terça-feira, 31 de julho de 2012

Volta às aulas

Iniciam amanhã (01) as aulas do segundo semestre letivo nas escolas públicas municipais da área urbana e do campo. Os gestores e educadores preparam a recepção dos alunos. O titular da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), Luís Alípio Gomes, visitará às 7h, a escola municipal Wilde Dias da Fonseca, na Nova República, e às 13h, a escola César Ramalheiro, na Área Verde.


Divicom|PMS

Prefeitura renova parceria com Projeto Viva a Vida

Por mais um ano, o governo municipal, via Secretaria de Saúde (SEMSA), apoiará o Projeto Viva a Vida 2012, de iniciativa do Sistema Tapajós de Comunicação, com a oferta de serviços que rotineiramente são disponibilizados à população pelo SUS nas Unidades de Saúde de Santarém.
A parceria deste ano começa nesta quarta, 1º de agosto, na primeira etapa do Projeto que será realizada no bairro do Mararu, na Escola Municipal Nazaré Demétrio Mussi. A SEMSA vai disponibilizar no horário de 8h às 13h, médicos, enfermeiros e técnicos, além de profissionais de odontologia. Na primeira etapa, além dos atendimentos realizados na escola, a população terá serviços na Unidade de Saúde, como exame de PCCU e atendimento odontológico, com extração, restauração e limpeza de dentes.
Segundo o cronograma definido com a coordenação do Projeto, a SEMSA participará ainda, das ações que serão realizadas durante o mês de agosto nos bairros Diamantino, Área Verde, Floresta e Mapiri/ Liberdade.
No dia 07/08, na etapa que será realizada no bairro Diamantino, os atendimentos ocorrerão na Escola Municipal Rosineide Fonseca, mas não terá o serviço de odontologia por que a equipe estará atuando na Feira Agropecuária.
No dia 16/08, todos os serviços serão levados para o bairro Área Verde e os atendimentos odontológicos serão realizados na Unidade Móvel Terrestre da SEMSA que estará na Escola César Simões Ramalheiro.
Na etapa do dia 23 de agosto que será realizada no bairro da Floresta, na Escola Paulo Rodrigues dos Santos, a SEMSA também disponibilizará todos os serviços e os atendimentos no ônibus odontológico.
Na última etapa que será no dia 30/08 na área do Mapiri e Liberdade, além dos serviços que serão ofertados na Escola Municipal Maria Amália, a população será atendida na Unidade de Saúde.
Mais informações com enfermeira Alba Leal: 9113-9755.


Divicom|PMS

Campeonato de Bairros entra em nova fase

Amanhã (01/08), inicia a 2ª fase do VI Campeonato de Bairros Masculino, promovido pela Prefeitura de Santarém, sob coordenação da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED).
24 equipes participarão dessa nova fase, sendo: 12 campeões e vice-campeões do ano passado e 12 campeões e vice-campeões deste ano (fase distrital).
A disputa iniciará nesta quarta-feira, às 19h, no Campo do Parque, com o jogo entre as equipes Atlético Mararu X AVEC.
O V Campeonato de Bairros Feminino também entra em sua reta final. 12 equipes participarão desta 2ª etapa, sendo: seis campeãs do ano passado e seis campeãs deste ano. Os jogos femininos ocorrerão apenas no Campo do América, no bairro Aparecida, aos sábados e domingos.
Neste sábado (04), o primeiro jogo da rodada será entre Arsenal X Guarany, a partir das 17h15.


Divicom|PMS

Mercado volta a funcionar sob nova administração


Moradores dos bairros Caranazal, Aeroporto Velho, Jardim Santarém, Aparecida, Esperança e Santarenzinho foram beneficiados diretamente com o funcionamento a partir de hoje (31), do Mercado Tupaiulândia, popularmente conhecido como Mercadinho da Rodagem.
A entrega do novo prédio à direção das entidades responsáveis pela administração do logradouro público ocorreu esta manhã pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAB).
O Mercado, administrado pela Cooperativa de Produtores Rurais de Santarém (COPRUSAN) e Cooperativa Mista Agroextrativista do Tapajós (COMAPLAS), tem em sua estrutura 16 boxes que já estão sendo utilizados para a venda de peixes, hortaliças e demais produtos da agricultura familiar. Seu funcionamento será de segundas às sextas-feiras, de 8h às 18h; aos sábados, de 8h às 13h; e aos domingos de 8h às 12h.
“Aqui teremos uma nova dinâmica de funcionamento, que será diferenciada, pois os agricultores repassarão seus produtos às Cooperativas que farão a venda direta à população, ou seja, o homem do campo não precisará deixar o campo para vir vender sua produção. Ele terá quem o faça por ele. É uma nova proposta que tem tudo para dar certo”, esclareceu Sérgio Kalata, titular da SEMAB.
Para o local, está programada a realização aos sábados, de uma Feira de Produtos Orgânicos. O material comercializado será fornecido por produtores rurais do bairro Área Verde.
O Mercado Tupaiulândia foi revitalizado pela Prefeitura de Santarém em 2009 com recursos orçados em cerca de R$ 170 mil, provenientes de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAB) e Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura (SEPAQ). A obra foi executada pela construtora RCG Tolentino.


Divicom|PMS

Trecho final da Avenida Altamira está pronto para asfaltamento

Seguindo o cronograma, anunciado na semana passada, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) avança com o asfaltamento da Avenida Altamira. A frente de trabalho atua no trecho entre a Dom Frederico Costa e a Rua Antônio Simões, o único quarteirão que ainda falta receber asfalto. O serviço foi paralisado nos últimos meses devido o intenso período chuvoso.
As adversidades enfrentadas já tinham sido esclarecidas aos moradores dos bairros Prainha e Santíssimo e o cronograma com o atraso já havia sido informado, porém na última segunda-feira (30), algumas pessoas bloquearam parte da Avenida Dom Frederico Costa. A SEMINF, porém, não deixou a manifestação interferir no trabalho e o cronograma de retomada da obra nesta semana foi mantido. Nesta terça-feira (31), a via foi imprimada. A imprimação corresponde à última etapa antes do asfaltamento, que será executado nesta quarta-feira (01/08).



No total, serão asfaltados 1mil 608 metros de via entre as ruas Afonso Pena e Antônio Simões, trecho que abrange os bairros Santíssimo e Prainha. A Avenida Altamira será uma importante via de acesso ao novo Porto Municipal que está sendo construído no bairro Prainha. O Porto já está com mais de 95% de sua estrutura física pronta e atualmente são construídos os flutuantes onde os barcos ficarão ancorados.
Somente nos últimos meses a Prefeitura de Santarém entregou novo asfalto nas ruas: Edivaldo leite (bairro Santo André), Turiano Meira (bairro Diamantino), Salvação (bairros Maracanã e Nova Vitória), Silvério Sirotheau (bairro Liberdade) além do término do recapeamento da Turiano Meira, entre as avenidas Rui Barbosa e Muiraquitã.

Manutenção de vias - A SEMINF segue com os trabalhos de recuperação de vias em ruas da grande área do Santarenzinho. O serviço de terraplenagem avança na Olavo Bilac com o intuito de melhorar a trafegabilidade em diversos bairros daquela área. Outra equipe de terraplenagem está no bairro Vitória Régia. Após executar reparos na Rua Cristo Rei, o trabalho segue em diversas vias que compõem o trajeto da linha de ônibus.

Limpeza - A equipe padrão da Clean, empresa prestadora de serviços para a Prefeitura de Santarém, executa limpeza da Avenida Álvaro Adolfo, bairro Prainha.



Divicom|PMS

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Telecentro de Informações e Negócios oferta vagas para cursos

Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES), a Prefeitura de Santarém abrirá inscrições para novas turmas a serem formadas pelo Telecentro de Informação e Negócios – TIN por meio de cursos de Informática Básica, Caixa Informatizado, Designer Gráfico Básico, Departamento Pessoal e Informática Básica para Melhor Idade. Os interessados poderão inscrever-se somente no dia 1º de agosto (quarta-feira), no horário de 08hs às 14hs, na sede da SEMDES, situada à Avenida Curuá-Una, 42 – Santa Clara.
No total, serão ofertadas 114 vagas, distribuídas em turmas que funcionarão nos turnos manhã e tarde. Os cursos iniciarão no dia 06 de agosto e se estenderão até 05 de outubro.
O Telecentro de Informação e Negócios – TIN é um espaço público de utilização de computadores conectados à internet, voltado para a oferta de cursos e treinamentos, presenciais e à distância, destinado a atender os segmentos empreendedores e a comunidade local.

Certificação – Foi realizada na última sexta-feira (27), a solenidade de certificação aos alunos concluintes do curso de Informática Básica Intensiva, ofertado pelo Telecentro de Informação e Negócios – TIN, projeto da Prefeitura de Santarém, executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES.
Os certificados foram entregues a 27 alunos que no período de 02 a 27 de julho, participaram de aulas sobre: editor de texto (WRITER), Planilhas Eletrônicas (CALC), Apresentações (IMPRESS) e Internet. A carga horária do curso foi de 60 h/a. “A maioria do público beneficiado era integrado por ex-alunos da Escola da Economia Solidária - ECONSOL, servidores municipais que atuam no PROCON e comunidade local. A partir de ações como essa, o governo confirma a importância em desenvolver um trabalho visando a inclusão social e digital da população santarena”, ressaltou Carlos André, Coordenador do TIN.



Mais informações: Carlos André (Coordenador do TIN) - 9138-8185.


Divicom|PMS

Prefeitura garante destino adequado a pneus sem uso


A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) prepara o embarque de pneus sem uso, que foram coletados durante este ano em Santarém. Desde 2006 a Prefeitura oferece destino adequado aos pneus. O trabalho evita que o material seja jogado em áreas impróprias e provoque danos ao meio ambiente e à saúde.
Os pneus são recolhidos pela SEMINF e depositados em um galpão no bairro Prainha até serem embarcados. O trabalho é executado em parceria com a empresa Rio Limpo de Manaus, capital do Estado do Amazonas. Os pneus são transportados em balsas e usados principalmente, como combustível para as indústrias.
A Rio Limpo é uma das poucas empresas na Região Norte autorizadas a receber pneus sem uso, pela Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos – ANIP. Somente no ano passado, a SEMINF realizou o embarque de nove carretas com pneus inservíveis, totalizando 9.427 unidades.
Desde 2006, quando começou a coletar e enviar pneus para reciclagem, a Prefeitura de Santarém já embarcou 47 carretas totalizando 60.900 unidades de pneus inservíveis.


Divicom|PMS

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Infraestrutura

AVENIDA MOAÇARA - A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) realiza manutenção asfáltica na Avenida Moaçara. O serviço conhecido popularmente como tapa-buracos melhora a trafegabilidade e a segurança na via.
O trabalho na Moaçara é importante porque a avenida é a principal ligação entre a Rodovia Federal BR 163 e a Rodovia Estadual PA 370, cruzando os bairros Floresta, Diamantino e São José Operário.
Por meio da SEMINF, a Prefeitura de Santarém também recupera com serviços da operação tapa-buracos, a Rua Antônio Simões, a Avenida Dom Frederico Costa e outras ruas dos bairros Santana e Prainha.

MARECHAL RONDON - A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da empresa SANENG, avança com os trabalhos de recapeamento da Avenida Marechal Rondon. A frente de trabalho atua nas proximidades do cruzamento com a Travessa Sete de Setembro. No total serão recuperados 1.835 metros de via, entre a as avenidas Magalhães Barata e Curuá-Una. Os trabalhos iniciaram pelo trecho entre as avenidas Barão do Rio Branco e Magalhães Barata por ser o mais danificado atualmente. A obra é resultado da parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo Federal, através do Ministério das Cidades. O convênio está orçado em aproximadamente 1 milhão e 50 mil reais.



MENDONÇA FURTADO - Também seguem os trabalhos na Avenida Mendonça Furtado. Atualmente os canteiros centrais da via recebem serviços de jardinagem com colocação de plantas e gramado. Também segue a instalação da nova iluminação e da sinalização tátil para auxiliar deficientes visuais.


Divicom|PMS

Asfaltamento da Avenida Altamira será retomado

Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) irá prosseguir com a obra de asfaltamento da Avenida Altamira. A via já foi asfaltada entre as Avenidas Afonso Pena e Dom Frederico Costa, faltando apenas o trecho entre Dom Frederico e Rua Antônio Simões.
O andamento do trabalho foi prejudicado principalmente pela grande quantidade de chuvas dos últimos meses. O asfaltamento da Avenida Altamira é visto como estratégico pela Prefeitura de Santarém. A via será um dos principais acessos ao novo Porto Municipal, que está sendo construído na Prainha.


Divicom|PMS

Econsol abre vagas para novas turmas

A Prefeitura de Santarém abriu período de inscrições aos interessados em participar das novas turmas do segundo semestre de 2012 da Escola da Economia Solidária – ECONSOL, que é um projeto executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES, em parceira com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto – SEMED.
O projeto ECONSOL consiste na oferta de cursos de formação de Empreendedores Solidários, oportunizando vagas para pessoas que já atuam ou queiram atuar no ramo de Empreendedorismo.
Para esta nova fase, serão disponibilizadas 300 vagas. As aulas terão duração de 03 (três) meses no horário noturno (19h00 às 21h00), de segunda à sexta, totalizando 130 horas. A previsão para início das aulas é 20 de agosto, nas seguintes escolas e seus respectivos bairros:


ESCOLA
BAIRRO
E M E F Pérola do Maicá
Pérola do Maicá
E M E F Luis Sérgio Henn
Matinha
E M E F Dra. Maria Amália Queiroz de Sousa
Mapiri
E M E F Deputado Ubaldo Corrêa
Conquista
E M E F Frei Fabiano
Caranazal
E M E F São Francisco
São Francisco
E M E F Maria de Lourdes Almeida
Livramento
E M E F Profª. Helena Lisboa de Matos
Esperança
E M E F Mário Fernandes Imbiriba
Interventoria
E M E F Delano Riker Teles de Menezes
Elcione Barbalho

Para as inscrições, os interessados precisam se dirigir à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social - SEMDES, localizada à Av. Curuá-Una, 42, entre Mendonça Furtado e Presidente Vargas, no horário de 8h00 às 14h00, e apresentar cópias dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência.
Informações também podem ser prestadas através dos números telefônicos: 3523 -1925 e 3523 - 1869.





Divicom|PMS

Bosque Vera Paz recebe Projeto Por do Sol

Mais uma edição do Projeto “Por do Sol”, implantado durante o primeiro mandato da Prefeita Maria do Carmo, será realizada hoje (27) no Bosque Vera Paz, bairro Laguinho.
O Projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), tem a proposta de gerar desenvolvimento, estruturação e organização turística da cidade, visando divulgar o potencial musical do povo santareno.
“Queremos proporcionar aos que apreciam a música nos fins de tarde, o conhecimento e a aproximação com nossos artistas, de nossas canções. Nada mais oportuno do que fazer isso em um final de tarde, vendo o por do sol”, declarou Eder Pantoja, Secretário Municipal de Turismo.
Esta será a sétima edição do Projeto que a partir de hoje, acontecerá todas às sextas, no final de tarde, na Orla da Cidade. Os pontos de realização do evento serão alternados, entre o Bosque Vera Paz (Laguinho) e o Terminal Fluvial Turístico (em frente à Praça do Pescador).
o Projeto Por do Sol iniciará logo mais, às 18hs, com a apresentação da Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca.
Mais Informações: Neide Vieira, Coordenadora do Centro de Informações Turísticas – CIT (9125-1756) e Naiara Miranda, Coordenadora do Terminal Fluvial Turístico (9133-4327).


Divicom|PMS

Iniciada 3ª etapa de duplicação da Fernando Guilhon


A Prefeitura de Santarém começou nesta sexta-feira (27), a terceira etapa de duplicação da Avenida Fernando Guilhon. A obra é executada pela ETEC, empresa vencedora de licitação pública. A Fernando Guilhon é uma das principais vias de Santarém e cruza diversos bairros da grande área do Santarenzinho. A terceira etapa da duplicação benefiará 510 metros de via, entre a Rua Caiçara e a Travessa Resistência.
O Projeto Fernando Guilhon é executado através da parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. Além da duplicação das pistas, a obra contemplará ainda, a construção de canteiro central e ciclovia.
Oferecer melhores condições de trafegabilidade naquela via se tornou imprescindível principalmente depois que a Prefeitura inaugurou o Viaduto sobre a BR 163, e sua alça viária, em 2007. A primeira etapa da duplicação foi executada entre a Santarém-Cuiabá e a Travessa Angelim e a segunda beneficiou o perímetro entre a Travessa Angelim e a Rua Caiçara.
A continuidade da obra entre a Caiçara e a Resistência (que está recebendo serviços de terraplenagem) irá melhorar o acesso ao Aeroporto de Santarém. Além disso, a duplicação garantirá mais segurança ao transito da área. A Avenida Fernando Guilhon apresenta grande movimentação de veículos, uma vez que é o principal acesso direto de dez bairros e de comunidades localizadas às margens da Rodovia Estadual Everaldo Martins.


Divicom|PMS

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Pagamento

Foi depositado na tarde de ontem (25) na conta dos servidores públicos municipais das secretarias de Saúde (SEMSA) e Educação (SEMED), além dos inativos e pensionistas, o salário do mês de Julho. A Prefeitura de Santarém pagará os proventos dos demais servidores na terça-feira (31).


Divicom|PMS

Bairro São José Operário receberá ações em saúde

Com objetivo de intensificar as ações nos diversos bairros da zona urbana e comunidades rurais de Santarém, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) promoverá no sábado, 28 de julho, mais uma etapa do Projeto Gente que Cuida de Gente. As ações em saúde serão ofertadas ao público no horário de 8 da manhã às 2 da tarde nas dependências da Escola Belo de Carvalho, no bairro São José Operário.
Profissionais da SEMSA procederão com: consulta médica, consulta de enfermagem, Atendimento odontológico, Aferição de Pressão Arterial, Teste de Glicemia, coleta de PCCU - Preventivo do Câncer de Colo Uterino, Emissão de Cartão SUS, vacinação e Educação em Saúde, sendo esta, relacionada à saúde bucal com aplicação de flúor.
Informações: Enfermeira Alba Leal (9113-9755).


Divicom|PMS

Divulgada lista de classificados na licitação de mototáxi


A Secretaria Municipal de Transporte (SMT) divulgou hoje ontem (25), a lista com os nomes dos proponentes classificados no processo licitatório de seleção de mototáxis. 380 candidatos à permissão do serviço foram classificados para o serviço de transporte individual de passageiros no município de Santarém.
Agora, o número de mototaxistas legalizados subirá dos atuais 420 para 800 permissionários.
Antes de receberem os coletes numerados e a autorização para o serviço de mototáxi, os novos mototaxistas passarão por um curso que é exigência do Conselho Nacional de Trânsito, que visa capacitá-los para a direção defensiva.
O processo foi bastante concorrido, com mais de 6.500 pessoas que compraram o edital e participaram da primeira etapa da habilitação.
A lista com os nomes dos classificados no processo licitatório e dos que entraram com recurso ao resultado e obtiveram provimento está disponível do site da Prefeitura de Santarém (www.santarem.pa.gov.br).


Divicom|PMS

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Campanha vai incentivar aleitamento materno em Santarém


Com o tema “Amamentar hoje é pensar no futuro”, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) de 2012 também será marcada em Santarém por uma programação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) através do Centro de Referência de Saúde da Criança/ Banco de Leite Humano do Hospital Municipal.
A Semana compreenderá ao período de 6 a 10 de agosto. Diversas atividades prometem mobilizar a população para a importância da amamentação, entre elas, a arrecadação de vidros para armazenagem de leite, cadastramento de doadoras de leite e também capacitação dos profissionais para implementação da Rede Amamenta e Alimenta Brasil nas Unidades. Durante cinco dias, haverá mobilização em todos os Centros de Saúde com atividades educativas e recreativas voltadas aos usuários.
As ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Santarém serão desenvolvidas pela SEMSA, através do Centro da Criança, sob coordenação da enfermeira Carmélia Almeida e a médica do Centro, Dra. Fátima Azevedo; Divisão de Unidades de Atendimento (DUA), pela enfermeira Alba Leal; Divisão Técnica, com enfermeira Heloisa Helena e PACS e ESF, pela enfermeira Graça Almeida. PROGRAMAÇÃO:

06 de agosto (segunda-feira)
08:30 - Abertura no Centro de Referência de Saúde da Criança/ Banco de leite
          - Apresentações de peça teatral, paródias com os Agentes Comunitários de Saúde, depoimentos de mães doadoras e arrecadação de vidros para armazenar leite;

07 de agosto (terça-feira)
08:30 – Atividades nos Centros de Saúde do Diamantino e Mararu;

08 de agosto (quarta-feira)
As 08:30 – Atividades na Maternidade do Hospital Municipal de Santarém, visita na maternidade;

09 de agosto (quinta-feira)
08:00 – Capacitação dos profissionais da Atenção Básica para Implementação da Rede Amamenta Brasil, no auditório da SEMSA;

10 de agosto (sexta-feira)
17:00 – Encerramento na Praça do Parque da Cidade

Em 2012, a SMAM completa 20 anos de atividade e o tema escolhido foi desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e UNICEF, com o objetivo de aprimorar as práticas alimentares, melhorando o impacto na sobrevivência, no crescimento e desenvolvimento das crianças como um todo.
Celebrada em 170 países, inclusive no Brasil, a SMAM tem o intuito de aumentar os índices de aleitamento materno. A OMS recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. A partir daí, as crianças devem receber alimentação complementar, como sopas e papas. Mas a amamentação deve ser mantida ate os dois anos de idade. Bem distante das recomendações da OMS, a realidade, segundo dados da própria organização, aponta que em todo o mundo, menos de 40% das crianças menores de seis meses são alimentadas exclusivamente com leite materno. A ampliação desse número é importante, pois a amamentação é uma estratégia eficaz na redução da mortalidade infantil entre crianças menores de cinco anos, podendo reduzir substancialmente os óbitos nesta faixa etária.
Mais informações e entrevista: Enfermeira Carmélia Almeida (9197-6790).


Divicom|PMS

terça-feira, 24 de julho de 2012

Prefeita dialoga sobre políticas de infraestrutura rural


Iniciou ontem (23), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém - STTR, o segundo Congresso Sindical da entidade. Os participantes do evento discutirão assuntos voltados à “Gestão, Sustentabilidade e Fortalecimento da Luta Sindical”.
A mesa de abertura dos trabalhos contou com a presença de várias autoridades, entre elas, da Prefeita de Santarém Maria do Carmo Martins Lima, que destacou em sua fala, os avanços conquistados pelo homem do campo, representado no município pelo STTR, que em 2012, comemora 32 aos de existência.
“Quero agradecer pelos oito anos de apoio e afirmar que meu sentimento em relação a vocês é extremo respeito e gratidão. Não se faz política de infraestrutura rural se não houver parceria e aqui reconheço o apoio do governo federal na implantação do Programa Luz para Todos que já é realidade em muitas comunidades de Santarém. Temos ainda o PAA, que é o Programa de Aquisição de Alimentos em que a Prefeitura adquire os produtos de vocês, distribui nos bairros às famílias de baixa renda e ao mesmo tempo, fortalece a agricultura familiar. Também destaco a parceria que firmamos com vocês na compra, através das secretarias municipais de Produção Familiar e Educação, de 30% dos produtos da merenda escolar para nossos estabelecimentos de ensino. Enfim, são conquistas consistentes que me fazem assegurar que até o final do meu mandato, vocês continuarão tendo à disposição de vocês um governo parceiro. É no diálogo que conseguirão manter o conquistado e melhorar o que não está bom”, finalizou.
O Congresso do STTR encerra amanhã (25).


Divicom|PMS

Trafegabilidade: governo trabalha na manutenção de vias

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) segue a programação de reparos de vias. Os serviços são intensificados neste período em que as chuvas diminuem consideravelmente e é possível dar sequência aos trabalhos. A semana iniciou com uma equipe de terraplenagem na grande área do Santarenzinho. Já foram executadas melhorias nas ruas: Angelim, Ipojucam e outras que compõem as linhas de ônibus de bairros como Conquista, Novo Horizonte, Alvorada e outros.
Nesta terça-feira (24) maquinários da Prefeitura de Santarém estão na Rua Olavo Bilac, entre Joana D’arc e Travessa Resistência. Outro grupo que realiza o mesmo tipo de serviço segue no bairro Vitória Régia, grande área da Nova República. É feita terraplenagem em diversas vias que compõem a linha de ônibus.


A SEMINF também atua em ruas asfaltadas que necessitam de reparos. O trabalho é feito através de manutenção asfáltica por meio da operação tapa-buracos. Os serviços beneficiam as avenidas Tapajós e Cuiabá e ainda a Travessa Barjonas de Miranda e Avenida Moaçara.

Marechal Rondon - Na Avenida Marechal Rondon segue o serviço de recapeamento executado pela Prefeitura de Santarém. A frente de trabalho que iniciou a obra pela Avenida Barão do Rio Branco, sentido Magalhães Barata, já chegou ao cruzamento com a Travessa Sete de Setembro. O recapeamento da Marechal Rondon é executado pela Empresa SANENG e é mais um projeto que se torna realidade através da parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo Federal.


Divicom|PMS

Reinicia a entrega de merenda em escolas municipais


Na próxima quarta-feira (1º de agosto), começam as aulas do segundo semestre letivo nas escolas e nas Unidades de Educação Infantil da rede municipal de ensino. “Os gestores e toda a equipe pedagógica estão sendo motivados a organizarem uma recepção especial aos alunos que retornarão às atividades depois de um período de férias”, informou o titular da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), professor Luís Alípio Gomes.
Uma das ações prioritárias desta semana, e que antecedem o início das atividades escolares, é a entrega da merenda escolar – política de governo adotada desde 2005 - para todas as unidades de ensino. Desde ontem, 23/07, equipes da Divisão de Atendimento ao Educando (DAE) estão em diversas rotas de distribuição dos produtos que compõem a alimentação dos alunos. “Essa entrega demanda uma grande infraestrutura pois todas as escolas municipais que funcionam na região de várzea, rios, planalto e área urbana recebem merenda escolar”, explicou o Secretário Alípio Gomes.
Segundo a SEMED, nesta terça-feira, estão sendo distribuídos produtos da merenda nas escolas do Arapiuns, Tapajós, Maró, Lago Grande e Arapixuna (região de Rios); em comunidades da Santarém-Curuá-Una e da Santarém-Jabuti (Planalto) e em algumas escolas da zona urbana, como por exemplo, na Frei Fabiano, educandário municipal localizado no bairro Caranazal. Entre os ítens dos cardápios constam: achocolatado com biscoito, suco de frutas com biscoito, macarronada, baião de dois com charque, sopa, mingau, risoto de frango, vatapá, e outros.
A rede municipal de ensino envolve 473 unidades escolares, sendo: 155 escolas no planalto, 228 escolas nos rios, 54 escolas e 16 UMEIs (Unidades Municipais de Educação Infantil) na zona urbana, envolvendo mais de 62 mil alunos.
 É importante ressaltar que há especificidades quanto às escolas da Várzea, onde funcionam 44 escolas e o calendário letivo é flexivo. Por conta disso, algumas escolas começam as aulas somente no dia 6 de agosto.


Divicom|PMS

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Escolas do campo têm o mesmo padrão de escolas da cidade


A entrega de novos prédios públicos de ensino municipal foi motivo de festa para alunos e moradores de comunidades santarenas. Só esta semana, pelo menos três escolas construídas pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED)/Prefeitura de Santarém, foram inauguradas.
A primeira solenidade inaugural foi realizada na quarta-feira (18), com a entrega da escola Agostinho Ferreira Costa, na comunidade São Sebastião. A diretora Arleane Maria de Sousa falou da luta dos comunitários por um espaço adequado para os alunos. “Nossa luta é antiga, mas nesse governo, a educação foi valorizada e só temos a agradecer”.
Já na quinta-feira (19), pela manhã, a comitiva da SEMED entregou as obras concluídas da escola municipal Bom Futuro, na comunidade Bom Futuro. No pronunciamento do titular da Secretaria Municipal de Educação, Luís Alípio Gomes, foi destacada a importância da qualidade no ensino. “As escolas do campo têm o mesmo padrão das escolas urbanas, e o espaço educacional é apenas o primeiro degrau de uma escada que levará os meninos e meninas de Santarém ao sucesso”, enfatizou.
Ontem à tarde, foi inaugurada na comunidade Porto Alegre, a escola São Sebastião, que conta com uma sala de aula, secretaria, cozinha, refeitório, banheiros masculino e feminino. O novo prédio atenderá 22 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Na programação desta comunidade, a aluna Natália Ribeiro, de 6 anos, relatou como é o dia a dia dela na escola. “A escola é muita bonita, fica de frente para o rio. Respiramos ar puro. A nossa merenda é a melhor que tem, e os professores são ótimos”, afirmou.
A solenidade encerrou com apresentação de carimbó.


Divicom-PMS

Torneio de Pesca

Aconteceu no último domingo (22), a primeira etapa do Torneio de Pesca de Férias de Santarém, no Terminal Fluvial Turístico, na orla da cidade. O evento é promovido pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Turismo (SEMTUR).
A competição iniciou às 17hs e encerrou às 22hs.
O torneio fez parte das atividades anuais da SEMTUR e tem por objetivo proporcionar momentos de lazer e diversão à população santarena, além de estimular a prática da pesca na balsa do Terminal Fluvial Turístico.
A 2ª e última etapa do evento acontecerá no dia 29 de julho, no TFT, com a entrega de premiação (troféus) aos três primeiros colocados.
Inscrições e mais informações: Reinaldo Almeida (Coordenador do TFT e Responsável pelo Torneio) - 9124-6644.

Divicom-PMS

Universitários vítimas de acidente no Paraná já estão na cidade


Chegou a Santarém na madrugada de sexta-feira (20), o segundo grupo de universitários (Hilário Cleberson dos Santos, Edwilson Assunção Nascimento, Dayana Assunção Nascimento, Dayane Assunção Nascimento, Rafael Araújo Oliveira, Suelen Nayara Barbosa Queiroz) que estava em Curitiba/PR desde a última segunda-feira após um acidente ocorrido com o ônibus que os levava para participar do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

Na tarde de ontem, o primeiro grupo integrado por Camila Aquino Aguiar, Jackeline Cardoso da Luz e Michael Lopes Tenório chegou à cidade. E hoje à tarde, a última universitária (Adriana Gomes da Silva) chegará a Santarém.

O retorno dos estudantes foi providenciado pela Prefeitura, que através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMTRAS), também colocou à disposição dos mesmos, se precisarem, psicólogos.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Retificação

No último texto sobre o relatório final divulgado pela SEMSA sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite realizada no período de 16 de junho a 13 de julho em Santarém, dissemos que a cobertura vacinal foi de 83%, e na verdade, foi de 97,45% da meta estipulada pela Prefeitura. Também falamos que 29.506 menores de cinco anos de idade (de um total de 31.795 crianças determinadas pelo Ministério da Saúde) tomaram as gotinhas da vacina, e na realidade, foram 29.510 crianças.

Retorno


Já estão em Santarém três universitários (Camila Aquino Aguiar, Jackeline Cardoso da Luz e Michael Lopes Tenório) que sofreram acidente no Paraná, no início desta semana, quando viajavam de ônibus para participar em Curitiba, do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Na madrugada desta sexta-feira (20), outros seis estudantes (Hilário Cleberson dos Santos, Edwilson Assunção Nascimento, Dayana Assunção Nascimento, Dayane Assunção Nascimento, Rafael Araújo Oliveira, Suelen Nayara Barbosa Queiroz) chegarão à cidade. E a última do grupo (Adriana Gomes da Silva), virá no voo da empresa Gol de 15 horas. As 10 passagens aéreas foram providenciadas pela Prefeitura de Santarém.


Divicom|PMS

Manutenção de ruas facilita acessos aos bairros

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) intensifica os trabalhos de manutenção de vias em diversos bairros de Santarém. Atualmente os maquinários melhoram a trafegabilidade da Rua Uruará (Bairro Uruará) através de terraplenagem. Outras equipes estão na grande área do Santarénzinho onde desde o início da semana são realizadas melhorias na Avenida Olavo Bilac.
Também recebe manutenção a Rua Ipojucam e Rua Angelim. A SEMINF esteve ainda no bairro São José Operário onde a Rua Buenos Aires passou por terraplenagem.
As ruas já asfaltadas também recebem manutenção através da operação tapa-buracos. Nesta quinta-feira (19) a ação beneficiou as Avenidas: Borges Leal, Cuiabá e Moaçara. Os trabalhos são importantes para garantir mais comodidade e segurança aos usuários do trânsito e ainda manter boa qualidade de acesso a todos os bairros da cidade.


Divicom|PMS

Prefeitura e Vivo firmam parceria na prevenção de acidentes


Foi assinado na manhã de ontem (20) no gabinete da prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima, o Termo de Adesão ao Projeto de Incentivo à Prevenção de Acidentes. A parceria entre a empresa TELEFÔNICA/VIVO e a Prefeitura Municipal terá por metodologia, divulgar aos usuários de telefonia móvel VIVO de Santarém e da região Oeste do Pará, informações de utilidade pública sobre prevenção a acidentes, através de mensagens SMS: “Respeite a vida. Dirija com responsabilidade. Vítimas de trânsito estão entre os principais atendimentos do SUS. Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Saúde”.
Para Joaquim da Silva Souza, Gente Regional da empresa, a campanha será positiva. “Enviaremos duzentos mil SMS aleatoriamente aos clientes da VIVO com DDD 93. Entendemos que mensagens via celular são lidas pela maioria dos usuários. Dessa forma, esperamos que nosso objetivo será alcançado, que é o de que nosso cliente faça uma reflexão sobre o assunto”, declarou.
O Termo de Cooperação, sem ônus para o governo municipal, terá a vigência de um ano.
Além da Prefeita Maria do Carmo, participaram do ato de assinatura os Secretários Osmando Figueiredo (Transporte) e Socorro Pena (Governo), e Armando Gama, responsável pelo Marketing Trad da VIVO.


Divicom|PMS

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Ação

A Telefônica VIVO e a Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), assinarão nesta quinta-feira (19), um Termo de Cooperação Técnica visando uma campanha de prevenção a acidentes de trânsito. A metodologia será através de envio de SMS Social, com mensagens educativas e informativas aos usuários da referida Operadora de Telefonia Móvel sobre o tema da ação. A assinatura do Termo será às 10h no gabinete da Prefeita Maria do Carmo.


Divicom|PMS

Quatro bairros superam metas de vacinação em Santarém

A Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), divulgou relatório final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de cinco anos, realizada de 16 de junho a 13 de julho pela Prefeitura de Santarém. O levantamento foi concluído esta semana, mais precisamente no dia 16 de julho, e aponta que a cobertura vacinal nas zonas urbana e rural do município, alcançou 83% da meta estipulada pela Prefeitura.
Do total de 31.795 crianças na faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde, 29.506 tomaram as gotinhas da vacina. No início da campanha, a coordenação de Vigilância Epidemiológica estimava que pelo menos 95% do público alvo seria imunizado contra o vírus da Pólio em Santarém, mas de acordo com a DIVISA, a cobertura na área urbana foi alcançada e em alguns bairros até superou a meta. Segundo o relatório, por exemplo, o bairro Santarenzinho ultrapassou a expectativa. A intenção era imunizar 2.059 crianças e foram 2.079 doses aplicadas (100,97%). Nova República também superou os números: da pretensão de vacinar 1.687 crianças, 1.710 tomaram a dose da vacina (101,36%); no bairro Diamantino, a SEMSA pretendia aplicar 1.034 doses, e foram aplicadas 1.064 (102,90%). No Maracanã a meta era de 1.153 doses e foram vacinadas 1.188 crianças (103.04%).
A dificuldade foi registrada nas áreas de rios e planalto, porém a falta foi baixa. Nas comunidades ribeirinhas a meta era imunizar 1.817 crianças. Desse total, 1.432 estão protegidas; na região de planalto a ideia era vacinar 1.868 crianças e foram alcançadas 1.604 vacinações.
A SEMSA já planeja a campanha de multivacinação que será desenvolvida em agosto. A ação será desenvolvida no período de 11 a 27, de acordo com determinações do Ministério da Saúde.


Divicom|PMS

Prefeitura providencia retorno de santarenos vítimas de acidente no Paraná

Confirmada para as 15 horas de amanhã (19), no aeroporto Maestro Wilson Fonseca, a chegada a Santarém do primeiro grupo de universitários que sofreu acidente na última segunda-feira (16) no Km 155 da rodovia PR-090, no estado do Paraná. O outro grupo chegará somente na madrugada de sexta-feira (20).
Dos 12 santarenos que integravam a comitiva de paraenses que ia participar em Curitiba do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, dez já estão liberados para viajar. “São os que tiveram pequenas escoriações. Infelizmente, a professora Lina e sua filha Carol estão internadas em hospitais do Paraná e seus estados de saúde ainda inspiram cuidados. Para os dez universitários já liberados, a Prefeitura providenciou as passagens aéreas, mas não conseguimos colocá-los na mesma aeronave. O que importa, é que estamos assegurando o retorno deles para suas famílias, embora em grupos separados, por sermos um governo solidário e fraterno”, declarou a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima, que acrescentou ainda, seu sentimento de pesar pelas vítimas fatais do acidente.
Farão parte do primeiro grupo que chegará amanhã à tarde a Santarém: Camila Aquino Aguiar, Jackeline Cardoso da Luz e Michael Lopes Tenório. E no segundo grupo que chegará às 3 horas da madrugada de sexta-feira: Hilário Cleberson dos Santos, Edwilson Assunção Nascimento, Dayana Assunção Nascimento, Dayane Assunção Nascimento, Rafael Araújo Oliveira, Suelen Nayara Barbosa Queiroz e Adriana Gomes da Silva.
A Companhia aérea que transportará os universitários santarenos será a Gol.


Divicom|PMS

terça-feira, 17 de julho de 2012

Turismo

Está confirmada para o período de 19 a 21 de julho em Santarém, a II Reunião Regional da ANSEDITUR/Norte – Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores. Parte dos participantes chegará à cidade na tarde desta quinta-feira, 19 de julho, com recepção organizada pela Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR). Efetivamente, o encontro iniciará às 9hs de sexta-feira (20/07), Belo Alter Hotel em Alter do Chão, com a discussão da seguinte pauta: Fortalecimento Regional, Consolidação de Políticas Públicas Integradas e Material Promocional Integrado.
Mais informações: Eder Pantoja dos Santos (Secretário Municipal de Turismo de Santarém) – 9154-7841.


Divicom|PMS

Secretaria de Saúde atua no planalto santareno

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a Prefeitura de Santarém disponibilizará no sábado (21), na comunidade de Cícero Mendes, região do alto rio Curuá-Una, uma equipe de profissionais para prestar atendimentos na área de saúde aos comunitários daquela região.
Os moradores serão beneficiados com consulta médica, consulta de enfermagem, atendimentos de odontologia, vacinação, aferição de Pressão Arterial, teste de glicemia, educação em saúde e exame de PCCU.
As atividades serão coordenadas pela Divisão de Unidades de Atendimento (DUA), por meio da Assessoria de Planalto. A equipe, formada por 16 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e odontólogos, permanecerá na comunidade no horário de 8hs às 14hs.
O objetivo da ação será facilitar o acesso dos moradores do planalto aos serviços do SUS de maneira mais rápida, sem ter que se deslocar à área urbana do município.

Saúde no Aritapera - Começou nesta terça-feira (17), o atendimento a moradores de comunidades da região ribeirinha de Aritapera, em Santarém, pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). São 20 profissionais de odontologia e enfermagem que a bordo da Unidade Saúde da Família Fluvial Abaré II, percorrerão 20 comunidades em quatro dias. Estão sendo realizadas consultas de enfermagem, atendimentos odontológicos com serviços de limpeza, restauração e extração de dentes, exame de PCCU, teste de Glicemia e verificação de Pressão Arterial, além de vacinação e visitas domiciliares.
O objetivo da ação é saber como está a saúde dos moradores da área, atualizar a cobertura vacinal e promover garantia de qualidade de vida.



Divicom|PMS

Limpeza na Avenida Cuiabá é intensificada


A Avenida Cuiabá, uma das mais importantes vias de Santarém, passa por limpeza. O trabalho é executado pela empresa Clean, prestadora de serviços de limpeza pública para a Prefeitura de Santarém. A ação iniciou próximo ao Viaduto e avança sentido Docas. É feita capina das laterais, recolhimento de pequenos resíduos e varrição.
Serviços de limpeza são executados diariamente e beneficiam diversas ruas e bairros de Santarém todos os meses. Na semana passada, por exemplo, foram concluídos os trabalhos na Avenida Fernando Guilhon.
A Clean e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) ressaltam o papel da população em auxiliar este serviço. Todo cidadão deve zelar pela sua rua, não jogando resíduos em locais impróprios e tendo atenção no horário de passagem do carro de coleta de lixo.


Divicom|PMS

Governo inaugura novas escolas municipais

Amanhã (18) e na quinta-feira (19), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (SEMED), fará a entrega de novas escolas municipais. A primeira será a escola municipal Agostinho Fonseca Costa, anexa à escola Maria Rosário Barbosa, no Irurama, às 15hs desta quarta-feira, que atenderá 43 alunos da educação infantil, do 1º ao 4º ano e da 5ª série. O prédio construído pela Prefeitura conta com duas salas de aula, secretaria, cozinha, refeitório e banheiros masculino e feminino e rampa de acessibilidade.
Na quinta-feira, às 10hs, dois outros educandários serão entregues: um será a escola municipal Bom Futuro, na comunidade Bom Futuro, anexa à escola Jayme Barcessat, na comunidade Hidrelétrica, que atenderá 43 alunos da educação infantil, e do 1º ao 5º ano. O outro será inaugurado às 15hs, na comunidade Porto Alegre. A escola municipal São Sebastião conta com uma sala de aula, secretaria, cozinha, refeitório e banheiros masculino e feminino. Serão 22 alunos atendidos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.



Divicom|PMS

Avança recapeamento da Avenida Marechal Rondon


Nesta semana, apesar das chuvas, avançam os trabalhos de recapeamento da Avenida Marechal Rondon. O trabalho é executado pela SANENG, empresa que ganhou a licitação pública para realizar a obra. No total serão recuperados 1.835 metros de via, entre a as avenidas Magalhães Barata e Curuá-Una.
Os trabalhos iniciaram pelo trecho entre as avenidas Barão do Rio Branco e Magalhães Barata por ser o mais danificado atualmente. A obra é resultado da parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo Federal, através do Ministério das Cidades. O convênio está orçado em aproximadamente 1 milhão e 50 mil reais.
Outra importante avenida recuperada pela Prefeitura através de recapeamento é a Mendonça Furtado. Atualmente os canteiros centrais da via recebem serviços de jardinagem com colocação de plantas e gramado. Também segue a instalação da nova iluminação e da sinalização tátil para auxiliar deficientes visuais.



Divicom|PMS

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ribeirinhos recebem serviços de saúde

O barco hospital da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) seguiu na madrugada desta segunda-feira (16) para uma viagem que vai durar cinco dias na região de Aritapera, em Santarém. Os beneficiários com os serviços em saúde pública serão as famílias ribeirinhas dessa região.
Os atendimentos serão prestados na Unidade de Saúde da Família Fluvial Abaré II, através de: consultas de enfermagem, atendimentos odontológicos, exame de PCCU, teste de Glicemia, verificação de Pressão Arterial, vacinação e visitas domiciliares.
A equipe é composta por 15 profissionais, entre eles, enfermeiros e odontólogos.


Divicom|PMS

Obras da Prefeitura são esclarecidas em reunião

Equipes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Coordenadoria do Orçamento Participativo (COP) têm realizado reuniões em alguns bairros e comunidades para apresentar detalhes e esclarecimentos sobre as obras que a Prefeitura de Santarém está executando na cidade.
Na semana passada, por exemplo, as equipes do governo municipal dialogaram com moradores do bairro do Urumari. No encontro, foram apresentadas informações às lideranças sobre a construção da nova escola municipal que vai atender os alunos da grande área do Urumari.
A reunião contou com a participação de Rivelino Lacerda, Irajá Silva, Carlos Eduardo Pedroso, Hiroshi e Naide Iraci Silva (da Secretaria de Educação) e Wandicléia Lopes, Selma Nascimento, Mariá Barroso e Cerezo Santos (da Coordenadoria do Orçamento Participativo), além de aproximadamente 50 lideranças do bairro.
As próximas reuniões já estão planejadas e ocorrerão às 19h30, conforme calendário abaixo:
- Bairro São José Operário, no dia 17 de julho;
- Bairro Interventoria, no dia 24 de julho;
- Bairro Santo André , no dia 31 de julho;
- Bairro Liberdade, no dia 07 de agosto.



Divicom|PMS

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Obras do Terminal Hidroviário estão em andamento

O governo municipal avança na construção do Terminal Hidroviário de Santarém. A estrutura está sendo erguida no bairro Prainha, próximo à área da antiga fábrica Tecejuta, onde a obra está bastante avançada. Atualmente os trabalhos se concentram na estrutura naval do Porto, que será composta por flutuantes (balsas) onde os barcos ficarão ancorados. Há flutuantes intermediários e o flutuante principal onde ocorrerá o embarque e desembarque de passageiros. Este flutuante mede 40 metros de comprimento por 20 metros de largura.
O flutuante terá rampas articuladas que permitirá que a estrutura tenha uma amplitude de oito metros, ou seja, acompanhará o nível do rio evitando problemas de atracação com a cheia ou seca do rio. O novo Terminal Hidroviário deverá ser referência para embarcações que fazem viagens intermunicipais e que atualmente não dispõem de um local adequado para embarque e desembarque de cargas e passageiros.
As fundações da obra já estão prontas. A parte de construção civil do projeto está mais de 95 % concluída. Falta apenas realizar acabamentos no prédio onde irá funcionar a administração do Porto, lanchonete e dois banheiros para usuários. As vias de acesso dentro do Terminal já foram pavimentadas e o cais de arrimo em concreto armado também já está pronto, assim como a rampa para a o embarque e desembarque de cargas.
O terminal é mais um projeto que se torna realidade através da parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo Federal, através do Ministério dos Transportes. A obra será concluída ainda este ano com previsão para ser inaugurada no mês de setembro.

Manutenção de vias - A SEMINF segue com os trabalhos de manutenção de vias nos bairro Santarenzinho e Ipanema. No Santarezinho os maquinários continuam na Rua Bom Jardim e a equipe de asfalto realiza operação tapa-buracos na Avenida Tomé de Sousa. Já no Ipanema os trabalhos se concentram nas ruas que compõem a linha de ônibus: Rua Bom Sossego, Rua Asa Branca e Rua João Batista. Além da manutenção de vias, seguem também os trabalhos de limpeza na Avenida Fernando Guilhon e na Avenida Barão do Rio Branco.


Divicom|PMS

Coletiva

Mantida para hoje (13), a entrevista coletiva em que a Prefeita Maria do Carmo concederá à imprensa sobre a decisão do TRE em relação à Ação interposta pelo partido DEM no ano de 2008, mas que foi julgada somente hoje. A entrevista será às 9h no prédio da Prefeitura. Maria do Carmo chegou esta tarde a Santarém.


Divicom|PMS

Reunião

Hoje (12), o Secretário Municipal de Educação e Desporto, Luís Alípio Gomes, reuniu com representantes da comunidade de Soledade, localizada no planalto santareno. Na pauta, o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal 13 de Maio, além das responsabilidades do Conselho Municipal de Educação. Durante o encontro, os comunitários explicaram o papel da comunidade na gestão escolar e destacaram quais são as principais ações necessárias para serem desenvolvidas na escola.


Divicom|PMS

Profissionais da SEMSA atuam no Jacamim


Moradores da região do planalto santareno foram beneficiados no sábado (07), com ações integradas de saúde. A iniciativa foi da SEMSA, com os seguintes serviços: consulta de enfermagem, consulta médica, atendimentos odontológicos e educação em saúde bucal, exame do PCCU, emissão do Cartão SUS, vacinação, teste de Glicemia e aferição de Pressão Arterial.
Os atendimentos foram prestados aos comunitários de Jacamim, localizada à rodovia Santarém-Curuá-Una, e Garrafão, próximo a Mojuí dos Campos.
Na comunidade de Jacamim, os atendimentos foram realizados na Unidade de Saúde da Família e na escola municipal que atende a área. 22 servidores da Secretaria Municipal de Saúde prestaram os serviços que também beneficiaram moradores de Santos da Boa Fé, Perema e Tipizal. A ação, Coordenada pela Enfermeira Valdilene Lobo, começou bem cedo e foi até início da tarde. Segundo ela, esse trabalho atende as necessidades da população que pode ter mais próximo de onde mora, assistência profissional com garantia do SUS.
Na comunidade de Garrafão, 12 servidores da SEMSA prestaram os serviços na escola da área.


Divicom|PMS

Colônia de Férias encerra amanhã

A sétima edição da Colônia de Férias 2012 promovida pela Prefeitura de Santarém, encerra nesta sexta-feira (13), após duas semanas de atividades. O Projeto é coordenado pela Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED).
“Santarém: Eu Amo Cuido e Preservo” é o tema do evento deste ano que proporciona aos alunos das escolas públicas municipais, momentos de lazer e integração através de atividades diversificadas que serão encerradas amanhã, a partir de 8h, nos locais onde a Colônia de Férias foi realizada, sendo:
- Escola Irmã Leodgard (bairro Uruará), com gincana e Mostra de resultados;
- Escola Maria Amália (bairro Mapiri), com caminhada, encerramento da gincana e arrasta pé;
- Escola Maria de Lourdes (bairro São José Operário), com gincana e apresentações culturais;
- Escola Brigadeiro Eduardo Gomes (bairro Esperança), com encerramento da gincana;
- Escola Ubaldo Correa (bairro Santarenzinho), com café cultural, poesia, música e gincana.
- Escola Francisco de Assis (bairro Nova República), com gincana e Mostra de resultados da Colônia.


Divicom|PMS

Saúde em Alter do Chão será reforçada durante Borari

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a Prefeitura de Santarém reforçará o atendimento em Saúde na vila balneária de Alter do Chão neste final de semana, durante os dias do Festival Borari. De acordo com a Coordenadora da Divisão de Unidades de Atendimento (DUA), enfermeira Alba Leal, a equipe será integrada por um número maior de profissionais a partir desta sexta-feira (13), até domingo (15). O atendimento será feito por 01 médico, 02 enfermeiros, 02 técnicos de enfermagem, ambulância 24 horas do dia e em regime de plantão. Em caso de ocorrência grave, o SAMU 192 também estará de prontidão para atender no socorro e remoção de pacientes da vila balneária para o Pronto Socorro Municipal em Santarém.
No domingo, último dia do Festival Borari, além da equipe de plantão, uma equipe extra, com carro de apoio, percorrerá os locais onde houver maior número de pessoas na vila.
A Coordenadora da DUA esclarece que a preocupação da SEMSA em reforçar a presença das equipes de saúde em Alter do Chão, em períodos de eventos, é devido ao aumento de pessoas e a distância da vila para a cidade, com as eventuais ocorrências. “Sempre que são realizados eventos, temos a preocupação de reforçar o atendimento principalmente com médico, visando que, no surgimento de qualquer necessidade, os procedimentos adequados possam ser feitos lá mesmo na vila. Nossa equipe está capacitada e preparada para atender na Unidade 24 horas de Alter do Chão, qualquer tipo de emergência que possa ocorrer”, afirma a enfermeira Alba Leal.


Divicom|PMS

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Advogados esclarecem sobre decisão do TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará – TRE, na manhã desta quinta-feira, 12 de julho, julgou procedente o Recurso proposto pelo DEM em 2008, contra Expedição de Diploma da Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima e de seu Vice, Jose Antônio Alves Rocha, contudo, deixou expresso que, enquanto o Tribunal Superior Eleitoral – TSE não decidir sobre o recurso interposto, a Prefeita exercerá o mandato em toda a sua plenitude, conforme determina o Código Eleitoral.
O recurso do DEM foi proposto logo após Maria do Carmo ter sido Diplomada como Prefeita de Santarém e se baseava em quatro acusações concretizadas em processos judiciais contidas no recurso. Das acusações, apenas duas foram reconhecidas pelo TRE: distribuição de lotes aos moradores de Santarém e propaganda antecipada.
Assim que a decisão de hoje for publicada, os advogados da Prefeita recorrerão ao TSE, enquanto isso ela permanecerá no cargo. “Acreditamos que em instância superior essa decisão será reformada. Primeiro, porque o Recurso contra o Diploma foi baseado em processos judiciais já anulados pelo próprio TRE. Segundo, porque não acreditamos nas irregularidades apontadas. Sobre as propagandas antecipadas já houve pagamento de multas e não se tratava de ‘doação de lotes’, mas de execução de um programa de governo de regularização fundiária aos moradores da cidade, através do Programa Morar Bem em Santarém”, esclareceu Isaac Lisboa, Procurador Jurídico da Prefeitura.
Walmir Brelaz, advogado da Prefeita, complementa. “Trata-se de mais uma tentativa do DEM de retirar o mandato da Prefeita Maria do Carmo, que foi democraticamente eleita pelo povo com mais de 77 mil votos. Na primeira tentativa, o Supremo Tribunal Federal reconheceu esse direito. Neste processo, estamos crentes que o TSE vai reformar a decisão de hoje”, enfatizou.
A Prefeita Maria do Carmo chegará hoje à noite a Santarém e amanhã (13), às 9h, concederá coletiva à imprensa sobre o assunto em seu gabinete.


Divicom|PMS

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Juiz de Direito assume Prefeitura de Santarém


Em função de viagem à capital do Pará para cumprir agenda institucional no que concerne ao acompanhamento de processos de interesse da cidade junto ao Tribunal de Contas dos Municípios e do Estado, a gestora de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima, transferiu a chefia do Poder Executivo ao Juiz de Direito da 83ª zona eleitoral desta Comarca, Cosme Ferreira Neto.
Esta manhã (11), o Prefeito em Exercício reuniu no Palácio Jarbas Passarinho com o Secretário Municipal de Finanças, Raimundo Edmilson Filho e com o Procurador Jurídico do governo, Isaac Lisboa.
A Prefeita Maria do Carmo viajou na terça-feira (10) e retorna amanhã à tarde, 12 de julho.


Divicom|PMS

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Seminf trabalha em ruas do Santarenzinho

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) iniciou a semana com trabalhos de melhoria na trafegabilidade, através de terraplenagem, da Rua Bom Jardim, bairro Santarenzinho. Além dos maquinários, há outra frente de trabalho no bairro atuando na manutenção asfáltica da Rua Tomé de Sousa. Outra via que onde a limpeza é executada é a Avenida Fernando Guilhon, principal acesso aos bairros daquela grande área
Os trabalhos de manutenção de ruas são importantes, principalmente no bairro Santarenzinho, que é uma das áreas mais populosas de Santarém. A SEMINF ainda atua no bairro Ipanema, onde as vias que compõem o trajeto da linha de ônibus são recuperadas através de terraplenagem. A Secretaria executa também tapa-buracos na Travessa Turiano Meira (bairro Interventoria) e limpeza das canaletas da Avenida Barão do Rio Branco (bairro Santa Clara).


Divicom|PMS

Campanha contra poliomielite é estendida até sexta-feira

Foi prorrogado até a próxima sexta-feira (13), o período de vacinação para crianças menores de cinco anos de idade contra a Poliomielite. A Campanha estava prevista para encerrar na última sexta-feira, 06 de julho, mas devido a meta não ter sido alcançada, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica resolveu estender o prazo por mais uma semana com o objetivo de atrair mais pessoas aos postos para imunizar os filhos.
De acordo com os dados parciais da Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), cerca de 22.800 crianças foram vacinadas na área urbana do município. Além da cidade, a vacinação é realizada nas comunidades do planalto e rios. Ainda é esperada para esta semana a chegada das equipes que viajaram para aplicação da vacina nas regiões do Lago Grande, Tapajós e Arapiuns.
A Campanha iniciou no dia 16 de junho e a meta em Santarém é imunizar 31.795 crianças na faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde. O secretário de Saúde de Santarém, Emmanuel Silva, orienta que os pais e responsáveis precisam ficar atentos para não perder mais essa oportunidade. “Todas as crianças menores de 5 anos devem tomar as duas gotinhas contra a paralisia infantil. A vacina é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde no horário de sete e meia da manhã às quatro horas da tarde. É preciso que os pais ou responsáveis apresentem ao profissional de saúde a carteirinha da vacinação da criança. Nossa orientação é para a obediência do prazo”, externou o titular da SEMSA.

Sobre a doença - A paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo Poliovírus, que entra pela boca. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão.

Contato para entrevista: Edna Gadelha (Coordenadora de Vigilância Epdemiológica da DIVISA) - 9175-9137.


Divicom|PMS

Novo Secretário de Transporte é empossado pela Prefeita


Assumiu na manhã desta segunda-feira (09), o novo titular da Secretaria Municipal de Transporte (SMT) da Prefeitura de Santarém, José Osmando Figueiredo. O ato de posse foi realizado no Palácio Jarbas Passarinho na presença de servidores e secretários municipais, lideranças do PDT - partido ao qual Osmando é filiado – e membros da imprensa.
Ao iniciar a cerimônia, a Prefeita Maria do Carmo agradeceu a dedicação do ex-secretário de Transporte, Sandro Lopes, que nos últimos anos geriu com muita responsabilidade a pasta municipal. Também estendeu os agradecimentos a Manoel Pantoja, Chefe de Fiscalização da SMT, por ter respondido interinamente pela função na semana passada. Resgatou políticas implementadas pelo governo na área de trânsito, como o congelamento da meia-passagem, a ampliação da rota, a Domingueira, os abrigos de passageiros, a legalização do serviço de mototáxi, entre outras, ressaltando ao novo Secretário a importância de continuidade dos trabalhos.
“Muitas são as conquistas, mas os desafios a serem superados ainda são grandes. Estamos na fase final deste mandato e queremos que nosso governo termine bem, pois o que tem que ser priorizado é não é o nosso projeto político, mas o projeto de Santarém”, enfatizou a gestora municipal, Maria do Carmo.
Antes de receber seu Decreto de Nomeação, Osmando Figueiredo entregou à Prefeita, cópias de certidões de contas aprovados durante o período em que atuou como secretário do poder executivo municipal e como vereador. Disse que assumir cargo público não o envaidece e que a SMT não será um desafio.
“Para mim é uma honra compor mais uma vez esta equipe, este time. Obrigado pela oportunidade, Prefeita. Tenha a certeza de que o trabalho na SMT será no mínimo, o continuísmo do que vinha sendo desenvolvido por Sandro, mas minha pretensão será, se possível, inovar”, afirmou.


Divicom|PMS

Realizado o II Fórum Comunitário UNICEF

O fechamento de uma série de programações realizadas desde 2009, no processo de busca do Selo Município Aprovado, foi realizado sexta-feira (06), no II Fórum Comunitário Pró-Selo Unicef.
Participaram do encontro, os secretários municipais da Prefeitura, Luís Alípio Gomes (Educação), Emmanuel Silva (Saúde) e Edmilson Santos (Assistência Social), representantes do Conselho Tutelar, Pastoral do Menor, APAE, Projeto Rádio pela Educação, A Mão Cooperadora, além de crianças e adolescentes.
 “Foi um momento de avaliarmos os passos dados ao longo desses últimos anos na promoção da melhoria da qualidade de vida de criança e adolescente no município de Santarém”, destacou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), Lília Tícia.
Na abertura oficial do evento, o adolescente Gabriel Augusto, da Pastoral do Menor, deixou sua mensagem dizendo: “Ninguém chega a ser adulto próspero sem uma boa educação e uma boa saúde na infância”.
Durante a programação, foi apresentado o Plano de Ação de Santarém, além de exposições sobre Esporte e Cidadania, Cultura e Identidade-Comunicação para Igualdade Etnicorracial. Ao final do encontro, os participantes responderam formulários avaliativos sobre cada tema.
Para o mobilizador da UNICEF, Cláudio Mendes, isso representa o compromisso social que cada instituição deve ter para com as crianças e adolescentes. Ele ainda destacou que a experiência de Santarém é muito positiva e que até novembro deste ano, serão divulgados os nomes dos municípios que conquistaram o Selo Unicef Município Aprovado.


Divicom|PMS

Alunos da ECONSOL participam de Feira da Produção


O Projeto Escola de Economia Solidária – ECONSOL, implementado pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES, está representado na Feira de Produção Familiar da Amazônia – FEPAM 2012. O evento foi aberto na noite de quinta-feira (05) na Praça São Sebastião através de uma solenidade que reuniu lideranças de vários segmentos e autoridades municipais, entre elas, a Prefeita Maria do Carmo.
Cerca de 10 (dez) empreendedores, ex-alunos da ECONSOL, fizeram exposição e comercialização de diversos produtos artesanais - confeccionados a partir das orientações que receberam durante a realização de cursos - como: sacolas retornáveis, sacolas customizadas, redes e entre outros produtos. Além dessa opção de conhecer e adquirir os produtos, o público visitante da FEPAM terá a opção de participar de uma palestra sobre Economia Solidária que será ministrada pela professora Risonete Siqueira da Cruz, amanhã, 7 de julho, às 15h00, em uma das tendas expostas no local.

A Feira da Produção Familiar do Baixo Amazonas – FEPAM é de iniciativa do Centro de Estudos e Formação dos Trabalhadores do Baixo Amazonas (CEFT-BAM) em parceria com o governo municipal. Tem por objetivo principal possibilitar a venda de produtos provenientes da agricultura familiar de forma mais dinâmica.

Este ano, produtores de 13 municípios da região participam do evento que encerrará no domingo, 8 de julho.