sexta-feira, 27 de abril de 2012

Vila Curuai é beneficiada com ações sociais e de saúde

Desde às 07h30 de hoje (27), a Prefeitura de Santarém está com uma equipe de multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) na Vila Curuai (Lago Grande) realizando ações de saúde através doProjeto Justiça, Cidadania e Saúde Pública, coordenado pelo Dr. Cosme Ferreira Neto, Juiz de Direito da 5ª Vara Cível desta Comarca, em parceira com diversas entidades e órgãos do município.
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) desenvolverá suas ações até sábado (28), com apoio da Organização Holandeza Terre des Hommes (TDH) e profissionais da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistências Social (SEMTRAS).
O Projeto beneficia diretamente cerca de 800 famílias e aproximadamente 3.500 pessoas da Vila Curuai e comunidades circunvizinhas, com serviços de odontologia, aplicação de flúor, distribuição de kits de higiene bucal, consultas médicas, consultas de enfermagem, imunização, coleta de PCCU, teste de glicemia, aferição de Pressão Arterial, teste HIV, farmácia básica, exames laboratoriais, Educação em Saúde, visitas domiciliares às famílias afetadas com a enchente e liberação de hipoclorito e soro de reidratação oral, expedição do cartão SUS, cadastro ao Bolsa Família e atividades educativas para grávidas.
A equipe da SEMSA é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos, odontólogos, técnicos em saúde bucal, auxiliares de serviços gerais, cozinheira, marinheiros, sociólogo, Agentes Comunitários de Saúde, técnicos do Cartão SUS, técnicos do Bolsa Família Coordenadores da Divisão de Unidades e Atendimento – DUA, Coordenação das Estratégias de ACS e Saúde da Família, entre outros.
Os atendimentos são feitos no Centro de Saúde do Curuai, Unidade Básica de Saúde Fluvial ABARÉ, Escola Tiago Xisto de Aragão e barracão comunitário.
Mais informações: Rivelino Mota – Assessor de Saúde da Região de Rios – 9121-3890.


Divicom|PMS

Votação vai indicar elementos que representam Santarém

“Lembranças que ficam na memória dos visitantes e nos orgulham enquanto moradores da cidade”. É com esta frase que o governo municipal, através da Secretaria de Turismo (SEMTUR) justifica a decisão de dar continuidade às discussões iniciadas durante evento realizado nos dias 3 e 4 de abril, que escolheu os elementos que identificam Santarém a partir dos cinco sentidos: audição, olfato, visão, tato e paladar.
Apontadas as alternativas, a Prefeitura, com o apoio de empresas privadas e profissionais do turismo, prossegue com o processo de votação para selecionar os ícones que melhor caracterizam nossa cidade e que passarão a ser referência na identidade turística e cultural de Santarém. A população opina, escolhendo cinco elementos (um para cada sentido), além de um outro que será o símbolo da cidade. São essas as opções:

Visão: Qual a imagem que representa Santarém?
1. Encontro das Águas;
2. Centro Histórico;
3. Lago do Maicá;
4. Orla da Cidade;
5. Alter do Chão;

Audição: Qual o ritmo que lhe faz lembrar Santarém?
1. Carimbó;
2. Curimbó;
3. Marambiré;
4. Gambá;
5. Pretinha da Angola;

Paladar: Qual a Iguaria Típica que caracteriza Santarém?
1. Farinha de Tapioca;
2. Charutinho;
3. Avium;
4. Melão Regional;
5. Bacaba;
6. Piracuí;

Tato: Qual a matéria prima que representa Santarém?
1. Cuias (Cuia);
2. Cerâmica (Argila);
3. Trançados do Arapiuns (Palha de Tucumã);

Olfato: Qual o cheiro que lhe faz lembrar Santarém?
1. Patchouli;
2. Cupuaçu;
3. Andiroba;

Qual o Símbolo de Santarém?
1. Rio e Floresta;
2. Muiraquitã;
3. Caboclo e Cabocla;
4. Botos;
5. Símbolo do Sairé;

Os postos de votação serão disponibilizados nos seguintes locais: UFOPA/Campi Salé e Tapajós (30/04 a 04/05); CR Turiano (30/04 a 05/05); Massabor (30/04 a 12/05); Mania de Pizza (30/04 a 12/05); SEMTRAS (07/05 a 11/05); Restaurante Popular (07/05 a 11/05); IFPA (07/05 a 11/05); EXPOIESPES (24/05 e 25/05); IESPES (26/04 e 27/4); Terminal Fluvial Turístico - TFT (26/04 a 30/05); CAEC (30/04 a 25/05) e Escola do Parque (30/04 a 25/05).
A Coordenação da votação também disponibilizará postos itinerantes nas escolas públicas estaduais e privadas, com agenda a ser divulgada posteriormente. A ideia é que a urna visite a cada dia, uma escola diferente.
Encerrado o processo de votação no final do mês de maio, a apuração das escolhas será feita e o resultado divulgado em data a ser informada.
Contato para entrevista: Eder Pantoja dos Santos (Secretário Municipal de Turismo) – 9154-7841 e 3523-2434.


Divicom|PMS

Serviço de coleta de lixo em Santarém recebe investimento


Nesta semana, a empresa Clean – Gestão Ambiental, contratada pela Prefeitura de Santarém para executar serviços de limpeza pública no município, apresentou à Prefeita Maria do Carmo e ao Secretário de Infraestrutura, Inácio Corra, os novos carros utilizados na operação. São quatro novos caminhões que dão mais qualidade e eficiência ao serviço de coleta de lixo. A empresa também conta com novo trator de esteira e retroescavadeira que auxiliam a operação do aterro de Perema.
O Secretário Municipal de Infraestrutura, Inácio Corrêa, ressalta a importância dos novos equipamentos. “A empresa foi contratada para que a coleta de lixo em Santarém seja eficiente e com novos caminhões e equipamentos há menos riscos de haver falhas”, declarou o Secretário.
A coleta regular de lixo doméstico em Santarém é executada por seis caminhões que atuam dia e noite. As rotas atendem 100% da zona urbana, algumas diariamente e as demais em dias alternados. Determinadas comunidades fora da zona urbana também são contempladas, como Alter do Chão e comunidades do eixo forte, às margens da Rodovia Everaldo Martins (Cucurunã, São Brás, São Pedro, Caranazal, Vila Nova, Ponta de Pedras e outras); Mojuí dos Campos e demais comunidades ao longo da BR 163 (Cipoal, São José, Tabocal, Boa Fé e outras) e comunidades às margens da Rodovia Santarém Curuá-Una (Tipizal, Jacamim, Mararu, Perema e outras).
A partir do dia 1º de Maio, a empresa Clean dará início a uma nova rota que irá beneficiar os moradores de Boa Esperança, região de planalto. A mesma rota irá também atender os comunitários de Curupira e Secretaria.
A empresa também é responsável pela coleta de lixo hospitalar e por fazer varrição de rua, executada por duas equipes diárias. Neste tipo de ação também é incluída capina das laterais e pintura de meio-fio. Há ainda grupos menores de agentes de limpezas que atuam regularmente no centro da cidade, próximo a mercados e feiras e também nas principais avenidas.
De acordo com o Núcleo de Engenharia Ambiental da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), em 2011 foram coletados e descarregados pela empresa contratada 41.260,80 toneladas de lixo domiciliar e 377,23 toneladas de resíduos de serviço de saúde, no Aterro Municipal de Perema.
De 2005 a 2011, o total recolhido foi de 286.226,34 toneladas de resíduo domiciliar e 2.348,85 toneladas de resíduo de serviço de saúde. No ano passado também foram descarregados no Aterro Municipal, por empresas particulares, 801 carradas de resíduos sólidos. Relacionado ao serviço de limpeza, em 2011 foram varridos 15.369 quilômetros de rua.
Mesmo com os avanços ainda são perceptíveis problemas decorrentes, principalmente, da falta de atenção de algumas pessoas. “Muita gente coloca o lixo doméstico em horários inadequados. O resultado é que animais como cachorros e urubus espalham o resíduo pela via, antes da coleta”, esclareceu Inácio Corrêa.
O lixo em via pública prejudica, principalmente, o sistema de drenagem e é um dos principais motivos de entupimentos de bueiros e consequente alagamento de diversas áreas. A SEMINF orienta a população a observar os horários e dias de coleta. É importante também não depositar entulhos em caçadas e vias públicas.


Divicom|PMS

Educação Ambiental

Hoje (27), a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), por meio da Escola do Parque, realizará a III Formação Continuada em Educação Ambiental, que terá como tema “Educação Ambiental e Sustentabilidade Frente à Realidade Escolar”. O encontro será voltado a professores e técnicos das escolas da rede municipal da zona urbana, visando subsidiar as ações de educação ambiental realizadas nos educandários, e acontecerá no horário de 8h às 16h.


Divicom|PMS

Empreendedores têm acesso a crédito da Prefeitura


80 novas famílias santarenas foram contempladas com microcréditos de quase R$ 140 mil liberados pela Prefeitura de Santarém, através do Banco do Povo, que é um Programa de financiamento coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES).
O público alvo atendido nesta 24ª liberação atua em diferentes ramos de atividades formais e informais. São empreendedores que trabalham com costura, frutaria, cosméticos, rebobinagem e consertos, lanche, mercearia, banca de iguarias, confecção, armarinho, salão de beleza, horta, panificação, oficina mecânica e elétrica, vendedor ambulante, xerografia, informática, joias, revendas em geral, entre outros.
É o caso de Dona Maria do Carmo, empreendedora contemplada com o recurso. “Estamos muito satisfeitos pois tivemos quem acreditasse em nós. Precisávamos desse incentivo que finalmente chegou”, declarou.
Desde que foi implantado em 2006, o Banco do Povo de Santarém já garantiu acesso ao crédito para 1.100 pessoas O valor do investimento pelo poder público municipal já ultrapassou a um milhão e trezentos mil reais. 2.221 postos de empregos já foram gerados e mais de 6.500 pessoas beneficiadas direta e indiretamente.
“Foi uma decisão de governo oportunizar a pequenos empreendedores o direito de abrir ou melhorar o próprio negócio. Para nós, assim como outros programas, este de microcrédito tem sido prioridade, pois representa inclusão social”, afirmou a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima.
A solenidade de liberação de microcrédito aconteceu na manhã de ontem (26), com a presença de Maria Farias Araújo (Coordenadora da ECONSOL); Linderli Germano (Coordenadora do Banco do Povo); Ademar Costa (Gerente local do BANPARÁ) e Randolfo Veiga (representante do SEBRAE).


Divicom|PMS

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Formação continuada

A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), por meio da Divisão de Educação Especial, realiza hoje (25), e sexta-feira (26), o II Módulo de Formação Continuada. Com o tema: Deficiência Intelectual, o encontro visa qualificar educadores do atendimento educacional especializado. Participarão do encontro que será realizado na Escola Diocesana São Francisco, 120 educadores da rede municipal de ensino.


Divicom|PMS

Praça São Francisco recebe Projeto de Música

A Prefeitura de Santarém, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), realiza nesta sexta-feira (27), na Praça São Francisco, no bairro Caranazal, mais um evento do Projeto Música na Praça.
A programação será realizada de 19h às 21h. No evento, serão interpretadas músicas regionais e pop rock, pela cantora Kaila Moura juntamente com o quinteto instrumental do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC).
O Projeto Música na Praça consiste em um evento mensal, onde apresentações artístico-musicais são realizadas nas praças. Um dos objetivos do Projeto é incentivar o público à apreciação artística-cultural, assim como, divulgar a Música Popular Brasileira, dando ênfase à música regional, oportunizando os artistas locais à divulgação de seus trabalhos.
A proposta do Projeto é atender os seis pólos do PELC: Esperança, Jardim Santarém, Nova República, São José Operário, Santarenzinho e Alter do Chão.
De acordo com a programação pré-elaborada pela Assessoria de Esporte e Lazer, os próximos eventos serão realizados nos seguintes locais:
04/05 - Praça das Flores (Bairro Jardim Santarém)
05/05 - Praça Olavo Bilac (Bairro Santarenzinho)
11/05 - Praça do Livramento (Bairro São José Operário)
26/05 - Praça da Juventude (Bairro Nova República).


Divicom|PMS

Inscrições para o Festival de Atletismo entram na reta final

As inscrições para o III Festival de Atletismo Escolar poderão ser feitas até sexta-feira (27). Promovido pela Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), esse evento esportivo será realizado nos dias 16, 17 e 18 de maio, no Parque da Cidade, visando incentivar a prática da modalidade agregada ao conteúdo das aulas de educação física, promovendo a formação esportiva, o pleno exercício da cidadania e a promoção social dos jovens alunos.
As inscrições podem ser feitas no prédio da SEMED localizado à Av. Borges Leal, de 8h às 14h. A ficha de inscrição também está disponível no blog da Assessoria de Esporte e Lazer (aelstm.wordpress.com).


Divicom|PMS

Governo e entidades organizam Fórum Pró-Selo UNICEF

Na manhã de ontem (25), foi realizada a primeira reunião preparatória para o 2º Fórum Municipal Pró-Selo UNICEF, na sala do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santarém. Participaram do encontro, representantes ligados ao trabalho com a infância e a Prefeitura de Santarém, por meio das secretarias municipais de Educação, Saúde, Trabalho e Assistência Social.
O Fórum está programado para acontecer no dia 15 de junho e reunirá cerca de 500 participantes, entre eles, adolescentes ligados aos movimentos sociais, entidades civis e programas sociais, além de representantes de vários segmentos.
Em 2010, a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima, assinou o Termo de Adesão com o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), marcando o inicio do processo de capacitações e Fóruns no município. No mesmo ano foi realizado o 1º Fórum Municipal Pró-Selo UNICEF, e também começaram os ciclos de formação na região.
O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para a infância e adolescência.
No Comitê Organizador do Fórum em Santarém, participam representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Pastoral do Menor, Mão Cooperadora, Seara e Projeto Rádio pela Educação.
Os adolescentes selecionados para participar da 2ª edição do Fórum terão um encontro com os conselheiros municipais de direitos da criança e com o Comitê Organizador, sendo estes, oriundos de escolas públicas, associações, ONGs, dentre outros.


Divicom|PMS

Clean apresenta nova padronização

Ontem (25), a empresa Clean, responsável pela coleta de lixo no município, apresentou sua nova padronização. O evento foi realizado na noite de ontem na sede da empresa em Santarém (Rodovia Santarém/Cuiabá, Km 5, bairro Matinha).
A Prefeita Maria do Carmo e o Secretário Municipal de Infraestrutura, Inácio Corrêa, participaram da solenidade de apresentação da nova padronização e novos equipamentos da empresa. São quatro carros novos, além de um trator de esteira e uma retroescavadeira que auxiliam na operação do aterro de Perema.
A Clean também conta com 60 novos contêineres de lixo, o que aumentará a capacidade de coleta em diversos pontos da cidade, principalmente às proximidades de feiras e mercados, onde a demanda cresceu bastante nos últimos anos.


Divicom|PMS

Uruará recebe manutenção na iluminação pública

Nesta quarta-feira (25) o setor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) atuou no bairro Uruará. Foram recuperados diversos pontos de iluminação nas ruas: Gonçalves Dias, Indústria, Augusto Meira e Uruará. Outro grupo de servidores esteve na Rodovia Santarém Curuá-Una onde a manutenção foi executada entre a Serra do Diamantino e a Rua Sol Nascente.
A Prefeitura de Santarém dispõe ainda de outra equipe que realiza reparos na Avenida Mendonça Furtado. Após um levantamento foram constatados diversos pontos apagados. Os problemas são mais frequentes nesta época do ano e ocorrem principalmente por conta de temporais e quedas de energia. Os trabalhos na avenida serão executados entre as travessas Campos Sales (Mapiri) e Sete de Setembro (Santa Clara).

Manutenção de ruas - A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) continua os serviços de recuperação de vias em Alter do Chão. É realizada terraplenagem em diversas ruas, principalmente por onde passa a linha de ônibus. Seguem também os serviços de manutenção nas ruas Bauru e Irurá, bairro Aparecida.
A manutenção asfáltica da SEMNF segue nas Avenidas Marechal Rondon e Moaçara. O serviço é conhecido como operação tapa-buracos e proporciona mais segurança e comodidade aos usuários do transito.


Divicom|PMS

Unidade de saúde é ampliada na Nova República


A Unidade de Saúde do bairro Nova República foi ampliada visando melhor atender os usuários não só daquela área, mas também dos bairros Bela Vista, Vitória Régia e Santo André.
A inauguração do novo espaço ocorreu na noite de terça-feira (24). A ampliação da Unidade foi iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), que buscou recursos junto ao Governo Federal para atende 13.867 pessoas de 4.171 famílias com serviços de consulta de enfermagem, consultas médicas e odontológicas, programas de pré-natal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, transtorno mental e epilepsia, tuberculose, entre outros.
Durante a solenidade de inauguração, o titular da SEMSA, Emmanuel Silva, lembrou o processo feito pelo governo para realizar a obra. O médico reforçou a luta da Prefeitura em cumprir o objetivo de melhor atender a população. “Há anos a qualidade nos serviços oferecidos na área de saúde precisava ser melhorada, e foi no governo da prefeita Maria do Carmo que houve essa transformação e avanço. Ainda existe muita coisa a ser feita, mas também é preciso reconhecer que estamos no caminho certo, que é trabalhar pelo bem da coletividade”, afirmou.
A Prefeita Maria do Carmo disse que o olhar do governo “Cidade da Gente” é diferenciado em todas as áreas. “Temos um olhar de mãe porque entendemos que a política é um instrumento de transformação social na vida dos outros. Esperamos que com as melhorias que estamos fazendo, os problemas de saúde sejam, senão resolvidos, mas minimizados, pois nossos investimentos são focados na humanização e valorização de servidores e prédios de saúde de qualidade, quer sejam na zona urbana ou rural do município”, enfatizou.
Para a representante do Centro Comunitário de Santo André, Sônia Sousa, a ampliação da Unidade da Nova República atende a uma reivindicação antiga dos moradores da área.
Dezenas de pessoas prestigiaram a inauguração do novo prédio.


Divicom|PMS

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Casinha de Leitura

Através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), a Prefeitura de Santarém dá continuidade às atividades desenvolvidas pelo Projeto Casinha de Leitura, em cumprimento à III Jornada Literária. Nesse sentido, hoje (25), alunos e professores da Escola Municipal Raimunda de Lira Maia (bairro Elcione Barbalho), participam de oficinas de leitura, pintura e dança, no horário de 8h às 16h.
Contato para entrevista: Jefferson Souza (Coordenador do Projeto) – 9134-1634.


Divicom|PMS

Mototaxistas serão beneficiados com programa de crédito

Por meio de um convênio de Cooperação Técnica celebrado em 2011 entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado do Pará, será disponibilizada a trinta mototaxistas, através do Programa CREDCIDADÃO, a primeira liberação de crédito no montante de R$ 210 mil, recurso este a ser aplicado na aquisição de motos, capacetes, coletes, entre outros equipamentos que fazem da atividade desenvolvida pela categoria.
Os mototaxistas beneficiados com esse microcrédito terão possibilidade de amortizar a dívida em até 30 parcelas mensais fixas, incluindo um mês de carência. Outra vantagem é que o Programa oferece juros de 0,5% (meio por cento) ao mês.
O processo de financiamento aos mototaxistas iniciou no dia 20 de abril com uma palestra ministrada pelos agentes de negócios sobre o funcionamento do Programa. “Para atendermos a esse público, firmamos uma parceria com o Sindicato dos Mototaxistas e com a Associação dos Motocondutores Santarenos, que são entidades representativas dos mototaxistas. Tudo transcorreu normalmente e dessa forma, poderemos liberar o financiamento a partir do próximo mês”, afirmou Francisca Aparecida, Coordenadora Municipal do Programa.
A solenidade de liberação de crédito ocorrerá no dia 22 de maio, em horário e local a serem definidos e informados nos próximos dias.
Segundo Edna Reis, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Social, já está em tramitação o processo de parceria para a concessão de novos financiamentos com outras entidades, como: Associações, Cooperativas e representações de classes que estejam legalmente constituídas. “Nesse sentido, devemos atender cerca de 100 pessoas através da linha convencional de crédito, com juros de 1% ao mês e amortização de dívida em até 18 parcelas mensais, que podem ter até um ano de carência. Estamos prontos para esclarecer essas e outras informações no prédio da SEMDES, localizado na Curuá-Una, próximo à Mendonça Furtado, em horário comercial”, explicou.
Desde a implantação do Programa em 2008 – que antes tinha o nome do CREDPARÁ - a Prefeitura de Santarém financiou mais de 1.000 créditos, com recursos que chegaram a R$ 4.101.760,08, e firmou parceria com cerca de 80 instituições sociais.
Mais informações: Francisca Aparecida Camilo da Silva (Coordenadora Municipal do CREDCIDADÃO) - 9174-7902 e 3523-1925.

Banco do Povo – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES) promoverá no dia 26 de abril (quinta-feira), a XXIV Liberação de Microcréditos do Banco do Povo, que é um programa financiado única e exclusivamente pela Prefeitura de Santarém. A solenidade de liberação será às 9h no auditório da FT.


Divicom|PMS

Saúde do Trabalhador será abordada em evento

Visando promover a política de saúde do trabalhador, a Prefeitura de Santarém, através do CEREST/Baixo Amazonas, vai realizar na sexta-feira (27), programação única, mas alusiva a três datas comemorativas: Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28 de abril), Dia do Trabalhador(1º de maio) e 5º aniversário de implantação do CEREST no município (2 de maio).
A programação, organizada por profissionais do CEREST/Baixo Amazonas, terá início às 18h com uma concentração na praça da Matriz. Às 19h, será realizado um culto ecumênico alusivo ao Dia Mundial em Memória das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que servirá de alerta para a sociedade sobre a importância das ações preventivas referentes aos acidentes e doenças nos ambientes de trabalho. Às 20h, haverá blitz educativa e caminhada com destino à praça do Pescador para chamar a atenção de populares para o assunto, e às 20h30, o encerramento das atividades.

Histórico – O dia 28 de Abril (Dia Mundial em Memória às Vítimas em Acidentes de Trabalho e Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho), tem suas raízes no movimento sindical Canadense, e foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho, sendo reconhecida oficialmente por 19 países, inclusive no Brasil, que instituiu como o “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, através da Lei nº 11.121, de 25/05/2005.
O CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) é uma Unidade especializada na prevenção, promoção e vigilância em saúde do trabalhador. Funciona em Santarém à Av. Presidente Vargas, 1317, Santa Clara.
Contato para entrevista: Sabina Lima (Técnica do CEREST) - 3523-0677, 8117-1130 e 9115-3272.


Divicom|PMS

Prefeita pede ajuda para permanência do Abaré em Santarém


Em entrevista coletiva concedida na manhã de ontem (24) na sala de reuniões do Palácio Jarbas Passarinho, a Prefeita Maria do Carmo repassou o resultado de sua viagem a Brasília na semana passada quando foi em busca de apoio para que Santarém seja utilizada como Centro de Treinamento de Seleções na Copa de 2014 e de liberação de recursos para obras executadas no município pelo Governo Federal.
Sobre o Centro de Treinamento, Maria do Carmo falou da visita que fez ao Ministério do Esporte onde foi defender a possibilidade de Santarém ser subsede da Copa do Mundo. “Garantimos R$ 1,5 milhão para a adequação do Estádio Colosso do Tapajós como Centro de Treinamento. Esse recurso nada tem haver com a conclusão do Estádio. Outra novidade é que no dia 2 de maio, teremos uma reunião em Brasília com o Comitê da FIFA para defendermos nosso projeto. Estou muito otimista”, externou.
A Prefeita falou sobre as audiências que participou na Casa Civil e no DNIT. “Fui tentar liberar recursos que já estão garantidos para a conclusão da Fernando Guilhon, Terminal do Maracanã, anel viário do Santarenzinho e recapeamento da Marechal Rondon e outras ruas. Minha expectativa é grande em obter respostas positivas nas próximas semanas. A boa notícia que tive de imediato foi no DNIT, onde me informaram sobre a liberação de R$1,5 milhão para darmos continuidade às obras do Terminal de Cargas e Passageiros no bairro da Prainha”, enfatizou.
Outro assunto abordado na coletiva pela Prefeita foi sobre o Barco Hospital Abaré. ”Eu conversei com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que vai analisar a possibilidade de o Governo Federal comprar o Abaré para assegurar que ele permaneça em Santarém. A proposta é que ele possa ser utilizado como Hospital Universitário, em uma parceria entre Ministério da Saúde, Prefeitura Municipal e USP. Alexandre Padilha se mostrou entusiasmado, mas ainda não deu resposta. Saibam que tudo o que for possível fazer para garantirmos a assistência à saúde dos ribeirinhos, tenham a certeza que faremos”, explicou.


Divicom|PMS

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ruas de Alter do Chão recebem melhorias

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) iniciou os trabalhos de manutenção do sistema viário de Alter do Chão. Através de maquinários da Prefeitura de Santarém, diversas ruas passam por terraplenagem. Os serviços serão atenderão principalmente o bairro União, periferia da vila. As vias utilizadas pelo transporte coletivo serão priorizadas.
Outra equipe da SEMINF avança com a manutenção de vias no bairro Santarenzinho. Hoje (23) os serviços seguem na Rua Joana Dark com Olavo Bilac. Na Tomé de Sousa, também no Santarenzinho, é executada limpeza. Também é feita manutenção na Rua Irurá e Bauru, bairro Aparecida.
Ainda na manhã de hoje, a equipe responsável pela operação tapa-buracos esteve na Barjonas de Miranda e Silvino Pinto preparando as vias para os trabalhos de manutenção. Nos buracos maiores foram colocadas pedras e piçarra. O procedimento garante mais segurança à massa asfáltica que será colocada nesta terça-feira (24).
Os servidores da empresa Clean, prestadora de serviços à Prefeitura de Santarém, seguem com a limpeza nas Avenidas Fernando Guilhon e Cuiabá, através de varrição, recolhimento de resíduos, limpeza de canaletas, capina e pintura das laterais e meio-fio.
Já a equipe de obras da SEMINF recupera a passagem de água no cruzamento da Avenida Verbena com a Jasmim, bairro Jardim Santarém. Outro grupo de servidores trabalha na estrutura do sistema de drenagem da Avenida Altamira.


Divicom|PMS

Educação na várzea segue o movimento das águas


A rede municipal de ensino de Santarém, coordenada pela Secretaria de Educação (SEMED), tem hoje a grande maioria de suas escolas localizadas na zona rural, entre estas, escolas que desenvolvem processos educacionais diferenciados ligados à Educação no Campo. Nesse contexto, 48 escolas municipais funcionam na várzea – região de Santarém que vive dois grandes períodos: o de seca e o de cheia dos rios, quando os terrenos ficam inundados.
O calendário escolar desses estabelecimentos de ensino tem, todos os anos, um ritmo específico de atuação em função do movimento natural de subida das águas no período da cheia que interfere diretamente nas atividades. As residências e as escolas, assim como toda a área de várzea, são inundadas pelas águas, exigindo por parte do governo municipal, medidas alternativas para os que moram nessas áreas.
Nas escolas da região de várzea, por exemplo, o período letivo começa no mês de agosto e prossegue até abril do ano seguinte. Mas este ano, em decorrência da acelerada subida das águas, diretores de algumas escolas se programaram e anteciparam a conclusão do ano letivo de 2011, antes do final do mês do abril. Contudo, os duzentos dias letivos obrigatórios no ensino fundamental foram rigorosamente cumpridos.
Segundo a SEMED, 3.003 alunos do município na semana passada, o período letivo do ano passado.

Ano letivo 2012 - Visando avaliar 2011 e planejar o período letivo de 2012 – que iniciará no segundo semestre deste ano - na sexta-feira, 27 de abril, a Prefeitura de Santarém promoverá um encontro com gestores da várzea, no horário de 8h às 17h. O local do encontro será a Escola da Floresta.


Divicom|PMS

Unidade de Saúde da Nova República é ampliada

Moradores dos bairros Nova República, Bela Vista, Vitória Régia e Santo André serão beneficiados diretamente com a ampliação da Unidade de Saúde localizada à Rua Tancredo Neves, próximo ao Mercado da Nova República. As obras de ampliação foram concluídas pela Prefeitura de Santarém que fará a entrega do novo prédio durante solenidade de inauguração que será realizada amanhã (24).
O evento iniciará às 18 horas. Os preparativos do ato inaugural estão sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).
A Unidade da Nova República atenderá 13.867 pessoas (4.171 famílias) com consultas de enfermagem, médica e odontológicas, programas de pré-natal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, transtorno mental e epilepsia, tuberculose, hanseníase, Prevenção ao Câncer Cérvico Uterino (PCCU), imunização, retirada de pontos, inalação, curativo, peso, verificação de pressão arterial e coleta de exames laboratoriais.
O horário para os atendimentos básicos nas dependências que foram ampliadas será das 7h às 18h, enquanto que os atendimentos 24 horas serão realizados no antigo prédio, que já tem projeto para a sua revitalização.
Os recursos aplicados pela Prefeitura na obra de ampliação são oriundos do governo federal e somam R$ 322.960,00.
Mais Informações: Enfermeira Alba Leal (Chefe da Divisão de Unidade e Atendimento da SEMSA) - 9113-9755.


Divicom|PMS

Inscrições para Concurso de Agentes de Saúde e Endemias são prorrogadas

Candidatos interessados em concorrer a uma das 411 vagas para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e 120 vagas para Agente de Combate a Endemia terão a oportunidade de se inscrever até o dia 14 de maio. A retificação do edital com a nova data de inscrição já está disponível no site da Prefeitura Municipal de Santarém (www.santarem.gov.pa.br), que traz também alteração de datas das provas, do conteúdo programático e do processo de aplicação dos exames.
A prova objetiva, composta por 40 questões, será realizada no próximo dia 27 de maio. Caso o candidato consiga obter 40% de acerto e esteja classificado em até três vezes o número de vagas ofertadas por microrregião, para quem concorre ao cargo de Agente de Saúde, e 02 vezes o número de vagas para Agente Comunitário de Endemia, será submetido ao curso preparatório.
A prova de títulos será exigida apenas para candidatos aprovados em até três vezes o número de vagas, para os que concorrerem ao cargo de Agente de Endemias. O período de entrega dos títulos será de 04 a 11 de junho, das 8h às 12h, exceto sábados, domingos e feriados. O curso preparatório para Agentes de Saúde e de Endemia (classificados nas etapas anteriores) ocorrerá de 11 a 15 de junho. Após essa fase, todos serão submetidos a uma prova subjetiva, no dia 17 de junho, sobre o conteúdo do curso.
O resultado do concurso será divulgado dia 29 de junho no site www.santarem.pa.gov.br.


Divicom|PMS

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Recuperação de ruas

Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), a Prefeitura de Santarém segue com o serviço de terraplenagem na Rua Irurá. A frente de trabalho está entre a Rua Bauru e Avenida Cuiabá. Também continua a manutenção em ruas do bairro Santarenzinho. A equipe que executa as melhorias na área está na Rua 13 de maio.
O grupo de servidores da equipe de asfalto segue com a manutenção, através da Operação Tapa-buracos, na Avenida Marechal Rondon. Também são recuperados alguns trechos da Avenida Cuiabá próximos aos cruzamentos com as vias: Rua Irurá, Avenida Fernando Guilhon e Avenida Borges Leal.
Segundo a SEMINF, nas avenidas Fernando Guilhon e Cuiabá continuam os serviços de limpeza.


Divicom|PMS

Educação indígena valoriza a cultura dos povos

A educação indígena na rede municipal de ensino valoriza a cultura e as tradições dos povos. Segundo a Secretaria de Educação da Prefeitura de Santarém, SEMED, dois mil alunos de 33 escolas municipais indígenas foram atendidos por professores qualificados, conforme identificou o Censo de 2011.
De acordo com a coordenadora de Educação Indígena da SEMED, Iara Elizabeth, o governo municipal trabalha juntamente com as comunidades indígenas visando legitimar os saberes, bem como, o ensino da arte e da cultura. “Estamos iniciando o processo de inserção de disciplinas voltadas ao ensino da língua materna. Nas escolas das comunidades do Caruci, Vila Franca, Lago da Praia, Garimpo, Arimum e Alter do Chão, os alunos já participam de aulas de Nheengatu e de conteúdos voltados ao saberes culturais do povo, denominado como Notório Saber”, destacou.
A Prefeitura de Santarém tem incentivado a participação de professores em cursos de Formação Continuada específica, com o intuito de fazê-los conhecer à fundo a cultura indígena. Nesse sentido, na próxima semana, educadores e comunitários de 12 escolas da região Arapiuns participarão de Formação. Os encontros iniciarão na segunda-feira, 23/04, nas comunidades de São Sebastião, Nova Pedreira e Zaire.


Divicom|PMS

Crianças do Hospital e da Biblioteca participam de atividades do Dia do Livro

O Governo Cidade da Gente, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), organizou para amanhã (20) uma programação visando comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril).
As atividades do evento serão realizadas na pediatria do Hospital Municipal de e na Biblioteca Paulo Rodrigues do Santos (Casa da Cultura) nos turnos da manhã e tarde, sendo:
9h - Hospital Municipal de Santarém (UTI Pediátrica): apresentação de teatro, distribuição de livros, atividades de desenho e pintura, contação de histórias;
15h – Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos: apresentação de teatro, distribuição de livros; práticas de desenho e pintura, contação de histórias, distribuição de lanches, atividades de música a partir do tema “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”.
Mais informações:Renata Ferreira (responsável pela biblioteca): 9164-0999.


Divicom|PMS

Profissionais de saúde e educação são capacitados

Enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde, Técnico em Saúde Bucal, Odontólogo, Professores e Gestores de Escolas participam da Capacitação em Saúde Bucal, Auditiva e Acuidade Visual promovida pela Prefeitura Municipal de Santarém, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação.
O treinamento ocorreu hoje (19), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), ao lado da Agência dos Correios, das 7h30 às 12h30.
A meta da Prefeitura é capacitar 200 profissionais da Saúde e Educação visando melhorar ainda mais as ações nas diversas áreas de atendimentos. A coordenação geral do evento é do Grupo de Trabalho Intersetorial - GTI do Programa Saúde na Escola.
A programação teve início com credenciamento, às 7h30, seguida da abertura com orientações sobre o treinamento, capacitação em saúde auditiva, saúde bucal e capacitação em acuidade visual. Das 10h às 10h15 houve um intervalo e em seguida a programação continuou com o treinamento em articulação para atividades de campo.
A programação ocorreu de acordo com o cronograma abaixo:

07h30 - ACOLHIDA DOS PROFISSIONAIS
07h30 – 08h15 - Credenciamento
08h15 – 08h30 – Abertura com orientações sobre o Treinamento
08h30 – 09h30 – Capacitação em Saúde Auditiva
09h30 – 10h00 – Saúde Bucal
10h00 – 10h15 – LANCHE/INTERVALO
10h15 – 11h15 – Capacitação em Acuidade Visual
11h15 – 11h45 – Articulação para atividades de campo
11h45 – 12h00 – Considerações finais e encerramento

Mais Informações: Lauro Corrêa (Coordenador do Programa Saúde na Escola pela Saúde) - 9133-1858 e Conceição Oliveira (Coordenadora do Programa Saúde na Escola pela Educação) - 9183-2506.


Divicom|PMS

Escolas municipais recebem kits bíblicos

O Projeto Casinha de Leitura, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), entregou na tarde da última terça-feira (17) na Escola do Parque, kits bíblicos para 10 escolas da rede municipal de ensino.
O Projeto Casinha de Leitura, desde 2005, já distribui mais de 58 mil livros de literatura diversa em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil e Associação Vaga Lume, e já atendeu 77.416 pessoas entre alunos, professores e comunitários, com atividades pedagógicas de estímulo e fomento ao gosto da leitura.
As escolas agraciadas com os kits foram: Fluminense, Hilda Mota, Ebenéser, Paulo Rodrigues dos Santos, Maria e Lourdes Almeida, Dom Anselmo Pietrulla, Dom Floriano, Haroldo Veloso, Rosineide Fonseca e Alberico Mendes Nóvoa.
A entrega dos livros faz parte da III Jornada Literária, que prossegue até o dia 21 de abril. Hoje (19), a programação será na Escola São Raimundo, na comunidade Vista Alegre do Rio Moju, com oficinas de jogos de leitura, a partir das 14h. Na sexta-feira (20), a programação será na Escola Francisca das Chagas, no Urumanduba, com oficinas de cantigas pedagógicas, de 8h às 16h.


Divicom|PMS

Prefeitura vai a Brasília em busca de novos investimentos

Uma extensa agenda de trabalho está sendo cumprida desde terça-feira (17) na capital federal pela Prefeita de Santarém, Maria do Carmo, que participou de audiências visando conseguir apoio para que o município seja utilizado como Centro de Treinamento de Seleções para a Copa de 2014, bem como liberação de recursos para grandes obras que estão sendo executadas na cidade pelo governo federal.
Na terça-feira pela manhã, a gestora de Santarém esteve na Câmara dos Deputados onde foi recebida por Beto Faro (PT), Coordenador da Bancada Paraense. O parlamentar assumiu o compromisso de que, na próxima reunião de Bancada, a Prefeita será convidada a participar para justificar/defender aos demais deputados sobre a importância de Santarém ser inserida na rota da Copa do Mundo.
À tarde, a Prefeita participou de audiência no Ministério do Esporte e foi recebida pelo Secretário Executivo, Vicente Lima Neto.
“Nossa conversa foi muito proveitosa. O Secretário Vicente Lima ouviu as pretensões de Santarém e me orientou sobre o que deve ser feito. Ele se comprometeu em marcar para os próximos dias uma audiência com o Coordenador das Câmaras Temáticas do Ministério do Esporte, o Senhor Joel Benin, que está à frente do planejamento da Copa, para que eu possa entregar-lhe materiais sobre Santarém e conversar detalhadamente sobre nosso interesse em ser um Centro de Treinamento”, explicou.
Ainda na terça-feira, a Prefeita Maria do Carmo foi ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) e recebeu a notícia de que houve parecer favorável para a liberação de R$ 1,5 milhão que será aplicado na conclusão do primeiro módulo do Terminal de Cargas e Passageiros que está sendo construído no município.
Às 10h de ontem (19), Maria do Carmo reuniu com o Sr. Olavo Noleto, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e o assunto tratado foi sobre obras e programas do governo federal em Santarém. Às 16h30, a audiência cumprida foi com o Sr. André Marinho, Superintendente de Habitação da Caixa Econômica Federal. Na pauta, o Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida.
Agora à noite, a Prefeita está sendo recebida pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Os dois conversam sobre a permanência do Barco/Hospital Abaré em Santarém.


Divicom|PMS

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Capacitação

Através da Secretaria de Produção Familiar (SEMPAF), o governo municipal realizada deste segunda-feira (16), a Capacitação de Cadastradores da Produção Familiar. 23 lideranças de Santarém e região recebem orientações sobre como aplicar um questionário nas comunidades, visando a coleta de dados e a definição de um diagnóstico sobre a Produção Familiar no município, que passa por três eixos: extrativismo, pesca e aquicultura e agricultura familiar. A capacitação está sendo realizada através de parceira com a Fundação Ford, FASE, STTR, CEAPAC, FEAGLE e RESEX Tapajora, COOMAPLA e COOPLUSAN. A capacitação encerra hoje(18), às 12h, no barracão da comunidade de Ponta de Pedras.
Mais informações: Jorge Oliveira (Secretário Municipal de Produção Familiar) – 9182-7052.


Divicom|PMS

Rua Irurá passa por terraplenagem

Através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), a Prefeitura de Santarém realiza manutenção, através de terraplenagem, na Rua Irurá, bairro Aparecida/Caranazal. Os trabalhos começaram a partir do cruzamento com a Avenida Bartolomeu de Gusmão.
Os maquinários da Secretaria também seguem no bairro Santarenzinho, onde são recuperadas as vias que compõem a linha de ônibus.
A SEMINF cumpre ainda, com o cronograma para recuperação asfáltica das principais ruas de Santarém. Ontem (17), os trabalhos foram executados na Travessa Dom Amando e na Avenida Moaçara.


Divicom|PMS

Reparos na iluminação pública são feitos em Santana

Técnicos do setor de Iluminação pública da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), atuaram nesta terça-feira (17) no bairro Santana. Os trabalhos visaram recuperar aproximadamente 25 pontos de luz danificados nas ruas Elinaldo Barbosa, Santos Dumond, São Paulo, Coelho Neto e Passagem Viela.
Outra equipe do setor irá recuperar pontos críticos nas ruas Vitória e Irurá, bairro Caranazal. Os técnicos também atuam no bairro Santarenzinho, dando prioridade a luminárias danificadas nas ruas Margarida, Angelim, Cedro, 31 de Maio e São Lucas.
Para o Governo Cidade da Gente, ruas iluminadas são prioridade, pois além de ser um direito, representam segurança ao cidadão.


Divicom|PMS

Dia do Índio em Santarém será coroado com exposição


Está sendo realizado desde segunda-feira (16) no Centro Cultural João Fona (Museu de Santarém), uma Oficina de Assemblagem de Arte e Cultura Indígena, de iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e Planejamento (SEMPLAN), com a colaboração de alunos indígenas do turno noturno da UFOPA, que objetiva destacar a importância cultural dos povos indígenas, inclusive na pintura, para o município.
Dez pessoas, entre elas, sete indígenas dos povos Tapuia, Cumaruara, Arapiun e Borari, participam da oficina que é ministrada pelo artista plástico de Santarém, Laurimar Leal.
A Assemblagem é o nome que se dá a um tipo de trabalho artístico produzido a partir da incorporação de objetos do dia a dia na composição da obra de arte. “Nessa técnica, é importante que o objeto incorporado à obra, apesar de assumir novos significados estéticos e simbólicos, mantenha algo de sua identidade original. E nada foi mais oportuno do que oferecermos essa oficina com o tema voltado ao Dia do Índio”, enfatizou Bianca Gomes, titular da SMC.
A oficina encerra hoje (18), às 14h. O resultado dos trabalhos será apresentado na quinta-feira (19), durante uma exposição denominada “Arte e Cultura Indígena”, no Centro Cultural João Fona. O evento iniciará às 19h com a apresentação de cantores regionais (Eduardo Dias, Nato Aguiar, Zé Maria Pinto, Everaldo Martins, Celson Lima e convidados), Feira do Artesanato, danças indígenas e show cultural..
Contato para entrevista: Bianca Gomes (Secretária Municipal de Cultura) – 9183-0164.


Divicom|PMS

Atriz Camila Pitanga virá a Santarém lançar seu filme


No dia 20 de abril, sexta-feira, quando o filme “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios” tem estréia nacional, sua protagonista, Camila Pitanga, estará na cidade de Santarém onde grande parte do filme foi gravado, para apresentar a obra à população local. Juntamente com a atriz, seu parceiro na trama, o ator Gustavo Machado e os diretores Beto Brant e Renato Ciasca estarão na cidade. A exibição acontecerá no auditório do Hotel Amazônia Boulevard, em duas sessões às 20:00h e às 22:00h.
O “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios” é baseado no livro homônimo de Marçal Aquino. Estrelado por Camila Pitanga, Gustavo Machado e Zecarlos Machado, “Eu Receberia…” já possui um invejável currículo de prêmios, como o de Melhor Atriz no Festival do Rio 2011, Melhor Ator (para Zecarlos Machado) no Amazonas Film Festival 2011, Melhor Longa de Ficção na Mostra Internacional de São Paulo e Melhor Filme no Festival Cine Iberoamericano de Huelva 2011.
Trata-se de um triângulo amoroso que envolve Cauby (Gustavo Machado), um fotógrafo cético em relação ao amor, que decidiu largar seu trabalho em uma revista semanal em São Paulo para conhecer o interior do Brasil. Devotado à beleza, ele encontra no lindo cenário amazônico a bela e instável Lavínia (Camila Pitanga), mulher do pastor Ernani (Zecarlos Machado), homem que acredita ser possível consertar as contradições humanas. Mas no meio da floresta ainda existem lugares onde a honra se lava com sangue e Cauby não imaginava que acabaria envolvido num triângulo amoroso imprevisível, fazendo com que ele perdesse o controle da própria vida.
A estrela de filmes como Caramuru – A Invenção do Brasil, de Guel Arraes, e Saneamento Básico, de Jorge Furtado, além de diversas minisséries e novelas, Camila Pitanga, conquistou, como ela mesma define, “território novo” ao aceitar o convite para atuar em “Eu Receberia...”. Para dar conta da personagem, Camila conta que entrou em contato com seus limites, como ser humano e como atriz. “Foi um processo de transformação muito grande. E isso também requer muita confiança nos diretores. Foi fundamental eu me sentir como me senti, acolhida”.
Camila se lembra de um clima excepcional na produção: “Foi quando a gente foi filmar em São Pedro, uma comunidade no rio Arapiuns, em Santarém. Alí a equipe já estava completamente consolidada como núcleo artístico, familiar, amizade, saudade que a gente sente até hoje um do outro. Tivemos esse momento idílico quando a equipe toda ficou num barco, foi um processo de trabalho extraordinário. Um comprometimento artístico como poucas vezes eu vivi”. Camila também nunca havia estado no Pará. “Era tudo novo, fantasticamente novo, envolvente. Vivi aquela terra, aquelas pessoas de maneira muito forte”.
A espera de cinco anos entre a compra dos direitos do livro, e a captação e preparação para as filmagens, também implicou em algumas atualizações da trama, especialmente do contexto político, levando os diretores a substituir a questão do garimpo, candente no livro, pelo desmatamento, no filme. Ciasca explica a troca: “É uma questão que está acontecendo neste momento. O garimpo saiu do quadro porque ele foi evento há dez anos atrás. A gente trouxe a história para o presente. E o que a gente filma ali está acontecendo neste exato momento”.
A partir de um contato com a ONG Saúde e Alegria, que atua nas comunidades ribeirinhas de Santarém, os diretores descobriram o Movimento em Defesa da Vida e da Cultura do Rio Arapiuns, em que se inserem os “índios resistentes” – como se autodenominam índios que não habitam reservas mas lutam pelo reconhecimento de seus direitos como povos indígenas, reivindicando demarcação de seus territórios e o fim do manejo ilegal de madeira na região. Do Movimento também tomam parte não índios, todos unidos na luta pela proteção e manutenção do lugar em que vivem.
Beto conta: “Nós vimos ali um conflito que estava realmente acontecendo e envolvendo pessoas que defendiam a terra. Não estavam de passagem, como os garimpeiros. Eram nativos, que tinham ancestrais ali, gerações e gerações defendendo a terra, com um desejo de ocupação, não de exploração. Naquele momento, a gente viu que o conflito era atual e que seria muito legal tomar o partido dessas pessoas que têm essa ligação com a terra e estão defendendo o direito ancestral de morar naquele lugar”.
E assim a trama foi contextualizada pelos diretores, que colocaram lideranças reais, como Dinael Cardoso e Odair Borari, este da Aldeia Novo Lugar no Maró, atuando no filme, reproduzindo a manifestação em que comunitários do Arapiuns bloquearam a passagem de balsas que carregavam madeira ilegal. Do Projeto Saúde e Alegria, Beto e Renato trouxeram para o elenco a grande estrela do Circo Mocorongo, Magnólio de Oliveira, que faz o papel de Chico Chagas. Além desta contextualização, o filme está recheado com as belas paisagens da região do Tapajós e Arapiuns.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Santarém, com o apoio logístico e aluguel dos equipamentos, e do Projeto Saúde & Alegria, o filme será exibido com a presença de Camila Pitanga, Gustavo Machado, Beto Brant e Renato Ciasca.

SERVIÇO:
DATA DA EXIBIÇÃO: DIA 20 DE ABRIL/2012
EXIBIÇÃO GRATUITA - PARA MAIORES DE 16 ANOS

1a Sessão: 20:00h – Somente para convidados
2a sessão 22:00h – Para público em geral, primeiras 500 pessoas que chegarem para retirar convite na portaria.

LOCAL: Auditório do Hotel Amazônia Boulevard
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Fátima

COLETIVA COM A IMPRENSA: DIA 20 DE ABRIL ÀS 10:00H
LOCAL: Sede do Projeto Saúde e Alegria/ Av. Mendonça Furtado, 3979

Contatos: Magnólio de Oliveira: 96536666 Fábio Pena: 91529662
Mais informações: www.eureceberia.com.br 
@redemocoronga


Divicom|PMS

terça-feira, 17 de abril de 2012

Campeonato de bairros


Foi grande a festa realizada da tarde do último sábado (14) no estádio Colosso do Tapajós durante a solenidade de abertura do Campeonato de Bairros de Futebol Masculino e Feminino, promovido e coordenado pela Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da Prefeitura de Santarém. A competição entre as equipes ocorrerá até o dia 25 de agosto. As equipes vencedoras das duas categorias receberão como prêmio do governo municipal, Kits esportivos, troféus, medalhas e 40% do dinheiro referente à inscrição das equipes no evento esportivo. A Prefeita Maria do Carmo, o Secretário de Infraestrutura, Inácio Correa e a titular da AEL, Rita Pelo, foram algumas das autoridades presentes à abertura do Campeonato.


Divicom|PMS

Alunos do município escolhem vencedor de prêmio mundial

Desde 2006, a Votação Mundial pelos Direitos da Criança, iniciativa da Organização Não-Governamental Children’s Wolrd, da Suécia que faz parte do “Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança (WCPRC)”, é realizada em Santarém.
A ação está inserida no calendário oficial de atividades da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e é realizada em parceria com a Diocese de Santarém, através do Projeto Rádio pela Educação, que tem como objetivo mostrar aos alunos de 10 a 17 anos o processo democrático do voto, além de aprofundar por meio de debates, as questões sociais e políticas.
O processo eleitoral em Santarém iniciou hoje e vai proporcionar a escolha de um dos três projetos candidatos ao Prêmio, cujas autoras são Anna Mollel, da Tanzânia, que luta há mais de 20 anos pelos direitos das crianças deficientes; Sakena Yacoobi, do Afeganistão, que luta para proporcionar às crianças e mulheres afegãs o direito à educação, à saúde e ao aprendizado pelos seus direitos; e Ann Skelton, da África do Sul, que luta há mais de 20 anos pelos direitos das crianças afetadas pelo sistema judiciário.
Alunos de mais de 80 escolas municipais participarão da votação, que esta semana, será realizada nos seguintes estabelecimentos de ensino:
17.04.2012 – Escola Sérgio Henn (Matinha)
19.04.2012 – Escola Ecila Nobre (Conquista)
19.04.2012 – Escola Frei Fabiano (Caranazal)
20.04.2012 – Escola Dom Anselmo (Diamantino)
20.04.2012 – Escola Ubaldo Corrêa (Santarenzinho)
20.04.2012 – Boaventura Queiroz (São Braz - Eixo Forte)
20.04.2012 – Escola Júlio Santos Farias (Capixauã – Rio Tapajós)
20.04.2012 – Nossa Senhora de Lourdes (Vista Alegre do Capixauã – Rio Tapajós)

Prêmio - São crianças e adolescentes de 80 países que participam desta votação, elegendo um projeto vencedor que recebe um apoio financeiro da Organização Não-Governamental. São experiências escolhidas por um júri internacional, formado por adolescentes de cada país envolvido com o projeto e que já tenha sido vítima de maus tratos.


Divicom|PMS

Manutenção de vias é priorizada


A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), responsável pelos serviços de recuperação asfáltica do sistema viário de Santarém, trabalhou na manhã desta segunda-feira (16) nas Avenidas Marechal Rondon e Moaçara. Nestas vias, foram executados serviços popularmente conhecidos como “tapa-buracos”, medida paliativa que ajuda a manter a trafegabilidade das ruas.
Outro grupo de servidores e maquinários da SEMINF recuperou ruas do bairro Santarenzinho. Através de terraplenagem, foi feita a manutenção nas principais vias. Os trabalhos começaram pela Olavo Bilac e seguirão nos próximos dias nas Ruas 31 de Maio e Angelim.
Trabalho semelhante é feito na Rua Arapiuns, bairro Aparecida. Os serviços são importantes principalmente por conta das constantes chuvas que caem em Santarém. Nesse período, o sistema viário é bastante danificado, mas com o cronograma de obras da SEMINF, os locais mais críticos são recuperados com prioridade.
Nas avenidas Fernando Guilhon e Cuiabá, o governo municipal executou limpeza por meio de varrição, recolhimento de resíduos e capina das laterais e canteiro Central.
A equipe de obras da SEMINF trabalhou desde o início desta manhã em passagens de água e demais estrutura de drenagem da Avenida Altamira, cuja obra de asfaltamento é finalizada. É feita canaleta no cruzamento com Antonio Simões e é construída uma caixa de esgoto no cruzamento com Avenida Curuá-Una.

Ações de cidadania são levadas à comunidade Boa Esperança


Considerado um dos Projetos mais importantes do Governo Cidade da Gente por integrar em um mesmo momento, todas as Secretarias e Coordenadorias municipais, o “Nossa Gente” foi realizado pela segunda vez na Comunidade Boa Esperança, planalto santareno.
Durante o sábado (14), centenas de pessoas foram atendidas na Unidade de Saúde e nas dependências da Escola Municipal Francisco Pereira Campos, com consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, expedição de documentos, corte de cabelo, orientações jurídicas e de empreendedorismo, doação de plantas frutíferas, enxoval para gestantes, entrega de medicamentos e muitos outros serviços.
Durante a abertura do Projeto que desde sua implantação, foi realizado pela 22ª vez tanto na área urbana como na rural, a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima, assinou um Termo de Compromisso efetivando os serviços da Agência dos Correios na comunidade. Na mesma ocasião, o Secretário de Infraestrutura, Inácio Correa, assinou com a empresa Clean Service, a expansão dos serviços de coleta de lixo que vai beneficiar diretamente os moradores de Boa Esperança.


Divicom|PMS

Prefeita participa de evento que prevê investimentos para água em Santarém


A Prefeita Maria do Carmo participou na manhã desta segunda-feira (16) em Belém, da cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso visando a execução serviços de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água para Santarém, que fazem parte do Programa Serviços Urbanos de Água e Esgoto.
Através do documento assinado ontem entre a Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA) e a Caixa Econômica Federal, deverão ser investidos no município, por meio de recursos do PAC II, aproximadamente 45 milhões de reais, que contemplarão: 2 poços, 5,8 km de adutora, 2 reservatórios, 2 elevatórias, 2 elevatórios de água tratada e 244 km de rede. Com os novos investimentos, Santarém passará de 69% para 100% de área coberta pelo abastecimento de água na cidade.
Socorro Pena (Secretária de Governo) e Valéria Lima (Coordenadora do PAC em Santarém), também participaram da cerimônia que aconteceu no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia.


Divicom|PMS

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Transferência


Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAB), a Prefeitura de Santarém procedeu na tarde da última quinta-feira (12), com a transferência para o estacionamento do Mercadão 2000, de 45 feirantes que trabalham na Feira do Tablado. A decisão foi tomada em comum acordo durante reunião realizada entre representantes do governo municipal e Colônia de Pescadores Z-20 - entidade responsável pela administração da Feira - em função do nível do rio Tapajós ter atingido o piso do Tablado e comprometido o trabalho dos feirantes. Segundo a SEMAB, o estacionamento provisório para veículos de clientes do Mercadão 2000 será pela Avenida Tapajós (em frente ao Mercadão) e pelas Travessas Frei Ambrósio e Professor Carvalho.
Mais informações: Pedro Junior (Administrador dos Mercados) - 9143-1646.


Divicom|PMS

Olimpíada de Língua Portuguesa será na próxima semana

Visando contribuir para a formação de professores e para a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), lançará na próxima terça-feira (17), no auditório do IESPES, a 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, de iniciativa do Ministério da Educação.
A programação de lançamento será prestigiada por gestores e professores de língua portuguesa de 4ª a 8ª séries do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Na oportunidade, serão repassadas todas as informações referentes ao processo de preparação, seleção e premiação da Olimpíada.
O evento está marcado para iniciar às 8h.


Divicom|PMS

Iluminação pública beneficia moradores da zona rural

Na última sexta-feira (13), técnicos do Setor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) realizaram reparos na comunidade Boa Esperança, planalto santareno. Duas equipes se deslocaram até o local e trabalharam durante todo o dia. A meta é fazer reparos em mais de 60 pontos de luz danificados através de troca de reatores, luminárias e lâmpadas.
Outro grupo de servidores esteve na região do Eixo Forte. Depois do trabalho de manutenção no Irurama será a vez dos moradores das comunidades Santa Maria e Ponte Alta serem beneficiados com os reparos na rede de iluminação pública.

Manutenção de vias e limpeza - A Secretaria Municipal de Infraestrutura da Prefeitura de Santarém segue com os trabalhos de terraplenagem em ruas que compõem a linha de ônibus do bairro Santo André e na Rua Dom Floriano, bairro Maracanã. Continuam também os trabalhos da operação tapa-buracos nas Avenidas Moaçara e Marechal Rondon.
Segundo a SEMINF, também é feita a limpeza nas Avenidas Cuiabá e Fernando Guilhon.


Divicom|PMS

Santarém é candidata a ser Centro de Seleção da Copa


Em reunião realizada na tarde da última quinta-feira (12) em seu gabinete, a Prefeita de Maria do Carmo apresentou a representantes de importantes segmentos da sociedade local, passo a passo do trabalho que está sendo feito pelo governo municipal no sentido de tentar inserir Santarém na rota de treinamentos de seleções que vão participar da Copa de 2014.
Em explanação inicial, a Prefeita falou que ainda em 2009, na administração da ex-governadora Ana Júlia Carepa, as cidades de Belém e Santarém foram inscritas para serem utilizadas como prováveis Centros de Treinamento de Seleções da Copa de 2014. Disse que em dezembro de 2010 e janeiro de 2011, a Prefeitura de Santarém participou de uma pesquisa da FIFA e respondeu a um minucioso questionário de qualificação. Lembrou que, com apoio do governo federal, a gestão municipal fez investimentos no estádio Colosso do Tapajós, poporcionando a realização de campeonatos estaduais e nacionais.
“Nosso trabalho não começou agora. Prova disto, é que em fevereiro deste ano, recebemos em Santarém uma visita técnica do Comitê Organizador da Copa e no mês de março, participamos em Vitória/ES, de um Seminário Geral dos Centros de Treinamento de Seleções para a Copa. Os passos estão sendo dados, mas temos consciência do grande desafio que temos pela frente”, enfatizou.
Segundo a Prefeita, Santarém está entre as 278 cidades apontadas pela CBF para serem Centro de Treinamento, mas somente 80 serão escolhidas para fazerem parte de um catálogo que será enviado para todas as seleções que vão participar do Mundial.
“São as Seleções que farão a escolha de onde querem ficar. Nesse momento, nosso desafio é para Santarém entrar nesse catálogo. Para isso, precisamos do apoio da sociedade local, do governo do Estado e do governo Federal. Estamos hoje pedindo apoio dessas pessoas que representam segmentos importantes da sociedade para que juntos, possamos ir atrás de investimentos para Santarém”, declarou Maria do Carmo.
Os desafios elencados pela Prefeita, são principalmente na área aeroportuária, turística, de segurança, dos equipamentos esportivos (Estádio Colosso do Tapajós), infraestrutura urbana, restaurantes e hotéis. “Nesse primeiro diálogo, perguntamos para eles que não são entes públicos, se estão dispostos a ajudar. Eu estou disposta a continuar nessa luta pois será um grande diferencial para Santarém. Se conseguirmos colocar o município nesse catálogo, os investimentos virão. É contar um pouco com a sorte, mas principalmente com um projeto viável”, afirmou a Prefeita.
A iniciativa da Prefeitura teve apoio dos presentes que ao final da reunião, encaminharam várias propostas, entre elas: que haja divulgação nas redes sociais do interesse de Santarém em ser cidade subsede da Copa; que o São Francisco entrasse no jogo de ontem (15) em Belém, com uma faixa com a frase: “Queremos um Centro de Treinamento para Santarém”; que haja solicitação de audiências com deputados estaduais e federais, Governador do Pará e governo Federal, entre eles, ministro do Esporte, pedindo apoio à causa.
Hoje (16), a prefeita Maria do Carmo já agendou audiência em Belém, com o Secretário de Estado de Obras Públicas, Joaquim Passarinho, às 16h, para falar sobre o Projeto de Conclusão do Estádio Colosso do Tapajós. Quando retornar, a Prefeita deve reunir novamente com o grupo para informar o resultado do encontro e traçar novas estratégias.
Participaram da reunião, Inácio Correa (Secretário de Infraestrutura), Socorro Pena (Secretária de Governo), Rita Peloso (Assessora de Esporte e Lazer), Valéria Lima (Coordenadora do PAC), Valdir Matias Júnior (Vereador), Ireno Belo (COMTUR/ABRASEL), Socorro Souza (INFRAERO), Rubem Chagas (São Raimundo), Eddie Ribeiro (São Francisco), Meriane Muniz (Convention Visitors Boureu), Rose Fonseca (Conselho da Mulher Empresária), Alberto Oliveira (ACES), e Laurimar Baia (Liga Esportiva de Santarém).


Divicom|PMS

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Festival de Bandas

Hoje (13), às 15h no CAEC, ocorrerá a primeira reunião sobre o Festival de Bandas e Fanfarras, com o objetivo de discutir sobre os regulamentos do evento que será realizado no dia 1º de setembro deste ano, na Orla da cidade. A perspectiva é de que 30 escolas participem do Festival, desde que se enquadrarem nas categorias técnicas do regulamento, sendo: “Fanfarra Simples”, “Fanfarra com Melodia”, e “Banda Marcial”. As inscrições ao evento serão realizadas no período de 23 a 27 de julho, no prédio da Assessoria de Esporte e Lazer/SEMED.


Divicom|PMS

Leitura na Praça

Como parte da Programação referente à III Jornada Literária em comemoração aos 12 anos do Projeto Casinha de Leitura, idealizado em Santarém pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), haverá o lançamento das atividades denominadas “Vaga-Lume na Praça”. O evento ocorrerá hoje (13), na praça do Parque, de 18h às 21h30, com a apresentações culturais (músicas pedagógicas e regionais) e incentivo à leitura.
Mais informações: Professor Jefferson (Coordenador do Projeto Casinha de Leitura) - 9134-1634.


Divicom|PMS

Avenidas Fernando Guilhon e Cuiabá recebem limpeza

Nesta semana iniciou mais um serviço de limpeza nas avenidas Cuiabá e Fernando Guilhon. O Trabalho é executado por equipes da empresa Clean, que presta serviço à Prefeitura Municipal de Santarém. É feita capina nas laterais e canteiro central, recolhimento de pequenos resíduos e varrição.
Na Avenida Cuiabá o serviço avança sentido Docas/ Viaduto e na Fernando Guilhon os trabalhos seguem no sentido Viaduto/Aeroporto.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), nesta semana, foi concluída a limpeza dos cemitérios centrais de Santarém.

Manutenção de vias - O trabalho de manutenção de vias através de terraplenagem segue nas ruas que compõem a linha de ônibus do bairro Santo André. Outra equipe finaliza os reparos na Rua Dom Floriano, bairro Maracanã. Já os serviços de manutenção através de tapa-buracos avançam na Avenida Moaçara.


Divicom|PMS

Irurama recebe melhorias na iluminação pública

O setor de iluminação pública da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) faz reparos na Comunidade Irurama, região do Eixo Forte. O serviço é orientado por líderes comunitários que apontam os pontos danificados. A manutenção consiste na troca de luminárias, lâmpadas, reatores e demais equipamentos danificados.
Na zona urbana de Santarém o trabalho será intensificado nos bairros Diamantino e Fátima. No Diamantino, o serviço de manutenção irá beneficiar as ruas: Constituição, Cristo Rei, Mangabeira, Padre João Felipe Bettendorf e Tamoios. Em Fátima, os reparos serão executados na Travessa Antonio Justa, Rua Santa Cruz, Travessa Frei Ambrósio e Avenida Rui Barbosa.
O setor de Iluminação Pública da SEMINF trabalha na manutenção de aproximadamente de 25 pontos por dia, além de executar reparos periódicos próximos a locais públicos de grande movimentação, com: hospitais, escolas, postos de saúde e praças.
Apesar do esforço das equipes, o governo municipal enfrenta muitos desafios para manter a cidade iluminada por conta de problemas ocasionadas pela constante oscilação de energia e pelo vandalismo frequente em alguns bairros.


Divicom|PMS

Abertura do Campeonato de Bairros será sábado

A abertura do Campeonato de Bairros de Futebol Masculino e Feminino, de iniciativa do governo municipal, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) será no dia 14 de abril (sábado), a partir das 17h, no Estádio Colosso do Tapajós.
Este ano será a sexta edição do Campeonato Masculino e quinta do Campeonato Feminino.
As equipes participantes do Campeonato apresentarão no mínimo 11 atletas, seu (sua) mascote e sua miss. A novidade é que nesta edição, haverá a escolha do (a) melhor mascote e miss 2012, que receberão como premiação para a sua equipe: 01 (uma) bola e 01 (um) kit para treino, que consistirá em 22 (vinte e dois) coletes e 02 (duas) bolas.
As equipes finalistas masculinas na fase distrital irão receber como premiação: 1º colocado troféu e um kit esportivo completo (1 jogo de camisa, 1 jogo de calção, 1 jogo de meiões, 01 bola e chuteiras – para a equipe com 25 atletas); o 2º colocado receberá troféu e kit esportivo (1 jogo de camisa, 1 jogo de calção, 1 jogo de meiões e 1 bola).
Na segunda fase, a equipe campeã receberá como premiação, troféu, medalhas e 60% do dinheiro referente à inscrição das equipes. A equipe vice-campeã receberá troféu, medalhas e 40% do dinheiro referente à inscrição das equipes.
As equipes finalistas do V Campeonato de Futebol Feminino da primeira fase dos distritos (que vai de 14 de abril a 22 de junho de 2012), receberão como prêmio: 1º colocado troféu, um kit esportivo completo (1 jogo de camisa, 1 jogo de calção, 1 jogo de meiões, 1 bola e chuteiras – para a equipe com 22 atletas); o 2º classificado receberá troféu e um kit esportivo (1 jogo de camisa, 1 jogo de calção e 1 jogo de meiões) e o 3º colocado receberá uma bola.
A equipe campeã do V Campeonato de Futebol Feminino da segunda fase receberá como premiação: Troféu e medalhas e terá direito a 60% em dinheiro da contribuição referente a inscrição das equipes; e a equipe vice–campeã receberá troféu e medalhas e terá direito a 40% em dinheiro da contribuição referente a inscrição das equipes. A segunda fase do Campeonato Feminino iniciará no dia 1º de agosto e irá até o dia 25 de agosto 2012.


Divicom|PMS

Alunos de Santarém participam de votação mundial

Hoje (13), às 13h, alunos da primeira Escola de Tempo Integral do Campo, que funciona na comunidade Caranazal (Alter do Chão), participarão da Votação Mundial pelos Direitos da Criança.
Os alunos poderão votar nas candidatas: Anna Mollel, da Tanzânia, que luta há mais de 20 anos pelos direitos das crianças deficientes; Sakena Yacoobi, do Afeganistão, que luta para proporcionar às crianças e mulheres afegãs o direito à educação, à saúde e ao aprendizado pelos seus direitos; e Ann Skelton, da África do Sul, que luta há mais de 20 anos pelos direitos das crianças afetadas pelo sistema judiciário.
O Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança (WCPRC) é um projeto destinado ao público infanto-juvenil, na faixa etária entre 10 a 17 anos, implantado em 80 países por uma rede que congrega 15 mil escolas e 10 milhões de estudantes. Em Santarém, o WCPRC é desenvolvido com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Diocese de Santarém, através do Projeto Rádio pela Educação.
A Semana da Votação Mundial será realizada em todas as escolas municipais no período de 16 a 20 de abril. Somente na Escola de Tempo Integral do Campo é que votação será antecipada para hoje.


Divicom|PMS

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Curso vai qualificar educadores da Educação Especial

Amanhã (12) e na sexta-feira (13), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), promoverá o curso de Dosvox para educadores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), voltado aos profissionais que trabalham com alunos portadores de deficiência visual.
O Dosvox é um sistema computacional, baseado no uso intensivo de síntese de voz, que se destina a facilitar o acesso de deficientes visuais a microcomputadores.
O curso visa qualificar os educadores que atuam na educação especial. 15 professores participarão da capacitação que será na Escola Felisbelo Jaguar Sussuarana, de 8h às 12h e de 14h às 18h.


Divicom|PMS

Circuito de Natação será realizado em maio

Iniciam amanhã (12), as inscrições para VII Circuito de Natação, evento coordenado pela Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da Prefeitura de Santarém, que será realizado no dia 12 de maio, na UEPA. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de maio no prédio da AEL localizado à Avenida Borges Leal.
O VII Circuito de Natação ocorrerá em duas etapas distintas e interligadas: uma etapa será classificatória e a outra eliminatória, com a participação direta de 08 escolas de natação e 300 atletas efetivos na competição.
O evento esportivo terá doze categorias: Boinha, Pré-Mirim, Mirim I, Mirim II, Petiz I, Petiz II, Infantil I, Infantil II, Juvenil I,Juvenil II, Junior e Sênior, proporcionando uma grande demanda de atletas que praticam esse esporte em Santarém, sendo aplicada aos dois gêneros, masculino e feminino.
Na premiação, a Prefeitura de Santarém oferecerá medalhas ao 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º colocados. Serão entregues troféus para as 3 (três) primeiras escolas ou equipes melhores classificadas na pontuação geral.
Para tratar detalhes sobre o VII Circuito de Natação, amanhã à noite (12), a partir das 18h30 no prédio da AEL, será realizada uma reunião para socializar e discutir, sobretudo, p regulamento do evento.
Mais informações: Rita Peloso (Assessora de Esporte e Lazer) – 9122-5830 e 3522-2594.


Divicom|PMS

Avança recapeamento da Mendonça Furtado


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), prossegue com a obra de recapeamento da Avenida Mendonça Furtado. O trabalho é feito por funcionários da Santarém Engenharia (SANENG), empresa que ganhou a concorrência pública para a execução do serviço. Nas últimas semanas, a avenida passou por limpeza e os buracos maiores foram tapados em boa parte de sua extensão.
As máquinas estão executando trabalhos no trecho entre Luiz Barbosa e Antonio Justa. A primeira camada de asfalto é referente a regularização da pista. O procedimento nivela o terreno o que garante um serviço com mais segurança. Posteriormente, segundo a SEMINF, será colocada a camada final de asfalto com a qualidade necessária para a população fazer bom uso da Avenida.
Serão recapeados 4.100 metros de via, entre a Rua Almirante Barroso (bairro Liberdade) e a Avenida Dom Frederico Costa (bairro Prainha). O recapeamento da Avenida Mendonça Furtado está orçado em cerca de R$ 3 milhões e faz parte de um convênio entre a Prefeitura de Santarém e o Ministério das Cidades.
O recapeamento da Avenida Mendonça Furtado iniciou pelo cruzamento com a Avenida Cuiabá por ser o trecho de maior movimento e o que estava mais danificado.

Manutenção de vias - Nesta quarta-feira (11), a Secretaria Municipal de Infraestrutura trabalha na construção de uma passagem de água no cruzamento das avenidas Curuá-Una com Altamira, bairro Santíssimo. O local recebe grande quantidade de água, principalmente em dias chuvosos, e um grande buraco se formou prejudicando motoristas. Mas a manutenção do trecho já é executada com a colocação de tubos de drenagem. O mesmo serviço será feito em outros cruzamentos da Avenida Altamira, cuja obra de asfaltamento é finalizada pela SEMINF.
A SEMINF também segue com a operação tapa-buracos na Avenida Marechal Rondon e na Avenida Moaçara. Outra equipe da Secretaria responsável por realizar terraplenagem atua no bairro Maracanã onde os maquinários executam melhorias na Rua Dom Floriano.


Divicom|PMS

Inscrições para o Festival de Atletismo iniciaram segunda-feira

As inscrições para o III Festival de Atletismo Escolar, que está sendo organizado pelo governo municipal através da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL), iniciarão no dia 16 de abril (2ª feira) e prosseguirão até o dia 27/04.
Os responsáveis pelas equipes devem comparecer ao prédio da AEL, localizado à Avenida Borges Leal, para fazer as inscrições de seus grupos.
O III Festival de Atletismo Escolar de Santarém será realizado nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2012, no Parque da Cidade, e contará com a participação de 27 escolas (Municipais, Estaduais e Particulares) da cidade.
A perspectiva de participação no evento é de 615 alunos na faixa etária de 9 a 18 anos.

Planejamento - A Assessoria de Esporte e Lazer a partir de hoje (11), deu inicio a uma série de atividades, entre elas, reuniões para discutir a realização de Projetos e Programas previstos para serem desenvolvidos até o final deste ano, como o Campeonato de Futebol de Bairros, Programa Segundo Tempo e Circuito de Natação.
Nesse sentido, hoje (11), às 9h na Assessoria de Esporte e Lazer, foi realizada uma palestra com a temática “Projetos de Intervenção Comunitária”, voltada aos candidatos ao Programa Segundo Tempo. O objetivo do encontro será o de sensibilizar os candidatos para a inserção de projetos sociais nas comunidades carentes.
Já a partir das 18h de amanhã, na UEPA, haverá uma reunião com os coordenadores do Campeonato de Futebol de Bairros, visando discutir temas como a abertura, a socialização e a montagem da tabela dos jogos. E a partir das 19h, no mesmo local, haverá uma reunião com a equipe de trabalho da AEL sobre a distribuição das funções do grupo no Campeonato.
A abertura do Campeonato de Bairros de Futebol Masculino e Feminino será no dia 14 de abril, a partir das 17h, no Estádio Colosso do Tapajós. O término do evento esportivo será no dia 25 de agosto de 2012.
Contato para entrevista: Rita Peloso (Assessora de Esporte e Lazer) – 9122-5830 e 3522-2594.


Divicom|PMS

Projeto Casinha de Leitura comemora 12 anos

Em comemoração aos 12 anos do Projeto Casinha de Leitura, desenvolvido em Santarém pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), está sendo realizada a III Jornada Literária. Ontem (10), os alunos da Escola Municipal Fluminense participaram de atividades lúdicas, no Parque da Cidade.
Hoje (11), serão atendidos alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Ubirajara Bentes, no espaço da Unidade (Cohab), de 7h30 às 11h, e na Escola Municipal Rubens Ludwing, no Parque da Cidade, de 13h30 às 16h. As atividades serão realizadas até o dia 21 de abril.
O Projeto Casinha de Leitura incentiva alunos de escolas municipais à prática da leitura. Iniciou em 2005 e já atendeu 103 escolas (54 na zona urbana e 49 na rural, sendo 20 no planalto e 29 na região de rios). Implantou 04 (quatro) bibliotecas escolares em Escolas do Campo; distribuiu 58.692 livros de literatura diversa, em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil e a Associação Vaga Lume; e atendeu 77.419 pessoas entre alunos, professores e comunitários, com atividades pedagógicas de estímulo e fomento à leitura.

Contato para entrevista: Jefferson Souza (Coordenador do Projeto) - 9134-1634.


Divicom|PMS

Ruas do Santo André recebem melhorias

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) executa serviços de terraplenagem e melhorias de ruas no bairro Santo André. Os trabalhos se concentram principalmente nas vias utilizadas como rota pelos ônibus. No final do ano passado, o bairro Santo André foi beneficiado com o Asfaltamento da Rua Edivaldo Leite e Turiano Meira. Outra equipe de terraplenagem da SEMINF está no Maracanã fazendo a manutenção na Rua Dom Floriano.

Manutenção - A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) também segue com a programação de manutenção de vias através da operação tapa-buracos. Após realizar serviços na Dom Frederico Costa, uma das equipes da Secretaria iniciou os trabalhos na Avenida Moaçara. Também foi concluído o serviço de recuperação em trechos da Coaracy Nunes. A equipe de asfalto realizou ainda a manutenção na Rua Rosa Vermelha e iniciou os trabalhos na Avenida Marechal Rondom.


Divicom|PMS

Aberto o Processo Seletivo para ACS e Agentes de Endemias

A Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), publicou ontem (10), o edital do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2012, que estabelece a oferta de 411 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e 120 vagas para o cargo de Agente de Combate às Endemias em cargo efetivo de Nível Fundamental Completo.
As inscrições iniciaram ontem e vão até o dia 23 de abril. Podem ser feitas no endereço eletrônico da Prefeitura de Santarém (www.santarem.pa.gov.br). O valor da taxa de inscrição a ser paga pelo candidato é de R$ 35,00 para os dois cargos.
O concurso será dividido em duas etapas: a primeira com prova objetiva de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório, que será realizada no dia 06 de Maio de 2012, contendo 40 questões objetivas e uma subjetiva. Serão 04 horas de prova, com início marcado para às 8h e término às 12h. Os candidatos devem comparecer nos locais, a serem divulgados no site da Prefeitura, com uma hora de antecedência. A segunda etapa, de caráter classificatório, é a prova de títulos para os candidatos aprovados na prova objetiva. A prova de título ocorrerá no período de 21 a 22 de maio de 2012.
O Edital completo e seus anexos estão disponíveis no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Santarém, Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e no site do Governo Cidade da Gente.


Divicom|PMS

Prefeitura instala bomba ao lado do Mercado Municipal


Através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), a Prefeitura de Santarém instalou mais uma bomba para drenagem de água dos rios Amazonas e Tapajós que já invadiram parcialmente a Avenida Tapajós, principal via da Orla da cidade. O novo equipamento foi colocado ao lado do Mercado Municipal.
O Secretário Municipal de Infraestrutura, Inácio Correa, destaca que o serviço é importante principalmente para os comerciantes da área. “Colocar uma bomba para operar neste local vai proporcionar aos comerciantes um pouco mais de tranquilidade, pois haverá menos risco de perda de mercadorias e também será possível manter o fluxo de consumidores nos estabelecimentos”, afirmou.
Além da bomba instalada nesta terça-feira (10), há mais quatro motores na Avenida Tapajós, totalizando cinco equipamentos em operação. Uma bomba elétrica fica ao lado da praça do Mascotinho e mais três bombas, sendo uma elétrica e duas a diesel, em cima do cais entre as Travessas Visconde do Rio Branco e Padre João. O grupo de três bombas que fica em cima do cais de arrimo foi o primeiro a ser instalado e a entrar em operação. O resultado desta iniciativa governamental é visível. “É possível notar a diminuição do nível da água que invadia a avenida, lembrando que uma das principais funções das bombas é também impedir que o líquido fique parado e desta forma, evitar a proliferação de doenças”, explicou o Secretário Inácio.
As bombas têm capacidade ideal para o serviço. O equipamento de maior potência fica em cima do cais. É um motor a diesel que possui um tubo de oito polegadas acoplado. A capacidade de vazão desta máquina é de 300 a 500 mil litros por hora. As outras bombas possuem tubos de seis polegadas e a capacidade de vazão chega a 350 mil litros por hora. Ainda de acordo com Inácio Corrêa, outras medidas já estão planejadas para serem adotadas caso o nível do rio continue subindo. “A Prefeitura acompanha diariamente o nível do rio através da Defesa Civil Municipal. No início desta semana, o rio Tapajós chegou a 7,70 m. A marca está dez centímetros superior ao mesmo período de 2009 quando tivemos a maior enchente da região. Isto preocupa e por isso não perdemos tempo e estamos viabilizando as ações necessárias”, enfatizou Inácio Corrêa.


Divicom|PMS

terça-feira, 10 de abril de 2012

Obras do PAC avançam em Santarém

O grupo de casas que começou a ser erguido no final do ano passado, através do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, nos bairros Mapiri e Uruará está em fase final de construção. A estrutura em alvenaria está pronta e as casas recebem cobertura e revestimentos internos e externos. São 65 casas levantadas no Uruará e 39 no Mapiri. 
 PAC Mapiri
PAC Uruará

No Mapiri as moradias são erguidas em uma área aterrada no final da Avenida Borges Leal. Já no bairro Uruará, as casas foram levantadas em uma área localizada no cruzamento da Rua Uruará com a Avenida Maicá.
A previsão da empresa responsável pela obra é de que até o final deste semestre essas residências já estejam prontas para serem entregues pela Prefeitura de Santarém à população. Há ainda mais 46 casas no bairro Uruará, construídas no início da obra, que foram ocupadas indevidamente sem estarem concluídas. A equipe social do PAC/Prefeitura de Santarém já conversou com esses ocupantes e as casas devem ser finalizadas e entregues em boas condições de moradia. Para conclusão das residências ainda faltam as instalações hidráulicas e elétricas.
Além dos serviços de urbanização e moradia, o PAC nos bairros Mapiri e Uruará compreendem ainda empreendimentos de esgotamento sanitário. São construídas duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) no Mapiri e Uruará. Desta forma Santarém será um dos poucos municípios da região Norte a ter saneamento com rede de esgoto e tratamento dos dejetos. 
ETE Mapiri

ETE Uruará

A ETE Mapiri está com a construção mais avançada. A obra entrou na última etapa para conclusão da Estação Elevatória, a estrutura que irá bombear o esgoto para o tanque de tratamento, chamado reator UBOX. No Uruará foi concluída a base dos tanques e a fase atual é de trabalho na estrutura da Estação Elevatória. Os equipamentos do reator UBOX já estão em Santarém para serem montados.
 A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Mapiri terá capacidade para receber dejetos produzidos por 50 mil habitantes. A rede irá beneficiar moradores dos bairros Mapiri, Jardim Santarém, Aeroporto Velho, Caranazal e Aparecida. A do Uruará terá capacidade para tratar esgoto produzido por 25 mil habitantes.
Segundo informações do Secretário Municipal de Infraestrutura (SEMINF), Inácio Correa, ainda este semestre começará a ligação das casas à rede de esgoto. “Este trabalho deve ser finalizado em julho quando a Estação começará a funcionar em fase de testes. Com as Estações de Tratamento funcionando, o município dará um grande passo, principalmente na área ambiental”, afirmou.


Divicom|PMS