo Bilac.
Também são intensificados os reparos através da operação tapa-buracos na Barjonas de Miranda, entre Praça Tiradentes e Avenida Mendonça Furtado. Outra equipe está na Dom Frederico Costa entre Mendonça Furtado e Altamira
A SEMINF ainda segue com os trabalhos de limpeza nas avenidas Dom Frederico Costa e Moaçara. Outro grupo de servidores está na Gonçalves Dias fazendo a limpeza de canaletas e outros elementos do sistema de drenagem entre a Rua Tocantins e Praça do Júlia.

Iluminação Pública - As equipes do setor de iluminação pública da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) estiveram nesta sexta-feira (23) nos bairros Santarenzinho, Esperança e Floresta. No Santarenzinho, os técnicos do setor devem recuperar cerca de 25 pontos de luz nas ruas Joana D’arc, Sucupira, Humberto Alves e 31 de maio. No bairro Esperança os trabalhos se concentraram nas ruas Rosa Vermelha, Santa Maria, Piquiatuba e Quixadá. Na Floresta será feita manutenção em luminárias das ruas: Paricá, Sapupema, Frei Gaspar e Pau-Brasil.


Divicom|PMS

Semana do Artesão 2012


Em parceria com as entidades que representam os artesãos(ãs) de Santarém, o governo municipal, por meio da Secretaria de Cultura (SMC), promoveu a Semana do Artesão 2012, na Praça do Pescasdor. A cerimônia de abertura foi realizada na noite da última quinta-feira (22) no Terminal Fluvial Turístico com apresentações musicais da Escola de Música Maestro Wilson Fonseca e homenagens a pelo menos três profissionais do ramo, sendo: Inês Melo (Artesã in memorian); Maria do Carmo (Artesã Padrão); e José Claudionor Lima (Artesão Revelação).
O tema do evento foi “Artesanato, o produto da sensibilidade de nossas mãos” e o lema “Nas partituras do Maestro Isoca, o artesanato vira música”.
A Semana do Artesão encerrou no domingo (25) e contou com exposições dos trabalhos dos artesãos homenageados no TFT.


Divicom|PMS

Prefeitura consegue mais recursos para atender demanda de próteses dentárias

Santarém foi um dos municípios paraenses contemplados pelo Governo Federal com recursos que vão reforçar a Assistência Odontológica do Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi confirmada à Coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura de Santarém, Madalena de Sousa, durante reunião em Belém no dia 07 de março.
Como encaminhamento da reunião na capital do Estado, ficou agendada uma visita aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de Santarém pelo Coordenador de Saúde Bucal do Pará, Evaldo Bichara. A visita foi feita na quarta-feira (21/03). In locu, o Coordenador verificou como ocorrem os atendimentos e a produção de próteses nos CEOs do município.
“Santarém tem hoje uma produção de 35 próteses dentárias ao mês. Com esse novo recurso, o município terá condições de aumentar sua produção mensal para mais 150 próteses. Um dos principais critérios que levaram Santarém a estar inserida nesse projeto piloto do Ministério da Saúde foi ter uma rede de saúde bucal bem organizada”, ressaltou Evaldo.
Após a visita, o Secretário de Saúde de Santarém encaminhou para a Coordenação Estadual de Saúde Bucal que funciona na SESPA, o documento que especifica as necessidades de equipamentos para a atenção básica e para a produção de próteses dentárias. Segundo Emmanuel Silva, o mesmo documento será entregue à Coordenação da Saúde Bucal do Ministério da Saúde. Ele explica que com o recebimento do recurso, a contrapartida do governo será a de ampliar o atendimento bucal em Santarém, contemplando os participantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e Mulheres Mil, através do Programa Brasil Sorridente.
“Nossa política não é a de arrancar dentes, pelo contrário, é de fazer todo o possível para manter a arcada dentária de nossa população completa. Não sendo viável, precisamos ter condições para oferecer próteses ao público que não tem condições de comprar uma. Atualmente, recebemos do governo federal R$ 2.290,00 mensais para a produção de próteses e com esse novo projeto, o município passará a receber um montante de R$ 20 mil/mês. Dessa forma, poderemos ampliar o número de beneficiados”, enfatizou o titular da SEMSA, Emmanuel Silva.
Atualmente na rede de Saúde Bucal de Santarém, existem 03 CEOs e 13 Consultórios Odontológicos da Saúde da Família, sendo que um destes, funciona na Unidade da Saúde da Família Fluvial I.


Divicom|PMS

Escola de Economia Solidária concorre a prêmio nacional


As práticas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES)/Prefeitura de Santarém, através do Projeto Escola de Economia Solidária – ECONSOL, foram conhecidas de perto no início desta semana (19 e 20 de março) por representantes do Prêmio Objetivo de Desenvolvimento do Milênio – ODM Brasil.
A visita in locu foi feita por Sandro Pereira Silva, da Diretoria de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e Carolina da Cunha Rocha, Técnica em Assuntos Educacionais e Coordenadora Geral de Pesquisa da Escola Nacional de Administração Publica – ENAP.
O Prêmio ODM Brasil é um reconhecimento da Organização das Nações Unidas – ONU e da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil às práticas que contribuem para os objetivos do Milênio. E neste contexto, o Projeto ECONSOL foi inscrito com base em pelo menos três dos pré-requisitos determinados pelo Prêmio, sendo: Erradicação da extrema pobreza e fome; Promoção da igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; e estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento.
Para concorrer ao Prêmio ODM que em 2012 é realizado em sua 4ª edição, foram inscritos no Brasil 1.639 projetos. Destes, apenas 20 serão premiados e o resultado só será conhecido no mês de maio.
“No processo de triagem, a ECONSOL está entre os 50 melhores projetos do país. Porém, para a seleção final, o Comitê Organizador do Prêmio promove a visita em cada Projeto pré-selecionado e foi por esta razão que a equipe esteve em Santarém para conhecer as práticas da Escola de Economia Solidária”, explicou Edna Reis, titular da SEMDES.
Acompanhados pela Coordenadora da ECONSOL, Maria Farias Araújo, os técnicos visitaram durante os dois dias que permaneceram na cidade, o Grupo Tapajônico Solidário de Costureiras e Artesãos que tem como finalidade a confecção de sacolas retornáveis para o mercado santareno; a oficina de formação da Cooperativa de Reciclagem dos Catadores de Lixo do Perema; a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares e Produtores de Farinha de Boa Esperança; a Cooperativa de Agricultores Familiares de Hortaliças da Área Verde; e as salas de aulas onde os pequenos empreendedores recebem formação em Empreendedorismo Solidário.
Além dessas visitas, a equipe foi recebida em audiência pela Prefeita de Santarém Maria do Carmo. “Desde sua implantação em 2006, a Escola de Economia Solidária já formou cerca de 2.300 alunos, que aprenderam atividades que vão desde o planejamento à execução de empreendedorismo. A ECONSOL é uma inovadora alternativa de geração de trabalho e renda. É um compromisso social com o desenvolvimento do município a partir de ideias inovadoras e corajosas de cidadãos que escolheram serem empreendedores”, enfatizou a prefeita.
Contato para entrevista: Maria Farias Araújo (Coordenadora da ECONSOL) – 9138-4320.


Divicom|PMS

quinta-feira, 22 de março de 2012

Bairro Nova República é atendido com manutenção de vias

A Secretaria Municipal de Infraestrutura da Prefeitura de Santarém faz manutenção nas ruas 21 e 28, bairro Nova República. As vias foram bastante afetadas com as últimas chuvas. Ainda na Nova República outro grupo de servidores da SEMINF faz a retirada de areia no cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua 21.
Esta tarde, a SEMINF fez manutenção através da operação tapa-buracos na Barjonas de Miranda e na Rua do Imperador. Também continuam os serviços de recapeamento da Avenida Mendonça Furtado. Os trabalhos já avançaram em dois quarteirões.

Limpeza - A Secretaria realiza recolhimento de entulhos em importantes vias da cidade. Nesta quinta-feira (22) as equipes percorreram toda a extensão das avenidas Rui Barbosa e São Sebastião. E ainda segue a limpeza nas avenidas Moaçara e Dom Frederico Costa. Através da empresa Clean, prestadora de serviços da Prefeitura de Santarém, é feita varrição e recolhimento de pequenos resíduos.
A SEMINF também realiza limpeza de caixas de esgoto no entorno da Praça Tiradentes e recupera tampas de galerias na Rua Siqueira Campos, no centro da cidade.


Divicom|PMS

Comunidade Guaraná recebe reparos na iluminação pública

Na última quarta-feira (21), o Setor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) realizou manutenção na Comunidade Guaraná, região de Curuá-Una. Cerca de trinta pontos de luz danificados foram recuperados. Na zona urbana, as equipes do setor estiveram no bairro Área Verde. Os trabalhos beneficiaram as ruas Marcílio Dias, Buruti, Trans-Maicá e Henrique Saraiva.
Nesta quinta-feira (22) serão feitos reparos nos bairros Fátima e Santarenzinho. Em Fátima, os técnicos atuam nas ruas Rui Barbosa, São Sebastião, Frei Ambrósio e Luís Barbosa. No Santarenzinho, os benefícios chegam aos moradores das ruas Angelim, Tomé de Sousa, Bom Jardim, Piçarreira e Olavo Bilac.


Divicom|PMS

Unidade de Saúde Fluvial atenderá a região de Arapiuns

Seguindo o cronograma de viagens para o atendimento da população ribeirinha, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, prestará assistência para 67 comunidades da Região do Rio Arapiuns, no período de 23 de março a 02 de abril.
O Governo Cidade da Gente disponibilizará para esta ação uma equipe de 22 servidores da SEMSA e a meta da viagem será oferecer os atendimentos para 2.284 famílias.
Em pouco mais de dez dias, serão ofertados gratuitamente, os seguintes procedimentos em saúde: odontologia, consulta de enfermagem, coleta de PCCU, Educação em Saúde, vacinação de rotina, Farmácia Básica, exames laboratoriais, teste de glicemia, Aferição de Pressão Arterial, medição do Índice de Massa Corporal, atendimentos aos grupos de Hiperdia, dentre outros.
As atividades acontecerão na Unidade de Saúde Fluvial – Abaré II e as ações terão início na comunidade Prainha do Maró (Alto Arapiuns) no dia 23 de março. O encerramento dos atendimentos será na comunidade Maicá (Baixo Arapiuns) no dia 02 de abril.
Mais Informações: Rivelino Mota (Assessor de Rios e Lagos da SEMSA) - 9121-3890.


Divicom|PMS

Educadores inscritos ao Projovem Urbano serão selecionados

Nos dias 23 e 24 de março, na Escola do Parque, os candidatos inscritos para atuarem no Projovem Urbano, serão entrevistados pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado, que tem a missão de analisar os currículos e fazer as entrevistas antes da contratação.
Nesses dois dias, serão selecionados educadores para trabalharem no Programa em áreas específicas (Ensino Fundamental); de Qualificação Profissional; de Participação Cidadã; para Acompanhamento do Acolhimento Infantil; Assistente Pedagógico e Assistente Administrativo.
As entrevistas dos candidatos serão feitas de 8h às 16h. A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 27 de março.
O ProJovem Urbano é um programa do Governo Federal desenvolvido em Santarém pela Prefeitura e destina-se a promover a inclusão social dos jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental, buscar a reinserção dos mesmos na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.


Divicom|PMS

Show Canta Brasil será sábado

Alunos do Projeto Arte na Escola da Gente, de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), começaram a ensaiar hoje (22) para o Show Canta Brasil que será realizado no sábado, 24 de março. Os ensaios continuarão até amanhã (23).
O espetáculo contará com apresentações de teatro, dança e MPB que serão interpretadas por alunos da rede municipal de ensino e por artistas convidados.
O ensaio de hoje ocorreu no prédio da SEMED localizado à Avenida Borges Leal e amanhã, será no Comercial Atlético Cearense, às 20h.
O Show Canta Brasil está marcado para iniciar às 20h no Comercial Atlético Cearense.


Divicom|PMS

Coordenadores de Esporte e Lazer serão capacitados

No sábado (24), haverá a primeira Formação em Serviço dos Agentes e Coordenadores do Programa de Esporte e Lazer na Cidade - PELC. O encontro será na UEPA, a partir das 8h. Os Agentes e Coordenadores serão capacitados para desenvolverem as oficinas do PELC dentro da sistemática do Programa que contempla atividades de interesses físicos, esportivos, manuais, artísticos, sociais, intelectuais e turísticos.
A capacitação contará com a seguinte programação:
- 7h40 às 8h - Recepção de Voz e Violão Junior Coelho, Agente Cultural;
- 8h às 8h15 – Abertura através de boas vindas e explanação do roteiro da Formação por Bruna Vasconcelos;
- 8h15 às 8h45 - Leitura de texto e dinâmica da Capacitação por Gleicimara Alvarenga;
- 8h50 às 10h - Inicio da Formação específica por Roberta Lages;
- 10h às10h20 – Intervalo e dinâmica de concentração com Gleicimara Alvarenga;
- 10h20 às 11h30 - Retomada da Formação Específica com Roberta Lages;
- 11h30 - Dinâmica de avaliação e informes com Bruna e Gleicimara;
- 12h00 – Encerramento.


Divicom|PMS

Prefeitura faz balanço de inscrições ao Minha Casa Minha Vida


O Grupo de Trabalho (GT) instituído no início deste ano pela Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima para acompanhar todo o processo de inscrição ao Programa Minha Casa Minha Vida, reuniu ontem (21) com 80 lideranças comunitárias do município para prestar contas da primeira etapa do cadastro que foi aberto ao público no último dia 13 de fevereiro.
O encontro ocorreu no local das inscrições do Programa, à Avenida Tupinambás (ao lado da Secretaria Municipal de Habitação). Às lideranças, foram apresentadas pelo governo municipal informações atualizadas sobre o Programa.
“Já vieram ao local do cadastramento, segundo consta em nossos relatórios, cerca de 7.000 pessoas. Destas, já foram cadastradas 3.686 pessoas. Vale ressaltar que aquelas pessoas que não foram cadastradas foi porque não se enquadraram nos critérios estabelecidos pelo Programa. No encontro de ontem, apresentamos o calendário de atendimento para os próximos meses, incluindo demandas espontâneas, ou seja, as pessoas não precisam esperar o dia definido para atendimento dos bairros”, explicou Wandicleia Lopes, Coordenadora do Orçamento Participativo e integrante do GT.
A reunião contou também, com a participação de membros do Conselho Municipal de Habitação e Interesse Social; de representantes do poder Executivo municipal, como Humberto Frazão (Secretário de Habitação) e Denise Marsala (Coordenadora de Ação Social); e do poder Legislativo, na pessoa da Vereadora Ivete Bastos.
Contato para entrevista: Wandicleia Lopes de Sousa (Coordenadora do Orçamento Participativo) - 8801-1398/ 8118-5983 e 9199-5986.


Divicom|PMS

Trote educativo focará temas ambiental e de saúde

Com o objetivo de promover educação ambiental e em saúde, a Prefeitura de Santarém e o Instituto Federal do Pará - IFPA (Campus Santarém) realizarão o Trote 2012 do IFPA, que será de forma educativa visando chamar a atenção dos calouros para a importância do combate à dengue no município.
O Trote ocorrerá no sábado, 24 de março, no horário de 8h às 12h e terá como tema “Combate à Dengue e ao Acúmulo de Lixo”. Consistirá em visitação domiciliar no bairro Interventoria, onde o IFPA está localizado. Os calouros levarão informação aos moradores sobre o combate à dengue e o correto gerenciamento do lixo domiciliar para a promoção e proteção da saúde coletiva.
Desde o dia 17 de março, os profissionais da Divisão de Vigilância em Saúde - DIVISA, da Secretaria Municipal de Saúde –SEMSA, estão orientando os professores e alunos do IFPA para a realização da visita domiciliar, principalmente sobre a forma de abordar a temática.
A ação terá a parceria do Setor de Endemias da SESPA e da Associação de Moradores do Bairro da Interventoria.
Mais Informações: Francileno Sousa (Biólogo da DIVISA) - 9145-0321.


Divicom|PMS

Prefeitura promove saúde aos moradores do Aritapera

O Governo Cidade da Gente continua desenvolvendo ações que têm por objetivo possibilitar o acesso da população ribeirinha aos serviços que a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) dispõe. Desta vez, moradores da região do Aritapera receberão a equipe de multiprofissionais da saúde pública da Prefeitura de Santarém neste sábado (24), a partir das 08h.
Coordenados pela Assessoria de Rios e Lagos da Divisão de Unidade e Atendimento – DUA/SEMSA, a grande ação promoverá a assistência nas Comunidades de Vila do Aritapera, Carapanatuba, Enseada do Aritapera, Piracãoera de Cima e Piracãoera de Baixo. Serão ofertados os seguintes procedimentos: consulta médica, consulta de enfermagem, atendimento odontológico, coleta de PCCU, vacinação de rotina, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, farmácia básica e Educação em Saúde.
Para melhor atender aos usuários que procurarem os serviços, a SEMSA montou a seguinte estratégia: na comunidade de Aritapera, os atendimentos serão realizados no Posto de Saúde que servirá como pólo para as comunidades Carapanatuba e Enseada do Aritapera.
Na Comunidade de Piracãoera de Baixo, o pólo de atendimentos será na Escola Municipal da comunidade Piracãoera de Cima.
Mais Informações: Rivelino Mota - Assessor de Rios e Lagos da SEMSA (9121-3890).


Divicom|PMS

Confirmada a realização de mais um campeonato de bairros

Iniciaram as inscrições para o Campeonato de Bairros Masculino e Feminino, desenvolvido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED). Com o objetivo de assegurar a integração, participação e direito social, o Projeto Campeonato de Bairros democratiza a prática do futebol e proporciona momentos participativos da comunidade com as práticas esportivas e com lazer.
Este ano será a sexta edição do Campeonato de Bairros Masculino e quinta edição do Campeonato Feminino, divididos da seguinte forma:

Campeonato Masculino:
- Distrito Central - envolverá os bairros Aparecida, Interventoria, Jardim Santarém, Aeroporto Velho, Diamantino (até a Moaçara) e Esperança;
- Distrito Norte - envolverá os bairros Salé, Liberdade, Mapiri, Laguinho, Centro, Fátima, Caranazal, Santa Clara e Aldeia;
- Distrito Oeste - envolverá os bairros Amparo, Conquista, Novo Horizonte, Nova Vitória, Elcione Barbalho, Maracanã I, Maracanã II, São Cristóvão, Nova Jerusalém, Alvorada e Santarenzinho;
- Distrito Sul - bairros Nova República, Vitória Regia, Matinha, Floresta, Santo André, São Francisco, Diamantino (lado Sul da Moaçara em direção ao Santo André) Cambuquira; Ipanema e Bela Vista;
- Distrito Leste I - bairros Santíssimo, Santana, Prainha, Uruará, Jardim das Palmeiras, Área Verde, Livramento, Urumari e São José Operário;
- Distrito Leste II - envolverá os bairros Urumari, Maicá I, Maicá II, Pérola do Maicá, Jaderlândia, Urumanduba, Jutaí, Vigia, Mararú (comunidade Diamantino até a comunidade Miritituba), e Área Verde.
As equipes de Futebol Feminino serão divididas em apenas dois distritos:
- Distrito Amazonas - envolverá os bairros Centro, Santa Clara, Santíssimo, Prainha, Interventoria, Santana, Livramento, Uruará, Diamantino, São José Operário, Área Verde, Santo André, Urumari, Jutaí, Pérola do Maicá, Maicá, Jaderlândia, Mararú, Urumanduba e Diamantino, Santa Luzia, Vigia e Jardim das Palmeiras.
- Distrito Tapajós - envolverá os bairros Aldeia, Aparecida, Jardim Santarém, Aeroporto Velho, Floresta, São Francisco, Nova República, Vitória Regia, Ipanema, Fátima, Laguinho, Esperança, Matinha, Cambuquira, Salé, Liberdade, Mapiri, Caranazal, Santarenzinho, Amparo, São Cristóvão, Novo Horizonte, Nova Vitória, Maracanã, Elcione Barbalho, Conquista e Alvorada.

As inscrições vão até o dia 05 de abril no prédio da SEMED localizado à Avenida Borges Leal, e podem ser feitas através dos coordenadores dos Distritos.
A abertura do Campeonato será no dia 14 de abril a partir das 17h no Estádio Colosso do Tapajós. A grande final da disputa será no dia 25 de agosto de 2012.
Contato para entrevista: Rita Peloso (Assessora de Esporte e Lazer) – 9122-5830 e 3522-2594.


Divicom|PMS

COSANPA apresenta Plano de Saneamento à prefeita de Santarém


A prefeita Maria do Carmo recebeu em audiência na manhã desta quarta-feira (21), uma equipe técnica da COSANPA que veio apresentar ao governo municipal, os objetivos do Plano de Saneamento de Água e Esgoto e o Projeto para a Universalização de Abastecimento de Água, que deve ser contemplado com recursos do PAC 2.
Renata Maneschy, Assessora de Regulação da COSANPA, explicou que com esses novos investimentos, será possível traçar metas a médio e longo prazo para universalizar o abastecimento de água. Ela disse que a empresa ainda está trabalhando no projeto do PAC 1, que vai universalizar o abastecimento em 80% do município, mas com o PAC 2, que prevê investimentos de 55 milhões de reais, será possível atender em 100% o abastecimento de água em Santarém.
“Esse Plano de Saneamento de Água e Esgoto é uma exigência do Ministério das Cidades que só poderá liberar o recurso que já está disponível na Caixa Econômica Federal após termos aprovado esse Plano em audiência pública e termos assinado o Contrato de Trabalho com a Prefeitura de Santarém. Só após termos cumprido todos esses procedimentos é que teremos acesso aos recursos do governo federal”, explicou.
O Projeto para Saneamento de Água e Esgoto foi apresentado à Prefeita Maria do Carmo e à Coordenadora do PAC em Santarém, Alba Valéria, por Gustavo Martins (Gestor de Projetos da COSANPA) e Marcel Pimenta (Engenheiro Consultor).
Para a Prefeita, é importante que o Município seja ouvido e faça os devidos ajustes ao Projeto se necessário for. “Estamos recebendo o primeiro protótipo desse Plano que a partir de agora é obrigatório para que possamos receber recursos. No ano passado, a Prefeitura concedeu à COSANPA o direito de elaborar esse Plano que é muito caro e não teríamos condições de fazê-lo. Visto o Projeto, vou encaminhá-lo para o setor de Planejamento e para a Assessoria jurídica para análise. Se chegarmos a um acordo, receberemos oficialmente esse Plano Municipal de Saneamento de Água e Esgoto e o apresentaremos em audiência pública. Se aprovado, a próxima fase será a de assinar o convênio com a COSANPA para que nos próximos anos, ela faça os devidos investimentos no município, o que entendo ser muito importante para o bem estar e melhoria na qualidade de vida da população”, afirmou a Prefeita.


Divicom|PMS

quarta-feira, 21 de março de 2012

Canta Brasil

No próximo sábado (24), no Comercial Atlético Cearense, serão realizadas apresentações musicais sob a coordenação do Projeto Arte na Escola da Gente, da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED). O show intitulado Canta Brasil contará com canções da Música Popular Brasileira (MPB) interpretadas por alunos da rede municipal de ensino que participam do Projeto e artistas locais. O Show iniciará às 20h e a entrada será gratuita.


Divicom|PMS

Escola de Tempo Integral do campo está funcionando


Na comunidade do Caranazal, em Alter do Chão, alunos do 6º ano participaram na segunda-feira (19), da primeira aula da Escola Municipal de Tempo Integral do Campo, Anísio Teixeira.
O diretor da escola, Fernando Valente, explicou como será o funcionamento da escola. “Primeiramente, teremos uma turma com 35 alunos do 6º ano, de dez comunidades: Vila Nova, Jatobá, São Brás, Caranazal, Santa Rosa, São Pedro, Irurama, Cucurunã, Santa Luzia e São Raimundo. As aulas serão de 8h às 16h30, regulares no turno da tarde, e atividades complementares pela parte da manhã como: música, dança, horta e jardinagem. Posteriormente, atenderemos alunos do 6º ao 9ºano”.
A titular da SEMED, Lucineide Pinheiro, falou dessa nova experiência da educação em Santarém. “Agora, os meninos e meninas do campo podem contar com educação de tempo integral, igualmente aos da escola Frei Fabiano Merz, que é localizada na área urbana. Esta escola visa formar alunos com consciência ecológica para interagir com seu meio familiar e socioambeintal, assim como, fortalecer o trabalho das famílias agricultoras”, destacou.


Divicom|PMS

Estudantes participam de Encontro de Integração

Na noite da última sexta-feira (16), no ginásio do Colégio Dom Amando, foi realizado o I Encontro Municipal de Integração dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), programa desenvolvido em Santarém pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED).
Para Lucineide Pinheiro, titular da SEMED, o encontro proporcionou aos educandos e educadores da EJA a oportunidade de refletir o processo de ensino aprendizagem, através da ação socializadora de projetos e experiências, com uma visão crítica.
Durante a programação, o ex-aluno Edevaldo Azevedo, falou sobre a importância da educação na vida dos jovens. “Eu não gostava de estudar, mas conheci a EJA e o projeto Arte na Escola da Gente, e isso mudou a minha vida. Nós que estudamos e trabalhamos somos exemplos de superação. Agora sou arte-educador de mosaico e sei o verdadeiro sentido da educação e passo o meu ensinamento ao meu filho”, enfatizou.
Mais de 1.000 alunos da rede municipal participaram do evento.


Divicom|PMS

Campanha de combate à Tuberculose inicia sexta-feira

No dia 23 de março (sexta-feira), o Governo Cidade da Gente, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realizará mais uma capacitação para os profissionais enfermeiros do Sistema Único de Saúde no Município, com a temática voltada para a prevenção à Tuberculose, doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões.
O Evento acontecerá no auditório da SEMSA, a partir das 08h e será coordenado pela Divisão Técnica da Secretaria de Saúde. A Campanha de prevenção à Tuberculose terá como objetivo investigar e identificar pacientes com casos suspeitos da doença em Santarém, que se detectados, poderão ser encaminhados para fazer o tratamento precoce.
Além da programação do dia 23 de março (data Mundial de combate à Tuberculose), será realizada a busca ativa de identificação de novos casos, no período de 26 a 30 de março, pelos profissionais do Programa “Estratégias Saúde da Família” e Agentes Comunitários de Saúde. Também nesse período, haverá a realização de Educação em Saúde sobre Tuberculose (sintomas, modo de transmissão e tratamento) por profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programa Saúde da Família (PSF) ao público presente dessas unidades.
Mais Informações: Enfermeira Andréa Leite (Divisão Técnica da SEMSA) - Contato: (093) 2101-0127.


Divicom|PMS

ASAC recebe última parcela de apoio ao Carnaval


Repassada ontem (20) aos representantes da Associação Santarena das Agremiações Carnavalescas (ASAC), a última de duas parcelas do recurso financeiro que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) disponibilizou para o Carnaval 2012.
Francisco Bernardo Gomes, presidente da entidade na qual estão filiados 8 blocos, recebeu R$ 16 mil de um total de R$ 32 mil.
“Cumprimos o que acordamos com as duas entidades que representam os blocos de enredo e empolgação de Santarém, quando da assinatura do convênio firmado no dia 13 de fevereiro, data em que repassamos a primeira parcela da verba destinada ao Carnaval deste ano. É bom esclarecer que não houve atraso no pagamento dessa segunda parcela e felizmente hoje, damos por cumprido com o que nos comprometemos”, afirmou Jarle Aguiar, Secretária Municipal de Cultura.
Sobre Liga Independente dos Blocos de Empolgação (LIBES), outra entidade que carnavalesca que agrega 7 blocos, Jarle explicou que os R$ 7 mil correspondentes à segunda parcela do recurso (de um total de R$ 14 mil), também estão disponíveis.
“A LIBES só não recebeu hoje porque ainda está com pendência de documentação, mas tão logo resolva, repassaremos o dinheiro”, explicou Jarle.
Como apoio aos blocos de Santarém, a Prefeitura disponibilizou para o Carnaval 2012 um total de R$ 46 mil.


Divicom|PMS

Avançam trabalhos no Parque Vera Paz


A Prefeitura de Santarém, através da empresa Lima Vieira, segue com os trabalhos de construção do Parque Vera Paz, que será mais uma opção para o lazer dos santarenos e um importante espaço para o desenvolvimento do turismo. O local terá quadra poliesportiva, quiosques, área de contemplação com vista para o rio Tapajós e espaço para caminhadas e corridas.
O Secretário Municipal de Infraestrutura, Inácio Corrêa, destaca que a localização do Parque é considerada estratégica. “A área da Vera Paz é muito bonita e estamos preservando o verde que existe no local. O espaço será mais uma alternativa para caminhadas dos frequentadores da Orla e com a quadra que iremos construir, beneficiaremos a população dos bairros aqui da região, como Salé e Laguinho, que não dispõem atualmente de áreas adequadas para a prática esportiva”, declarou o Secretário.
No Parque Vera Paz também irá funcionar o Centro de Informações Turísticas (CIT). Inácio Corrêa enfatiza que a obra será importante para a atividade turística na cidade. O Centro ficará a poucos metros do Porto da Companhia Docas do Pará, onde atracam diversos navios transatlânticos de cruzeiros e também embarcações que realizam viagens interestaduais. No local serão disponibilizadas informações sobre os diversos destinos e atividades turísticas de Santarém.
A construção do Parque Vera Paz e do Centro de Informações Turísticas é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Santarém e o Ministério do Turismo. A obra sofreu um atraso em função da empresa que ganhou o primeiro processo licitatório ter tido problemas. Dessa forma, a Prefeitura precisou abrir nova concorrência. No segundo processo licitatório saiu vencedora a empresa Lima Vieira, que executa a construção do Parque desde o final no ano passado.
O Projeto inicial também foi modificado para manter boa parte da área intacta, preservando ao máximo a natureza e também as áreas que possam ser alvo de estudos arqueológicos.
“Inicialmente pensamos em fazer uma contenção através de aterro da área, mas optamos por fazer uma passarela proporcionando que no inverno se mantenha o fluxo normal do rio no local”, informou o Secretário Inácio Corrêa.
A empresa responsável pela obra trabalha em ritmo acelerado. Atualmente os serviços se concentram nos quiosques do Parque. Já foi concluída a parte de laje da passarela. Nos próximos dias deve começar o assentamento de ladrilhos e guarda-corpos. A empresa Lima Vieira informa que a obra já tem 60% de sua estrutura concluída. A Prefeitura planeja entregar o Parque Vera Paz à população de Santarém em agosto desde ano.


Divicom|PMS

Avenida Mendonça Furtado está sendo recapeada


Começou na tarde desta terça-feira (20), o recapeamento da Avenida Mendonça Furtado, uma das mais importantes vias do município de Santarém. Os serviços iniciaram no cruzamento com a Avenida Cuiabá e seguem sentido centro da cidade. A obra deve dar mais dinamismo ao trânsito de Santarém.
A Avenida Mendonça Furtado cruza diversos bairros e é um importante corredor de acesso para pessoas que moram em áreas localizadas nos extremos oeste e leste da zona urbana de Santarém.
No total, serão recapeados 4.100 metros de via, entre a Rua Almirante Barroso (bairro Liberdade) e a Avenida Dom Frederico Costa (Bairro Prainha). O recapeamento da Avenida Mendonça Furtado está orçado em cerca de R$ 3 milhões e faz parte de um convenio entre a Prefeitura de Santarém e o Ministério das Cidades.
O Secretário Municipal de Infraestrutura de Santarém, Inácio Corrêa destaca que a recuperação de grandes avenidas através de recapeamento é uma das marcas deste governo. “Nós investimos no asfaltamento de novas ruas, mas também não deixamos abandonadas grandes avenidas que já eram asfaltadas, mas que estavam em situações inadequadas”, ressaltou Inácio.
Nos últimos anos, o Governo Municipal executou recapeamento nas avenidas Barão do Rio Branco, Presidente Vargas, São Sebastião, Rui Barbosa, Tancredo Magalhães Barata e Travessa Turiano Meira, São Sebastião, vias que interligam importantes regiões da cidade. A Prefeitura deve retomar ainda este ano, o recapeamento da Avenida Borges Leal e iniciar a recuperação do anel viário do Santarenzinho, que tem como principais ruas a Travessa Resistência e a Avenida Tomé de Sousa.

Asfaltamento - Atualmente a Prefeitura também executa trabalhos para asfaltamento das Ruas Uruará e Gonçalves Dias, no bairro Uruará. A SEMINF também finaliza o asfaltamento da Avenida Altamira onde recebem pavimentação 1.608 metros de via, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Antonio Simões. O novo asfalto proporcionará mais comodidade aos moradores da área além de acesso rápido e facilitado ao novo Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros que está sendo construído na Prainha.
Em 2011, diversas ruas também receberam asfalto como a Rua Edivaldo Leite (entre Sérgio Henn e Turiano Meira); Travessa Turiano Meira (entre Edivaldo Leite e Moaçara). As duas vias formam um importante corredor que integra as Avenidas Moaçara, Sergio Henn e Tancredo Neves.
O asfalto também chegou aos bairros Maracanã e Nova Vitória. Agora os moradores têm mais uma possibilidade de acesso com a pavimentação da Rua Salvação, onde a Prefeitura acabou com o problema da poeira, que causava muito sofrimento aos moradores do local.
Nos últimos meses também foram asfaltadas as ruas: Luiz Osório, Santo André e Santa Cruz (Laguinho), Avenida Plácido de Castro (entre Sérgio Henn e Sete de Setembro, bairro Aparecida), Rua Silvério Sirotheau (Liberdade), Rouxinol (Floresta/ Nova República), Pedro Teixeira e Antônio Peres em Alter do Chão. Além disso, foram pavimentadas as Trilhas do Parque da cidade.


Divicom|PMS

terça-feira, 20 de março de 2012

Iluminação pública do Jardim Santarém recebe reparos

O Setor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) atua nesta segunda-feira (19) no bairro Jardim Santarém. Através do trabalho de troca de lâmpadas, reatores, luminárias e demais equipamentos danificados, devem ser recuperados 25 pontos de luz.
Os serviços serão executados principalmente nas ruas: Violeta, Girassol, Verbena, Jasmim e Hortência.
Técnicos do setor também atuarão em duas importantes avenidas da cidade: Na Marechal Rondon, com a reparação de 25 pontos e na Presidente Vargas.

Limpeza de ruas - Servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura realizam limpeza e recolhimento de entulhos nesta segunda-feira (19). Os serviços não se limitam a um ponto definido e são executados de acordo com a necessidade. O trabalho é importante principalmente para recuperar diversos locais que foram afetados pelas chuvas intensas dos últimos dias


Divicom|PMS

Material escolar é distribuído a alunos do município


Na manhã de sábado (17), as Secretarias da Prefeitura de Santarém - Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES); Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS) e Coordenadoria de Ação Social (CAS) - realizaram a distribuição de 237 kits escolares para alunos da Escola Municipal Delano Riker, no bairro Elcione Barbalho.
A iniciativa teve por finalidade contribuir com as famílias no início do ano letivo através do fornecimento de material didático. Os kits continham cadernos padrões, de desenho e de caligrafia, canetas, lápis, tesoura e apontador.
Durante a entrega, a prefeita Maria do Carmo destacou o compromisso social que mantém desde o início de seu mandato, quando criou um novo plano de trabalho voltado para o social. “Nossa proposta sempre foi a de investir na construção das pessoas, na melhoria da qualidade de vida e oferecer espaços dignos, como esta escola que atua em parceria direta com a comunidade”, destacou a gestora de Santarém.
Os pais dos alunos participaram da entrega e receberam senhas para adquirirem na própria escola, produtos como roupas e sapatos, do Bazar Gratuitoque foi coordenado pela SEMDES.
O presidente da Associação de Moradores do bairro Elcione Barbalho, Otacílio Franco, agradeceu o empenho do governo em ajudar continuamente as famílias através de ações sociais e de infraestrutura.
As Secretárias Ana Elvira e Edna Reis participaram da cerimônia, além da Coordenadora do governo municipal, Denise Marsala.


Divicom|PMS

Prefeitura e Diocese fazem encontro sobre a CF/2012

O Governo Cidade da Gente, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e da Coordenação da Campanha da Fraternidade da Diocese de Santarém realizarão na próxima quarta-feira (22), o “Encontro Sócio-Eclesial para os profissionais da Saúde”.
A previsão é de que 400 profissionais da SEMSA - Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Odontólogos e Médicos - participem do Encontro, sendo 200 no turno da manhã e 200 à tarde.
O evento terá como meta promover um estudo sobre o “Objetivo Geral da CF/2012”, que convida a população a fazer uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil visando uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas, na atenção aos enfermos e na mobilização por melhorias no sistema público de saúde.
Durante a programação serão apresentados pelos técnicos da SEMSA, as ações e serviços que o governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, vem implementando desde 2005 em Santarém.
A temática do Encontro será abordada por: Heloisa Pereira Alves (Coordenadora de Secretariado de Campanhas) e Sandro Cavalcante (Facilitador da CF/2012 em Santarém), que utilizarão a dinâmica do Ver, Julgar e Agir, de acordo com a programação abaixo:
 - 8h00/8h15: Abertura (Oração) e Palavra do Secretário ou Coordenadora do Evento;
 - 8h15/9h45: Campanha da Fraternidade 2012 (VER E JULGAR) - Membro da Equipe de Campanha da Diocese;
 - 10h05/10h35: Apresentação das ações e serviços atuais da SEMSA - Técnico da SEMSA;
 - 10h35/11h15: Trabalho em Grupo (propostas de como AGIR iluminados pela CF-2012 e a partir da realidade da SEMSA) - Técnico da SEMSA com apoio do membro da Equipe de Campanha da Diocese;
 - 11h15/11h45: Socialização das propostas dos grupos;
 - 13h30/13h45: Abertura (Oração) e Palavra do Secretário ou Coordenadora do Evento
 - 13h45 /15h15: Campanha da Fraternidade 2012 (VER E JULGAR) - Membro da Equipe de Campanha da Diocese;
 - 15h30/16h00: Apresentação das ações e serviços atuais da SEMSA - Técnico da SEMSA;
 - 16h00/6h30: Trabalho em Grupo (propostas de como AGIR iluminados pela CF-2012 e a partir da realidade da SEMSA) - Técnico da SEMSA com apoio do membro da Equipe de Campanha da Diocese;
 - 16h30/16h50: Socialização das propostas dos grupos.
O evento acontecerá no auditório do Instituto Federal do Pará - IFPA, no horário de 08h às 12h00 e de 13h30 às 17h.


Divicom|PMS

segunda-feira, 19 de março de 2012

Combate à raiva animal será intensificada com Campanha

Com a meta de vacinar mais de 62.500 cães e gatos no município de Santarém, o Governo Cidade da Gente, realizará no dia 24 de março (sábado), o dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica, que este ano traz como slogan “Quem não tem cão, vacina gato”. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), mais de 100 postos de vacinação irão funcionar nesse dia no horário de 08h às 16h.
Durante a Campanha que será coordenada pela Divisão de Vigilância em Saúde –DIVISA da Prefeitura de Santarém, cães e gatos a partir dos três meses de idade poderão ser vacinados sem que haja qualquer ônus para seus donos.
Segundo orientações do Centro do Controle de Zoonoses, setor da Divisão de Vigilância em Saúde, a imunização de cães e gatos contra a raiva é obrigatória e estabelecida pelo governo federal, através do Ministério da Saúde.
Paulo Pimentel, Chefe da DIVISA, faz um alerta: os animais que por algum motivo não puderem ser vacinados no dia “D” da Campanha, devem ser levados no período de 26 a 31 de março ao Centro de Controle de Zoonoses, no horário de 8h às 13h, para serem vacinados contra a raiva.
Mais Informações: Giovane Dourado (Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses) - 9138-1920.


Divicom|PMS

sexta-feira, 16 de março de 2012

Nota sobre a permanência do Abaré em Santarém

A respeito do resultado da Audiência sobre a permanência do Navio Abaré na Região do Tapajós, a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, informa que:
Em audiência com a juíza Betânia de Figueiredo Pessoa Batista, da 8ª Vara Cível, na manhã desta sexta-feira (16), a Prefeitura Municipal de Santarém e a ONG Therre des Hommes, chegaram a um acordo quanto, a permanência do Navio Abaré, na Região do Tapajós.
Na audiência estiverem presentes o Secretário Municipal de Saúde, Emmanuel Silva, os Procuradores do Município Isaac Lisboa e Cinthia Soares, e a representante da ONG Therre des Hommens, Cristianne Haraki.
Ficou decidido que:
- O Navio Abaré continuará funcionando como Unidade de Saúde Fluvial por mais um período de seis meses a contar do dia 25 de março de 2012, mantendo os atendimentos de saúde, nas Comunidades da região do Tapajós, como vinha sendo realizado, até o momento.
- Ainda na próxima semana a Prefeitura Municipal de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde assinará o convênio com a Therre des Hommes, para a execução das ações de Saúde no Návio Abaré I, que voltará a funcionar como Unidade de Saúde Fluvial I, através do convênio.
- Ficou agendado uma reunião no dia 05 abril, com o Presidente do Therre des Hommes, para discutirem a possibilidade da prorrogação da permanência da embarcação na região.


Divicom|PMS

Investimento

A prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima, prestigiou a apresentação do Projeto do Rio Tapajós Shopping, futuro empreendimento que será construído à Rodovia Fernando Guilhon, em uma área de aproximadamente 120 mil metros quadrados. Entre as autoridades presentes ao evento que foi realizado na noite de quarta-feira (14) no auditório da ACES, esteve Marcos Regadas Filho, diretor da empresa Franere, responsável pelo empreendimento. O Rio Tapajós Shopping tem a previsão de ser inaugurado em Santarém em setembro de 2013 ou em abril de 2014.


Divicom|PMS

Avenida Tapajós recebe regularização asfáltica

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) segue com a operação tapa-buracos em ruas de Santarém visando deixar o sistema viário urbano trafegável. Nesta semana uma das equipes responsáveis pelo serviço está na Avenida Tapajós, uma das principais vias da cidade. O trabalho de recuperação asfáltica além de garantir melhor condição de trafegabilidade, proporciona mais segurança ao transito.
Outra rua que recebe reparos no asfalto é a Raimundo Fona, bairro Liberdade.
A SEMINF também segue com a programação de reparos de vias através de terraplenagem. Nesta quinta-feira (15), os maquinários estavam na Rua Olavo Bilac, bairro Santarenzinho e no Ramal dos Coelhos, região do eixo forte.

Limpeza - Segue o serviço de limpeza na Avenida Moaçara e na Rua Tocantins, bairro Santíssimo. Na Avenida Altamira a equipe de obras da SEMINF constrói uma passagem de água e canaletas que irão auxiliar na drenagem da área.


Divicom|PMS

Semed seleciona educadores para o Projovem Urbano

A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) da Prefeitura de Santarém abrirá o processo seletivo simplificado de seleção pública para contratação de educadores para atuarem no Projovem Urbano, de acordo com a Resolução CD/FNDE nº 60, de 09 de novembro de 2011.
Serão selecionados candidatos através de análise de currículo e entrevista. Podem habilitar-se, Educadores das áreas específicas (Ensino Fundamental), Educadores de Qualificação Profissional, Educadores de Participação Cidadã, Educadores para Acompanhamento do Acolhimento Infantil, Assistente Pedagógico e Assistente Administrativo.
A seleção será constituída em duas etapas: entrega de currículos, que será nos dias 19 e 20 de março, de 08 às 16h, no prédio da SEMED, situado à avenida Borges Leal, bairro Aparecida; e entrevista, que será nos dias 23 e 24 de março na Escola do Parque. A divulgação dos resultados será no dia 27 de março.
O Projovem Urbano é um programa nacional de reinserção de jovens de 18 a 29 anos - saibam ler e escrever, mas que ainda não tenham concluído o ensino fundamental – no processo de escolarização.
As aulas do Projovem em Santarém iniciam no dia 7 de maio.


Divicom|PMS

Instituído o Conselho de Segurança Pública de Santarém


Na manhã de ontem (15), a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, presidiu a solenidade de instalação do Conselho Municipal de Segurança Pública (COMSEP) e deu posse aos novos conselheiros. A entidade será mais um instrumento de controle social na área da segurança, de acordo com o estabelecido pela Lei Municipal de no 18.381, de 28 de abril de 2010.
O autor do projeto de lei que cria o Conselho, vereador Carlos Jaime (PT), esteve presente à cerimônia e destacou a importância da entidade na assessoria dos órgãos de segurança pública e sua contribuição para aproximar as comunidades destas discussões.
“Segurança se faz com parceria integrada”, afirmou o vereador.
A lei sancionada pela prefeita Maria do Carmo segue as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com base na crescente demanda da criminalidade no país, possibilitando que os municípios tenham um Conselho de caráter consultivo e de fiscalização das políticas para esta área. A infraestrutura do Conselho é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SMSC).
Sobre a instalação de mais um Conselho, a prefeita falou. “Nós optamos em governar conjuntamente e neste caso, contamos com a ajuda dos Conselhos. Um gestor quando faz essa opção é porque reconhece que não é autoritário nem centralizador. Para mim, é mais confortável acertar ou errar de forma conjunta e no momento em que precisamos definir políticas públicas municipais para a segurança pública, precisamos ter esta entidade instituída, embora saibamos qual é o papel do governo do Estado para esta área”, expressou Maria do Carmo.
Do ato, participaram os titulares dos órgãos de segurança pública no município, como a Polícia Militar, Capitania dos Portos, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, além de representantes da sociedade civil, como a UNECOS e FAMCOS.
Os Conselheiros Municipais de Segurança Pública são:
- IPC-Charles Roberto Sousa da Silva (Superintendência Regional de Polícia Civil);
- Paulo Jesus da Silva (Secretaria Municipal de Segurança Cidadã);
- Francelino Eleutério da Silva (Defensoria Pública);
- Juliane Fontenele Silva (Ordem dos Advogados do Brasil -OAB);
- SGT PM José Edmar Valente de Menezes (Polícia Militar);
- Gte. Alcidea Amaral Teixeira Quintino (FUNCAP);
- Eder Rodrigo Riker Marinho (Conselho Tutelar);
- Elza Sena Nogueira (Comissão de Justiça e Paz da Diocese Santarém);
- Erlan Campinas Nadler (FAMCOS);
- Edmilson Conceição Nascimento (UNECOS);
- Eunice Imbiriba Corrêa (Pastoral Carcerária);
- Judith Gama (Associação das Mulheres Domésticas de Santarém);
- Leuciete Santos da Conceição (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rural de Santarém – STTR);
- Raimundo Benedito da Silva Mota (Organizações Quilombolas);
- João Antonio Tapajós Pereira (Organizações Indígenas).


Divicom|PMS

quinta-feira, 15 de março de 2012

Seminf executa reparos em vias do município

A Prefeitura de Santarém, nesta semana, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), realiza melhorias em ruas do bairro Jutaí. Através de terraplenagem, diversas vias têm a trafegabilidade recuperada. Maquinários e servidores se concentram nas principais ruas do bairro, como na Avenida Dom Frederico Costa e nas ruas: Maringá, Santa Izabel e Marcílio Dias.
A SEMINF executa ainda terraplenagem no bairro Alvorada, dando destaque às vias utilizadas como rota de ônibus, principalmente a Rua Val Paraíso. Na zona rural é feita a recuperação do Ramal dos Coelhos, região do eixo-forte.
A manutenção de ruas em Santarém segue um cronograma elaborado de acordo com demandas comunitárias. Na última semana os maquinários da SEMINF executaram melhorias nos bairros Área Verde, Maicá, Pérola do Maicá e Mararu.
As Avenidas Cuiabá e Mendonça Furtado são atendidas com a operação tapa-buracos.
Na operação verão de 2011, o governo municipal executou reparos em 15.362 metros de vias na zona urbana e 36.563 metros na zona rural, totalizando assim, 51.925 metros de ruas e ramais recuperados.
Também são intensificados pela Secretaria, serviços de limpeza de bueiros, canaletas e demais estruturas do sistema de drenagem, ação importante para evitar alagamentos. Servidores responsáveis pela limpeza pública estão nas Avenidas Moaçara, Barão do Rio Branco e Magalhães Barata.

Iluminação Pública - O setor de iluminação pública da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) realizou nesta quarta-feira (14) manutenção no bairro Aeroporto Velho. Foram reparados cerca de 25 pontos de luz danificados nas ruas: Muiraquitã, Frei Vicente, Anísio Chaves, Rosa Vermelha, Marajoara e Tupaiulandia. Outra equipe esteve na Avenida Sergio Henn e na Travessa Silva Jardim, onde a meta era realizar manutenção em 15 pontos. O bairro Matinha também foi beneficiado com os serviços.
As equipes do setor foram acompanhadas por representantes da associação de moradores que apontaram os pontos críticos.


Divicom|PMS

Programas de Esporte e Lazer são apresentados à sociedade


Em uma bonita e prestigiada solenidade, a Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da Prefeitura de Santarém apresentou na noite de ontem de terça-feira (13), no auditório do UFOPA (Campus Rondon), os 21 atletas contemplados em 2012, com o Projeto Bolsa Atleta.
 Francenildo Ribeiro de Sousa, Hiel Gesã Peres de Queiroz, Aloiso de Sousa do Nascimento, Flávio Wendel Miranda Ferreira, Roger Muller do Amaral Silva, Risonete dos Santos Moura, Carlos Augusto Merabet, Igor Silva Costa, Nivaniel Cardoso Sousa, Isaac da Silva Lima, Iure Patrício Corrêa Dias, Victor Sales Figueira, Emerson Sousa Vale, Erika Silva Dutra, Michael Aderson Canto dos Santos, Silmara Batista Costa, Jorge Wangon de Sousa Filho, Rafael Rogério Diniz Silva, Hellen dos Santos Leal, Rodrigo Felipe Nogueira Pimentel e Winderson Patrick Amaral Lima receberão por um período de dez meses, o Bolsa Atleta que é incentivo financeiro disponibilizado pela Prefeitura para que eles possam manter seus treinamentos e até se deslocar para as competições a nível estadual, nacional e internacional.
Na solenidade, houve a apresentação dos Programas, Projetos e calendário de eventos da AEL para 2012, entre eles, Campos Iluminados, Colônia de Férias, Projeto Segundo Tempo, Festival de Bandas e Fanfarras, Festival de Atletismo, Jogos Escolares, Viradão de Lazer, Parada Natalina e Show de Natal, Circuito de Natação, Copa Cidade de Santarém, Campeonatos de Bairros (masculino e Feminino), Programa de Esporte e Lazer da Cidade, Escola de Dança Municipal, entre outros.
“Esta Assessoria defende o esporte e o lazer como direito e cultura ampliada. Nosso empenho é para que a população se apodere do Lazer como algo indispensável à sua existência”, externou Rita Peloso, Assessora da AEL.
O Governo Cidade da Gente, através da prefeita Maria do Carmo, entregou ao final da solenidade aos contemplados com o Bolsa Atleta e aos representantes de escolas municipais, Kits esportivos.


Divicom|PMS

Famílias de Alter do Chão são contempladas com alimentos


Através da organização de equipes da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS) e da Coordenadoria de Ação Social (CAS), a Prefeitura procedeu na manhã desta quarta-feira (14) na Vila de Alter do Chão, a entrega de 30 toneladas de alimentos que fazem parte do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos de iniciativa do governo federal, executado em Santarém pela administração municipal.
Aproximadamente 600 famílias ligadas a associações, pastorais e entidades da Vila de Alter do Chão receberam sacolas personalizadas e alimentos do PAA produzidos por agricultores de Santarém, como: farinha, feijão, mandioca, castanha do Pará, pupunha, couve, tapioca, jerimum, entre outros.
 “300 agricultores estão cadastrados nesse Programa que é administrado pela SEMTRAS desde junho de 2010. Eles nos vendem esses alimentos a preço de custo e nós distribuímos à população. Esta é a primeira ação que fazemos em Alter do Chão, mas nos bairros de Santarém, a distribuição gratuita dos produtos ocorre pelo menos uma vez por mês. A cada entrega de alimentos, consolidamos ainda mais o Programa”, afirmou Ana Elvira, titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Os produtos foram distribuídos na sede da Associação Santo Antonio Esporte Clube, em Alter do Chão, com a participação da prefeita Maria do Carmo. Em seu pronunciamento, a gestora de Santarém explicou que a finalidade do PAA “é apoiar o pequeno agricultor e promover às pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar o acesso aos alimentos”.
Os moradores agradeceram à administração municipal pela iniciativa e demonstraram satisfação com o Programa que proporciona, acima de tudo, desenvolvimento socioeconômico para Santarém.


Divicom|PMS

quarta-feira, 14 de março de 2012

Atletas contemplados com Bolsa foram apresentados pela Prefeitura

Ontem (13), às 19h, no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (Campus Rondon), foram apresentados os atletas que participaram do processo seletivo e foram contemplados com as bolsas que representam um auxílio financeiro do governo municipal para ajudá-los na prática esportiva, o Projeto Bolsa Atleta, da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL).
Durante dez meses, um total de 20 atletas serão beneficiados pelo Projeto. Destes, 14 atletas com idade entre 13 a 25 anos, que participam de competições a nível regional e estadual (categoria B), receberão Bolsas no valor de R$ 545,00 por mês. Outros 6 (seis) atletas, com idade entre 17 a 45 anos, que participam de competições nacionais e internacionais (categoria A), receberão R$ 700,00 mensais.

Os candidatos contemplados com o Bolsa Atleta são:
Atleta
Modalidade
Categoria
Francenildo Ribeiro de Sousa
Canoagem
A
Hiel Gesã Peres de Queiroz
Canoagem
A
Aloiso de Sousa do Nascimento
Triathlon
A
Flávio Wendel Miranda Ferreira
Jiu-Jitsu
A
Roger Muller do Amaral Silva
Atletismo
A
Risonete dos Santos Moura
Atletismo
A
Carlos Augusto Merabet
Natação
B
Igor Silva Costa
Natação
B
Nivaniel Cardoso Sousa
Natação
B
Isaac da Silva Lima
Atletismo
B
Iure Patrício Corrêa Dias
Duathlon
B
Victor Sales Figueira
Karatê
B
Emerson Sousa Vale
Triathlon
B
Erika Silva Dutra
Atletismo
B
Michael Aderson Canto dos Santos
Jiu-Jitsu
B
Silmara Batista Costa
Taekwondo
B
Jorge Wangon de Sousa Filho
Halterofilismo
B
Rafael Rogério Diniz Silva
Atletismo
B
Hellen dos Santos Leal
Natação
B
Rodrigo Felipe Nogueira Pimentel
Natação
B
 

Divicom|PMS